Não é propriamente a descoberta da roda, mas é engraçado que um jornal tão conceituado tenha publicado um artigo a este respeito: quando em dúvida, os pais procuram referências na Google sobre o nome pretendido; se só aparecerem strippers, equacionam mudar...
Tânia & Vânia
- Nomes dos anos 80 -
Tânia ("louvável") e Vânia, ("o senhor é gracioso") são nomes que podemos associar aos anos 80, sem grandes hesitações. Baseando-me nos dados do SPIE, Tânia e Vânia tiveram o seu auge em 1978: Tânia com 760 registos e Vânia com 856 registos. Na lista de nomes populares de 1980, ambos perderam força e alternaram posições: Tânia surge em 19.º (437 registos) e Vânia em 37.º (216 registos). Assim à primeira vista, talvez nem sejam números tão expressivos quanto isso, mas se pensarmos que os nomes se mantiveram mais ou menos estáveis até aos anos 90, percebemos porque é que, no geral, achamos que eles eram muuuiito populares.
De acordo com os dados oficiais a que o Nomes e mais Nomes teve acesso, nos finais dos anos 80 e inícios dos anos 90, Tânia era muitíssimo popular entre as meninas portuguesas e em 1990 e 1991 ocupava a 7.ª posição do ranking, chegando aos 1600 registos anuais!
Tânia e Vânia reinam nos nomes terminados em -ania; também conhecia uma Dânia que deverá ter nascido por volta de 1985, e ela era a única que conhecia até que alguém da TV apareceu com uma namorada com esse nome e que, hoje em dia, é a conhecida atriz portuguesa Dânia Neto, nascida em 1983. Também conheço uma pequenita de 5 anos chamada Dânia.
O que mais me surpreende na popularidade de Tânia é o facto de ser, inicialmente, um diminutivo de Tatiana. Vânia poderá também derivar de um diminutivo: Vanya, diminutivo de Ivan, ou seja, João. Vânia é João? Fantástico! Também há quem aponte Vânia como derivação de Vanja que é a versão escandinava de Vanya, mas nesse caso é unissexo. Mesmo assim, Vânia não deixa de ser João.
Pondo de lado a questão da temporalidade, são dois nomes bonitos, com uma primeira letra forte, com uma pitada de agressividade mas, ao mesmo tempo, muito melodiosos.
O que mais me surpreende na popularidade de Tânia é o facto de ser, inicialmente, um diminutivo de Tatiana. Vânia poderá também derivar de um diminutivo: Vanya, diminutivo de Ivan, ou seja, João. Vânia é João? Fantástico! Também há quem aponte Vânia como derivação de Vanja que é a versão escandinava de Vanya, mas nesse caso é unissexo. Mesmo assim, Vânia não deixa de ser João.
Pondo de lado a questão da temporalidade, são dois nomes bonitos, com uma primeira letra forte, com uma pitada de agressividade mas, ao mesmo tempo, muito melodiosos.
- Grau de usabilidade nos dias de hoje: 12 em 20, porque estou rodeada de Vânias e Tânias, mas os nomes, por si, valem mais do que isso.
Etiquetas:
best of dos nomes dos anos 80
,
blog dos nomes portugueses
,
nomes dos anos 80: best of
,
Tânia
,
Tânia vs Vânia
,
Vânia
Maria e José são os nomes mais comuns no Brasil
29.11.11
Vários órgãos de comunicação social brasileiros estão a divulgar uma lista com os 50 nomes mais comuns no Brasil e estes são os resultados:
Femininos:
- Maria
- Ana
- Francisca
- Antônia
- Márcia
- Adriana
- Sandra
- Josefa
- Patrícia
- Vera
- Terezinha
- Sônia
- Rita
- Luciana
- Rosa
- Raimunda
Masculinos:
- José
- Antônio
- João
- Francisco
- Luiz
- Paulo
- Carlos
- Manoel
- Pedro
- Marcos
- Raimundo
- Sebastião
- Marcelo
- Jorge
- Geraldo
- Luís
- Fernando
- Fábio
- Roberto
- Márcio
- Edson
- André
- Sérgio
- Daniel
- Rodrigo
- Rafael
- Joaquim
- Ricardo
- Eduardo
- Alexandre
- Cláudio
- Benedito
- Leandro
- Mário
Saliente-se que as informações foram fornecidas por uma consultora de crédito, que hoje caiu nas bocas do mundo, baseando-se numa base de dados com aproximadamente 165 milhões de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Não sei até que ponto os dados são fiáveis...
Alírio
Lírio não é aprovado em Portugal mas, por aproximação, podemos optar por Alírio. Numa primeira pesquisa, encontrei quem o associe a Ilíria, "terra dos livres", nos Balcãs; através da pesquisa, cheguei a Alirium, o nome de um jardim virtual no Second Life. No entanto, parece ter origem no francês Allyre que, por sua vez, terá origem germânica.
Alírio soa-me bem, consigo imaginá-lo como segundo nome, provavelmente antecedido de um nome mais masculino. O pequenito poderia ser chamado de Ali, Lir, Lirio ou Iri.
Enquanto isso, no Fórum...
... está um pedido de sugestões muito interessante... Se tiverem ideias, não deixem de ajudar!
Nomes estranhos na Rádio Comercial
Não deixem de espreitar o Facebook da Rádio Comercial, que hoje decidiu que é o Dia dos Nomes Estranhos. Eu já me fartei de colocar Gosto! nos comentários! A maioria dos nomes, hoje em dia, é-me perfeitamente familiar, mas entende-se por que motivo são citados como "estranhos"!
Idalina
28.11.11
Há uns anos, quando ouvi pela primeira vez a música da Rihanna, Umbrella, corri até à minha irmã e disse-lhe: "Eu odeio esta música. Lembra-me disso daqui a um mês, quando eu não conseguir parar de cantar o éllá, éllá, éllá". Certinho, direitinho. O meu cérebro é daqueles normaizinhos, que absorvem todas as repetições constantes, por muito que isso me enlouqueça. Outro exemplo: eu não consigo ouvir a rádio RFM por causa do anúncio da Depuralina. E não é que agora eles resolveram anunciar um novo produto, Idealina? De Idealina a Idialina e Idalina é só um pulinho por isso não se espantem se daqui a uns tempos estes nomes surgirem nas minhas sugestões!! Embora não conste da lista, eu conheço pelo menos duas Idialinas...
Idalina é uma elaboração de Ida, (trabalhadora, feliz) tal como Idélia. Gosto de Ida, mas não consigo ultrapassar a questão da ida e volta; contudo, transporta-me facilmente para Aida, que me cativa a cada dia que passa. Aida é um nome antigo mas que tem aquilo que os pais procuram num nome moderno: curto e com muito ritmo. Para mim, já só tem de ultrapassar o diminutivo Aidinha, que me remete para as vizinhas da minha avó, sempre vestidas de negro.
Voltando a Idalina: agrada-me, porque me faz lembrar Evelina, um dos meus nomes preferidos, mas por outro lado não me excita, porque se Aida é a vizinha da avó, a Idalina podia ser a filha da vizinha da avó e continuo a achar que os nomes da geração das tias nunca são muito apelativos...
Em 2014, foi apenas registada uma bebé com o nome Idalina e uma menina com o nome Evelina.
Em 2014, foi apenas registada uma bebé com o nome Idalina e uma menina com o nome Evelina.
Duelo de nomes
- Francisco vs Frederico -
27.11.11
Francisco e Frederico. Dois nomes compridos, fortes, elegantes; Francisco, mais clássico e intemporal - não dá para adivinhar a idade de um Francisco! - e Frederico mais betinho, com um ar mais moderno. Imagino sempre um miúdo ou um jovem adulto. Diz-se que Frederico é um nome algo difícil de pronunciar, possivelmente porque, tal como no caso de Bernardo, que também tem dois R, de vez em quando o primeiro R fica esquecido... Pormenores, bem sei, e nem é coisa que me aborreça muito!
Em termos de popularidade, Francisco vence sem problema. De acordo com os dados do SPIE, no ano em que Frederico foi mais popular, em 1979, houve 163 registos. Nesse mesmo ano, foram registados 699 Franciscos. E não nos podemos esquecer da popularidade de Francisco como segundo nome. Atualmente, Francisco ocupa o 9.º lugar do ranking português, mantendo-se firme como segundo clássico da lista, só perdendo para João.
Etiquetas:
blog dos nomes portugueses
,
Duelo de nomes
,
Duelos masculinos
,
Francisco
,
Francisco vs Frederico
,
Frederico
Filhos dos famosos internacionais - Elise
25.11.11
O apresentador de televisão Piers Morgan foi pai de uma menina, cujo nome é Elise. O britânico já era pai de Spencer, Stanley e Albert.
Nomes compostos com Quar
Tal como comentei recentemente, Quar é um nome que me intriga muito. Não sei rigorosamente nada sobre ele, não estou certa da pronúncia (será Quár, como quarta, ou Quâr como quarteto?) e não é nada fácil de combinar porque há muitas palavras portuguesas começadas por "qua" e os conjuntos parecem isso mesmo: palavras. Ainda assim, aqui ficam as combinações que me pareceram mais felizes:
Etiquetas:
blog dos nomes portugueses
,
nomes compostos com Quar
,
Nomes compostos com...
,
Nomes que combinam com
,
Quar
Filhos dos famosos brasileiros - Bruna Luz
Ontem falavamos de Bruno e hoje temos a notícia que nasceu Bruna Luz, filha dos atores brasileiros Carolinie Figueiredo e Guga Coelho. O nome tinha sido divulgado há algum tempo e até já falamos disso aqui; seja como for, aqui está a explicação poética da escolha do nome:
"Eu queria colocar Luz e o Guga queria Bruna. Então a gente juntou e fez um nome só, que a gente acabou adorando. Porque Bruna é morena, escura. E luz é claro. Então ela fica nessa coisa meio yin/yang, meio claro/escuro. A gente achou que tem tudo a ver com a gente e com a bebê, com o que a gente quer que ela pense do mundo".
Bruno
24.11.11
Um dos nomes mais citados por vocês como "nome marcante dos anos 80" foi Bruno que, nesta lista dos nomes mais usados em 1980, aparece em 10.º lugar. No entanto, os dado oficiais do IRN mostram-nos que foi o 3.º nome mais registado do ano de 1980, perdendo apenas para João e Pedro! Se bem me recordo, as combinações mais frequentes eram Bruno Alexandre, Bruno Filipe e Bruno Miguel.
Ultimamente é um nome mediático, graças ao cantor internacional Bruno Mars; em Portugal, destaco ainda o Bruno Nogueira, um comediante muito popular e com grande exposição pública na televisão e, sobretudo, na rádio. Embora não consiga medir muito bem a popularidade atual de Bruno, acho que é um nome que se continua a ouvir com alguma frequência em bebés. Eu recomendá-lo-ia, mas nunca como nome composto.
Para finalizar, Bruno tem raízes germânicas e significa moreno ou castanho. Como alternativa, sugiro Juno ou Breno.
Hoje já é possível perceber que, apesar de ter perdido imensa popularidade, Bruno ainda é uma das escolhas dos portugueses. Anda longe dos dois mil registos anuais alcançados em 1996, mas em 2005 ainda estava no top 20. Em 2014 está na 46.ª posição, tendo sido alvo de 184 registos.
Hoje já é possível perceber que, apesar de ter perdido imensa popularidade, Bruno ainda é uma das escolhas dos portugueses. Anda longe dos dois mil registos anuais alcançados em 1996, mas em 2005 ainda estava no top 20. Em 2014 está na 46.ª posição, tendo sido alvo de 184 registos.
- Grau de Usabilidade: 13 em 20
Etiquetas:
best of dos nomes dos anos 80
,
blog dos nomes portugueses
,
Bruno
,
Nome do dia
,
nomes dos anos 80: best of
Isabela
23.11.11
O post de hoje é dedicado a uma mamã muito simpática que percorreu um longo caminho para escolher o nome da sua segunda menina; uma mamã que, depois de muito ponderar, entrou na maternidade com um nome escolhido e saiu de lá com outro. Uma mamã que, não me conhecendo de lado nenhum, me permitiu acompanhar de perto esta "odisseia" que, no final, resultou muito bem! Obrigada pela partilha C.!
Há uns tempos escrevi que não sugeria Violeta por causa da exposição mediática. Pois bem, o mesmo se passou com Isabela.
Isabela é um nome muito popular nos dias que correm e eu achei que, inevitavelmente, Portugal ia acabar por seguir a tendência do Brasil e EUA. Não me parece que tenha acontecido. E garanto-vos que aprendi a lição: se adotamos rapidamente as tendências da moda, música, cinema, séries de TV, anúncios, programa de televisão, literatura, etc, no caso dos nomes, somos um mundo à parte. Não temam escolher um nome popular nos EUA ou na Inglaterra, porque cá, provavelmente, é e será irrelevante durante muito tempo.
Voltando a Isabela, que é uma variante latina de Elizabeth: dificilmente encontrarão outro nome com uma sonoridade tão contemporânea mas, mesmo assim, muito delicada. Por outro lado, alguns pais poderão, inicialmente, ter de pronunciar devagarinho o nome, ou marcar muito o "A" final, para que a bebé não seja apenas Isabel.
Pessoalmente, agrada-me bastante. Há uns tempos, quando apontei os meus nomes preferidos começados por I, optei por Isabel, mas entretanto mudei de opinião. Tem tudo o que eu admiro num nome - a antiguidade misturada com a modernidade; é comprido e romântico; permite-me usar muitos diminutivos diferentes (Isa, Bela, Bel, Ela...), é reconhecido em todo o lado e, no meu país, é pouco popular. Imagino-o combinado com outro nome mais antigo, da mesma forma que o acho muito indicado para segundo nome.
No Brasil, é um nome muito popular; no habitual ranking do Baby Center, Isabella, com duplo L, ocupa a 3.ª posição (em 2009 era 5.º). Citado muitas vezes como "lindo nome italiano", não deixa de ser engraçado que não conste da lista dos 30 mais usados em Itália nem em 2008, nem em 2009. Nos EUA, é número 1. Na Inglaterra, 33.º. Na Escócia, ocupa a 51.ª posição, mas é o 14.º segundo nome mais usado.
Isabela é mesmo uma ótima opção!
Etiquetas:
blog dos nomes portugueses
,
Isabela
,
Nome do dia
,
nomes deluxe
,
Nomes do meio bonitos
,
Segundos nomes de eleição
Filhos dos famosos - Vicente
Já sabíamos o nome escolhido, mas é sempre divertido registar: nasceu Vicente, o filho do ator Ricardo Pereira.
No final do ano passado, tinha apontado Vicente e Benedita como possíveis nomes trendy. Acho que acertei em Vicente, mas falhei redondamente em Benedita - o que não deixa de ser bom para quem, como eu, gosta do nome!
Outro vídeo...
22.11.11
Lembram-se do video dos bebés? Pois bem... Eles crescem! E nomes que nos parecem desadequados a seres minúsculos tornam-se apropriados noutras idades... Moral da história: todos os nomes merecem uma oportunidade!
As fotos foram retiradas da internet; os nomes são fictícios e a música
é a "I'm gonna make you love me", dos The Jayhawks.
Moral da história 2: é difícil encontrar fotos de homens giros vestidos...
Mariano e os nomes espanhóis
21.11.11
Falamos aqui diversas vezes dos nomes masculinos que depois são adaptados ao género feminino, e pode estar aqui está um exemplo do contrário, se encararmos Mariana como a contração de Maria + Ana. Contudo, há outras interpretações que indicam que Mariana vem do latim "Marianus" ou seja, relativo a Mário - "de Marte".
Significados à parte, é um nome que vamos ouvir muito nos próximos meses devido ao resultado das eleições ontem, em Espanha mas, em Portugal, o nome até nem é novidade - lembram-se do (José) Mariano Gago, ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior?
Acho que Mariano nunca vai conseguir sair da sombra de Mariana, mas se Cristiano foi pegando, haverá alguma esperança para Mariano?!
Como curiosidade, o Mariano Rajoy, agora Presidente do Governo de Espanha, é galego, nascido em Santiago de Compostela - uma região que muito me diz, pela proximidade geográfica à minha cidade natal, e onde me desloco com frequência. Aqui ficam os nomes mais usados na Galiza em 2010:
Meninos:
- Hugo
- Mateo
- Pablo
- Martin
- Daniel
- Diego
- Adrian
- Brais
- Lucas
- Alejandro
Meninas:
- Sara
- Lúcia
- Noa
- Daniela
- Paula
- Carla
- Alba
- Laura
- Sofia
- Uxia
Etiquetas:
blog dos nomes portugueses
,
Mariano
,
Nome do dia
,
nomes populares na Espanha
,
nomes usados na Galiza
Escolha do nome... Manuel
20.11.11
A Maria Guedes, do blog Stylista, está grávida de um menino que se chamará Manuel, e isto é o que ela diz a respeito da escolha:
Tanto eu como o pai temos nomes começados por M e andávamos à procura de um nome começado por M também, mas não encontrámos nada que gostássemos e desistimos. Acabámos por concordar com Manuel e já não tinha a ver com a história dos M. Achámos giro, era um nome clássico, não queríamos nada muito moderno que daqui a uns anos já não achássemos tanta graça.
Confesso que estava com muita curiosidade em saber qual era o nome escolhido, mas já antecipava que fosse mais ou menos nesta linha...
Duelo de nomes
- Sofia vs Sónia -
18.11.11
Um acento e uma consoante - é o o que os distingue e penso que é isso que hoje os distancia. Sónia é uma derivação de Sophia que, em grego, significa "sabedoria". Em termos de popularidade, nenhum dos dois era muito comum no início do século XX, mas Sofia já se usava minimamente entre 1920 e 1960. Sónia foi dando nas vistas no início da década de 70 mas o boom deu-se em 1975 - ao que tudo indica, por causa da atriz brasileira Sónia Braga, que protagonizada a novela Gabriela.
Hoje em dia, Sofia (nas suas versões Sophia e Sophie) é muito popular nos EUA, na Inglaterra, no Brasil, na Austrália, na Dinamarca... Enfim, se continuasse a procurar, provavelmente a lista era enorme. Em Portugal, está em ascensão desde 1990 e em 2014 ocupava a 9.ª posição do ranking. E saliente-se a enorme popularidade de Sofia quando usado como segundo nome - é a escolha preferida dos portugueses e em 2014 esteve perto de alcançar os 2 mil registos!
Hoje em dia, Sofia (nas suas versões Sophia e Sophie) é muito popular nos EUA, na Inglaterra, no Brasil, na Austrália, na Dinamarca... Enfim, se continuasse a procurar, provavelmente a lista era enorme. Em Portugal, está em ascensão desde 1990 e em 2014 ocupava a 9.ª posição do ranking. E saliente-se a enorme popularidade de Sofia quando usado como segundo nome - é a escolha preferida dos portugueses e em 2014 esteve perto de alcançar os 2 mil registos!
Por outro lado, Sónia é mais difícil de encontrar em crianças, onde quer que seja. Abandonou o top 100 de Portugal em 2004 e em 2014 ficou-se pela 151.ª posição, com meros 19 registos. As razões para esta quebra de popularidade parecem prender-se com aquele factor que temos abordado aqui muitas vezes - o desgaste. E eu acho que há outra coisa por trás: aquele "O" acentuado retira-lhe o charme de Sofia, que é mais discreto. Pensem nesses nomes dos finais dos anos 70, e década de 80 e digam lá se não eram quase todos "estridentes"? Hoje procura-se mais a suavidade...
Etiquetas:
blog dos nomes portugueses
,
Duelo de nomes
,
Duelos femininos
,
Sofia
,
Sofia vs Sónia
,
Sónia
Xavier
Não sei se vocês costumavam jogar àquele jogo dos "nomes, animais, países", mas eu jogava muitas vezes. Muitas. E não havia letra que ficasse de fora. No caso da letra X, era sempre uma chatice, porque na categoria dos nomes já sabia que só ia ganhar 5 pontos, que era o valor de um empate, porque Xavier era o único nome que conhecíamos começado por X.
Apesar de tudo, gosto muito de Xavier, um nome de origem basca, que significa "casa nova", por derivar de Extaberri. Há ainda quem vá ao arábico buscar "brilhante", mas como é um nome tão espanhol, inclino-me mais para a primeira referência.
Xavier tem, então, uma primeira letra pouco frequente. A terminação em -er, apesar de não ser tão rara quanto isso, só tem tanta evidência em Hélder. Acho que é difícil pensar em Xavier como um nome popular, mas a sensação que tenho é que se trata de um nome que se ouve sempre, como se houvesse constantemente um bebé Xavier a nascer (em 1980, o SPIE diz que há 3 registos. Três!). Na vizinha Espanha, Javier foi o 12.º nome mais usado a nível nacional. Nos EUA, está desde 2001 no top 100, tendo sido 0 71.º nome mais usado em 2010.
Xavier é, também, um nome que associo à Monarquia - não como primeiro nome, mas um dos mais presentes na longa lista de nomes dos infantes (como se pode ver aqui) em honra de S. Francisco Xavier. Resumindo: antigo, pouco frequente, conhecido internacionalmente, letra quase exclusiva... Só vantagens!
Poderão ler um post mais recente sobre Xavier aqui e acrescento que, em 2012, Xavier ocupava a 50.ª posição do ranking de nomes masculinos mais registados em Portugal, o que significa que deixou de ser um nome "pouco frequente".
Para quando estiverem a morrer de tédio...
17.11.11
Deixo-vos aqui dois links engraçados para quando tiverem um tempinho livre. A brincadeira consiste em adivinhar cem nomes populares no Brasil. A tarefa não é fácil - é preciso ter atenção às diferenças da acentuação - e é imprópria para teimosos. Se soubesse o que sei agora, tinha tomado um Valdispert antes de começar, porque já estou a dar em doida!!
Nomes compostos com Mia
A minha irmã convenceu-me a ver o programa "A Voz de Portugal", da RTP. É giro. Mas giro, giro mesmo é o nome de uma das juradas, a Mia Rose - e já falamos disso aqui. Pensando nos motivos que me levam a gostar do nome, acho que o segredo está na junção da delicadeza de Mia com a agressividade do som "row".
Nos nomes portugueses, este row é difícil (será impossível?) de encontrar, mas o "Ou" está presente em alguns nomes que, ao contrário de Rose, são compridos:
Filho dos famosos internacionais: Eyob
16.11.11
A atriz Connie Briton, que até há bem pouco tempo era protagonista de uma das minhas séries favoritas, Friday Night Lights, adotou um bebézinho da Etiópia, cujo nome é Eyob. De acordo com a revista People, o diminutivo do bebé é Yoby.
Quais são os nomes populares no Brasil na década de 80?
A Patrícia comentava ontem que os nomes dos anos 80 no Brasil eram ligeiramente diferentes dos nossos, referindo como exemplos Juliana, Andressa, Michele e Bruna. Em Portugal, Andressa e Michele não seriam aprovados, mas Andreia e Bruna também eram populares por cá.
Dei um saltinho ao site do Certifixe, procurei os nomes populares na década de 80, e estes foram os resultados:
Femininos:
- Ana
- Maria
- Juliana
- Vanessa
- Aline
- Patrícia
- Fernanda
- Priscila
- Camila
- Fabiana
Masculinos:
- José
- Rafael
- Rodrigo
- Carlos
- Luiz
- Paulo
- João
- Anderson
- Fábio
- Leandro
- Thiago
- Bruno
- André
- Marcelo
- Marcos
- Diego
- Tiago
- Daniel
- Adriano
- Felipe
Pergunto aos visitantes brasileiros: acham que estes dados podem ser generalizados para toda a população ou é um ranking estranho?
Sereno
Ontem a Selecção de Futebol de Portugal lá se qualificou para o próximo campeonato europeu. Golos bonitos, sim senhor, mas o que mais me agradou foi ouvir o nome do jogador Henrique Sereno. Eu já tinha passado pelo nome neste post, mas na altura não lhe dei o devido valor. Sereno é invulgar, mas tem um significado bonito, cheio de tranquilidade. Toda a gente sabe escrevê-lo, pronunciá-lo, e por isso acho que não causa estranheza. Tem uma terminação que se ouve poucas vezes, mas que tem a particularidade de encaixar bem como segundo nome. Não sei se é por gostar tanto de ouvir o nome "João Só e os Abandonados", mas João Sereno parece-me bem...
Sereno não consta da lista do IRN, nem como aprovado, nem como proibido, mas como Serena é permitido, tenho esperança de o mesmo se passe com a versão masculina.
Outros nomes terminados em -eno:
- Breno
- Damasceno
- Filomeno
- Gimeno
- Madaleno
- Reno
Antónia ou Cecília?
15.11.11
Adoro ler declarações sobre o processo de escolha dos nomes - é uma situação pela qual nunca passei e que sei que não será fácil.
Desta vez, a explicação é da atriz brasileira Lavínia Vlasak, que já é mãe de Felipe e agora está grávida de uma menina:
"Estamos entre Antônia ou Cecília. O Felipe quer Maria, mas, na verdade, não é ele que escolhe, né? Até colocaria Maria Antônia, mas Celso não gosta de nomes compostos e eu não fiz esse filho sozinha. Temos de respeitar o maridão - brinca".
No lugar dela, qual era a vossa escolha?
Nomes dos anos 80 - best of
O comentário de ontem da Sónia fez-me avançar com uma ideia prevista para 2012: o best of dos nomes dos anos 80.
As referências aqui feitas aos anos 80 são, por norma, negativas. Não é que eu ache que os nomes sejam feios, pelo contrário, mas como eu nasci nessa década, transportam-me de imediato para os tempos de escola e para os nomes que me rodearam e continuam a rodear. Quando penso num nome giro, penso em algo menos comum e por isso é normal que não pense no nome da minha prima que me acompanha desde que nasci, ou o nome da minha melhor amiga desde a escola primária. Depois, põe-se outro problema: que criança é que não tinha frenemies? Aquelas companhias que não podíamos evitar, mas que nos tiravam do sério? Eu tinha algumas e os nomes delas, por vezes, ainda me fazem ferver. É uma questão de pertença; provavelmente as comentadoras nascidas nos anos 70 sentem o mesmo em relação a nomes ligeiramente diferentes!
Hoje, para começar, proponho que partilhemos os nomes que mais nos marcaram. Depois, uma vez por semana, vou abordar um nome popular nos anos 80, baseando-me nas vossas sugestões e nas listas feminina e masculina que publiquei há uns tempos.
Nomes que me marcaram:
Um bocadinho menos estranho, vá...
Lembram-se, certamente, do ator Jason Lee, cujo filhote se chama Pilot Inspektor. Pois bem, o senhor foi pai novamente... há três anos, mas o nome ainda não tinha sido divulgado (terá alguma coisa a ver com a má publicidade que rodeou o nome do primeiro bebé?). Pois bem, a revista People publicou ontem uma notícia onde aparece o nome até então em segredo: Casper (em português, Gaspar).
Se piscaram os olhos, pensando "raios, ele desta vez optou mesmo pelo seguro", acrescento apenas que Casper é uma menina.
Eu sei que há diferenças culturais entre europeus e americanos; aliás, há gigantescas diferenças culturais entre os portugueses e o resto da Europa, mas talvez porque a minha mãe teimava em manter o meu cabelo curto durante a minha infância, levando a que me chamassem muitas vezes de menino, eu hoje prezo bastante a minha feminilidade e não me imagino a escolher para uma filha um nome masculino e vice-versa. Nunca entenderei esta tendência dos nomes unissexo, nem nunca serei fã da ambiguidade.
Alexa & Olívia
14.11.11
![]() |
| Olívia & Alexa |
Que as fashionistas influenciam a forma como nos vestimos, já se sabe. É, aliás, uma espécie de redundância. Mas no caso destas duas senhoras, bem podiam influenciar também os nomes que escolhemos!
Digam lá que não eram dois nomes giros para gémeas? Aquele L no meio da nome é muito elegante, ambos começam por vogal, e já imagino duas meninas a correr em direcção à mamã que as chama por Ali e Oli!
Nome do dia: Remi
12.11.11
Curtinho e invulgar, Remi balanceia-se entre o delicado e o reguila. Originalmente, era o diminutivo de Remígio ou Remízio (remador) mas hoje é admitido como nome próprio e não me sai da cabeça desde que alguém mencionou há uns dias o filme Ratatouille. Se eu o escolhesse, haveria de o pronunciar como se tivesse um acento circunflexo no E, mesmo que ele não esteja lá!
Duelo de nomes
- Vasco vs Vicente -
11.11.11
Vasco e Vicente partilham mais do que a primeira letra. São dois nomes históricos em Portugal, que em tempos pertenceram a pessoas que dificilmente deixarão de ser referidos nos livros escolares. Vasco da Gama é um dos rostos da Era dos Descobrimentos e Gil Vicente é o nome maior da dramaturgia portuguesa. Vasco era filho de Estêvão e marido de Catarina; foi pai de Francisco, Estevão, Paulo, Cristóvão, Pedro, Isabel e Álvaro. Vicente casou-se inicialmente com Branca e foi pai de Gaspar Vicente e Belchior Vicente e, mais tarde, casou com Melícia, com quem teve Paula, Luís Vicente e Valéria.
Etiquetas:
blog dos nomes portugueses
,
Duelo de nomes
,
Duelos masculinos
,
Estêvão
,
nomes betinhos
,
Vasco
,
Vasco vs Vicente
,
Vicente
Quem é quem?
Adivinhem lá quem é a atriz brasileira que se chama Bruna Patrizia Maria Teresa Romilda... De acordo com a atriz, ela até foi uma das primeiras Brunas brasileiras:
Não sei se Romilda seria aprovado em Portugal, mas Romina é.
Nomes e mais Nomes no Google +
10.11.11
Aderi ao Google +, mas ainda não percebo nada daquilo. Vocês já lá estão? Para adicionar o blog, acho que basta clicar no símbolo avermelhado aqui à direita... Filipa e as novas tecnologias, sempre ótimos resultados...
Nomes deluxe: Violeta & Julieta
Imaginem-me grávida, com uma barriga enorme e sorriso permanente. Depois, imaginem-me a conversar com alguém e a partilhar o nome escolhido e que esse alguém me responde: "Ah, que giro, "jdhfdjhf" como a filha da celebridade A"... Era capaz de ter a criança ali mesmo.
A frase, já dita por mim mais vezes do que o bom senso recomenda, é um pouco disparatada. É claro que se alguém com notoriedade escolhe um nome invulgar para o seu bebé (Diana Chaves!), se esse nome aparece constantemente nas revistas e televisão, é provável que entre na nossa cabeça de tal forma que passa a ser um dos nossos nomes preferidos, mas se escolhermos o nome influenciados pela escolha de alguém, escolhemo-lo porque gostamos do nome, e não pela celebridade em si.
Quando a Jennifer Garner deu à luz pela primeira vez, eu estava na fase de adoração da senhora porque era viciada na série "A Vingadora". Ora, a criatura dá à luz e escolhe um nome de que eu já gostava (atenção, que o Virgílio Castelo usou-o primeiro!) e transformou-o num nome muito mediático e super elogiado, razões fortes o suficiente para que eu me afastasse dele o mais possível, temendo ouvir "Violeta, como a filha da Jennifer..." sempre que o sugeria. Aliás, o meu próprio cérebro gritava essa frase sempre que eu pensava nesse nome. Não é que seja o fim do mundo, mas uma pessoa passa tanto tempo a pensar em nomes diferentes, que a última coisa que quer é que sugiram que nos baseamos nas revistas cor-de-rosa. Afeta-me, pronto.
Esta introdução serve para declarar que, agora que a senhora está prestes a dar à luz pela terceira vez, acho que já passou tempo suficiente para que Violeta tenha alcançado a independência e posso finalmente colocá-lo no meu top 3 de segundos nomes preferidos. Eu sei que vai haver quem pense que é um desperdício de nome para a segunda posição, mas eu acho que os segundos nomes existem para esconder preciosidades. E caramba, Violeta vai bem com tudo! E é roxo!!
Pergunto-vos: se estivessem grávidas, tivessem escolhido um nome muito invulgar e uma super celebridade escolhesse esse nome duas semanas antes do vosso parto, mudavam ou manteriam a vossa escolha?
Sou só eu que tenho sempre esperança que as celebridades escolham nomes giros, mas nenhum dos que pertencem à minha lista de favoritos?
Eu sei que vocês gostam de Violeta, mas estão dispostas a dar uma oportunidade a Julieta?
Etiquetas:
blog dos nomes portugueses
,
Julieta
,
nomes deluxe
,
nomes do meio
,
Nomes do meio bonitos
,
nomes femininos terminados em -eta
,
Segundos nomes de eleição
,
segundos nomes preferidos
,
Violeta
Grácia
9.11.11
Há alguém que não tenha reparado que Alícia é um nome que está na moda? Hoje proponho como alternativa o nome Grácia. É de origem latina, significa agradável ou bem-vinda, é absolutamente invulgar e não deixa de ser também uma alternativa a Graça - um nome giro, mas que ainda não me soa a fresco, porque associo às pessoas com a idade das minhas queridas tias.
Grácia é um nome que se usa em Portugal desde os tempos medievais e acho que isso lhe dá um encanto muito particular; além disso, está muito próximo da versão latina original, Gratia, o que também é interessante.
Grácia é um nome que se usa em Portugal desde os tempos medievais e acho que isso lhe dá um encanto muito particular; além disso, está muito próximo da versão latina original, Gratia, o que também é interessante.
Se não gostarem de Grácia, podem espreitar os outros nomes femininos terminados em -cia, onde constam nomes muito interessantes! Talvez Engrácia?
Etiquetas:
blog dos nomes portugueses
,
Engrácia
,
Graça
,
Grácia
,
Nome do dia
,
Nomes femininos terminados em -cia
Nomes compostos com Gabriel
Quando faço listas de nomes compostos, é frequente utilizar nomes terminados em -el como segundo nome. Diria que, juntamente com Alexandre e Filipe, é a fórmula para combinar menos polémica.
Hoje em dia, os nomes terminados em el estão muito na moda como primeiro nome. E se a mim não me faz diferença nenhuma tratar uma criança pelo segundo nome, há pais que, mesmo optando por nomes compostos, fazem questão de que o primeiro seja, claramente, o nome principal. Tem lógica!!
O problema surge quando nos apaixonamos por um primeiro nome que não é fácil de conjugar com outros mas, mesmo assim, não queremos abrir mão das nossas convicções...
- Gabriel Floriano
- Gabriel Jasmim
- Gabriel Leão
- Gabriel Nadir
- Gabriel Nicolau
- Gabriel Tristão
São pouquinhas sugestões porque, em quase todos os casos, soa-me melhor a inversão do nome, mas esse não era o objetivo do post. Quais seriam as vossas sugestões?
Nomes femininos terminados em -ita
8.11.11
A Sophia partilhou hoje na caixinha de comentários que conheceu uma Joanita. Fui procurar na lista de nomes admitidos e... nada! Contudo, Anita é aprovado, bem como Benita, embora não esteja certa de que este último seja um diminutivo, mas sim uma contracção de Benedita. Alargando a área de busca, procurei outros nomes terminados em -ita:
- Alita
- Angelita
- Anita
- Anquita
- Benedita
- Benita
- Cárita
- Carmelita
- Cita
- Córita
- Julita
- Juvita
- Marguerita
- Marilita
- Marita
- Marlita
- Merita
- Merrita
- Odita
- Rita
- Rosita
- Sulamita
- Sunamita
- Tabita
- Talita
- Tita
- Zita
Nomes populares em Lisboa em 1990
Vejam lá o que é que eu encontrei no site do Instituto Camões: segundo este artigo, se nasceram em Lisboa, em 1990, é provável que se chamem...
- Ana
- Joana
- Sara
- Andreia
- Cátia
- Inês
- Catarina
- Cláudia
- Vanessa
Nomes compostos com Noa
7.11.11
Durante o fim-de-semana recebi dois emails que me fizeram sorrir, porque tinham o mesmo objetivo final, mas eram absolutamente antagónicos. As futuras mamãs queriam um nome composto; o primeiro nome era comum às duas, mas os segundos nomes que uma dizia que gostava estavam todos na lista dos previamente rejeitados da outra mamã.
Quando hoje vi o comentário da Anna a sugerir uma lista de nomes compostos com Noa, decidi que iria listar nomes que achasse que ficavam bem, independentemente do grau de exotismo porque, diga-se o que se disser, nisto dos nomes, há gostos para tudo.
Aqui ficam as sugestões:
Aqui ficam as sugestões:
O que acham de Valentina?
6.11.11
Faltam mais de 40 dias para o Natal. Dada a quantidade de vezes que este anúncio passa na tv, palpita-me que, nessa altura, Valentina seja um dos meus nomes preferidos. E não há dúvida que o anúncio faz muito pelo nome. Muito.
Nomes masculinos terminados em -tes
5.11.11
Duelo de nomes
- Giovana vs Giulia -
4.11.11
Este duelo foi sugerido pela Patrícia, comentadora habitual, que vive no Brasil. Metade das visitas diárias que recebo aqui são de brasileiros que, talvez por não se identificarem com os nomes que eu publico, tem menor tendência a deixar comentários...
Ambos os nomes têm uma pronúncia ligeiramente diferente no português do Brasil: o "G" inicial soa a "Dj", tornando-os mais delicados do que quando pronunciados em português de Portugal. Em termos de popularidade, de acordo com os dados do Certifixe (que eu ainda não percebi se correspondem à totalidade de nascimentos no Brasil ou apenas a uma parte), Júlia foi o terceiro nome feminino mais utilizado; ambos estão muito bem posicionados no ranking do Baby Center: Júlia / Giulia surge em primeiríssimo lugar, e Giovana em 5.º. Na Itália, Giulia ocupava o primeiro lugar em 2007, 2008 e 2009, mas Giovana não aparece no top 30. Falta relembrar apenas que Giulia foi o nome escolhido pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy e pela sua esposa, Carla Bruni para a primeira filha do casal.
Etiquetas:
blog dos nomes portugueses
,
Duelo de nomes
,
Duelos femininos
,
Giovana
,
Giovana vs Giulia
,
Júlia
Os significados mais bonitos...
Terminei a rubrica do significado dos nomes. A informação que circula na internet e nos livros é vasta e muitas vezes contraditória e acredito que, baseando-se nessa experiência, haja quem discorde com alguns significados apresentados. Da minha parte, apenas posso garantir que me esforcei para que correspondessem o mais possível à verdade.
Não é a primeira vez que refiro que não valorizo em demasia os significados, porque acho que os nomes mais bonitos nem sempre têm um significado especial.
A lista que se segue corresponde à minha lista de nomes preferidos... baseando-me exclusivamente naquilo que significam:
- Ambrósio / Ambrósia - imortal
- Aixa – vida
- Amanda – muito amada
- Amara / Amaro – adorável para sempre
- Belarmina / Belarmino – bela alma
- Calisto / Calista– belíssimo
- Cassandra – a que brilha entre os homens
- Dhruva – estrela polar
- Dara - pérola da sabedoria
- Dóris – presente do oceano
- Eglantina / Eglantino – rosa do bosque
- Farida – pérola única, preciosa
- Genoveva – branca como a espuma do mar
- Gisela – raio de luz
- Iara – pequena borboleta
- Idrisse – princesa impulsiva
- Iris – arco-íris
- Laila – noite; beleza nocturna
- Lucília / Lucílio – pequena luz
- Magno – magnífico
- Melchior – rei da luz
- Margarida – pérola
- Naama – doçura
- Ondina – onda
- Raissa – líder
- Riana – rainha divina
- Salvina /Salvino – saudável
- Samir / Samira – companhia para as conversas do entardecer
- Sofia – sabedoria
- Solana / Solano – luz do sol
- Sansão – pequeno Sol
- Tália / Tálio – Orvalho delicado do céu; que floresce
- Valéria / Valério – saudável
- Verena – íntegra
- Zora – luz do amanhecer
Significado dos nomes - letra Z
Masculinos:
- Zacarias – Deus lembrou
- Zaido – o que cresce desenvolvido
- Zarco - fervoroso
- Zeferino – vento de oeste
Nomes compostos com Mei
Se há nome estrangeiro que eu acho delicado é Mae - originalmente, um diminutivo para Margaret e Mary que se foi popularizando como segundo nome próprio. Em Portugal, Mae não é aprovado, como seria de esperar, mas podemos usar como alternativa Mei. Contudo, terá de ser usado exclusivamente como segundo nome.
Mae e Mei não são bem a mesma coisa. Mei é um nome oriental, que em chinês significa bonita ou pluma e em japonês florescer e vida. O primeiro parece-me mais suave, o segundo mais agressivo, e como Mei é muito próximo de "meio", parece que falta ali qualquer coisa, mas acho que com a crescente popularidade de Mel, Mei poderia ser uma alternativa mais ousada.
Mae e Mei não são bem a mesma coisa. Mei é um nome oriental, que em chinês significa bonita ou pluma e em japonês florescer e vida. O primeiro parece-me mais suave, o segundo mais agressivo, e como Mei é muito próximo de "meio", parece que falta ali qualquer coisa, mas acho que com a crescente popularidade de Mel, Mei poderia ser uma alternativa mais ousada.
- Alexa Mei
- Bela Mei
- Calila Mei
- Clara Mei
- Dana Mei
- Dorina Mei
- Edina Mei
- Elana Mei
- Elisabeth Mei
- Eurica Mei
- Fiona Mei
- Iara Mei
- Laila Mei
- Leena Mei
- Lilian Mei
- Noa Mei
- Rubina Mei
- Solana Mei
- Zora Mei
Como acho que os nomes chineses e japoneses são muito exóticos (especialmente porque não os consigo decifrar!), escolhi maioritariamente primeiros nomes que se encaixam nessa definição. Gostaram de alguma sugestão? Que outras combinações vos parecem agradáveis?
Quem gostou de Mei poderá também gostar de Meiline.
Significado dos nomes - letra X
2.11.11
Masculinos:
- Xavier – casa nova; brilhante
- Xénio - hospitaleiro
- Xenócrates – poder estrangeiro
- Xénon – estranho; estrangeiro
- Xerxes - monarca
- Xico – francês [dim. de Francisco]
Nomes raros: Flamiano
Encontrei este nome nesta notícia e lembrei-me logo do post sobre Fiama e Flamínia. Descobri ainda que é uma contração de Flaminiano. Será que também existe Flamiana?
Filhos dos famosos brasileiros - Ana Flor
1.11.11
O controverso ator Dado Dolabella foi novamente pai, desta vez de uma menina a que chamou Ana Flor. Dado (Carlos Eduardo) já era pai de Eduardo e João Valentim. De acordo com a notícia, o nome Ana foi escolhido como homenagem a uma familiar recentemente falecida, e Flor porque "é lindo de se ouvir".
Uma vez mais, obrigada pela dica, Vi!
Nomes masculinos terminados em -son
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)





























