Conheceram alguém com um nome inusitado? Cruzaram-se com um par absolutamente perfeito? Vamos lá partilhar aqui, ao longo do ano, todos os nomes que fomos ouvindo e que nos chamaram a atenção!
Neste momento só me estou a lembrar de dois nomes que me "marcaram". Quando andava no 3º ou 4º ano ouvi falar de uma menina da minha idade chamada Índia, e lembro-me que achei o nome diferente (e é). No 9º ano tive uma colega chamada Lídia e gostei do nome, justamente por não se ouvir muito.
há seis, sete anos conheci duas irmãs, Ester e Guiomar. achei encantador, principalmente Ester. conheço também dois irmãos, Gastão e Timóteo (com duas irmãs, Carmo e Benedita). não aprecio, mas no meio de nomes mais comuns, Gastão e Timóteo são uma lufada de ar fresco. e ainda outros nomes que me surpreenderam, como Aida, Anastácia, Benvinda, Giana, Graça
Tenho uma amiga Valdinete. Foi tão giro quando ela me explicou a história do nome. A mãe dela é Valquiria e já existia uma tradição na família para os nomes de meninas começarem com VAL... Apesar da pressão a mae não queria continuar essa tradição. Escolheu Inês! Mas durante o parto longo e difícil decidiu que daria o nome da enfermeira parteira que a tinha ajudado. Qual era? Isso mesmo, Valdinete!!!
Duas irmãs chamadas Ema e Flor! Achei muito querido, dois nomes simples e cheios de significado, como se uma representasse a fauna e outra a flora. Terão entre 5 e 10 anos.
Alguns nomes que encontrei na minha escola foram Franco, Mauro, Betina, Cristal e Adelle, todos com 15/16 anos aqui no Brasil. Achei super interessante!
Trabalho num infantário e nas inscrições aparaceu uma Madaíl. Como gosto muito de Abigail este nome não me foi indiferente e considero-o seriamente para um nome composto!
Há dias conheci uma doutora, jovem médica em estágio, chamada Ada. Foi a primeira vez que ouvi e gostei do nome! Achei que tinha potencial - curto, forte, uma versão fresca e moderna para Adelaide.
O seu comentário fez-me recordar que, há cerca de um ano, uma familiar muito próxima esteve internada num grande hospital do Porto. Quando a fui visitar conheci uma das médicas estagiárias do serviço - muito dedicada e simpática por sinal - chamada Bebiana. Achei que era um nome com imponência e charme!
Obrigada por participar na conversa! Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo! Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)
Tito e Tomé, foi a combinação que achei mais original e gosto de ambos. Beijinhos
ResponderEliminarGastão e Lopo. Uns irmãos com 3 anos e 6 anos.. Adorei
ResponderEliminarTambém gosto muito!
EliminarAdoro a combinação e também os nomes individualmente!
EliminarNum parque ouvi os pais/amigos chamar a um menino Tomeu (não sei se se escreve assim, mas soava dessa forma). Nunca tinha ouvido, só Tomé.
ResponderEliminarSeria diminutivo de Bartolomeu?
EliminarNeste momento só me estou a lembrar de dois nomes que me "marcaram". Quando andava no 3º ou 4º ano ouvi falar de uma menina da minha idade chamada Índia, e lembro-me que achei o nome diferente (e é). No 9º ano tive uma colega chamada Lídia e gostei do nome, justamente por não se ouvir muito.
ResponderEliminarRavi.
ResponderEliminarLázaro. Um menino de 3/4 anos.
ResponderEliminarhá seis, sete anos conheci duas irmãs, Ester e Guiomar. achei encantador, principalmente Ester. conheço também dois irmãos, Gastão e Timóteo (com duas irmãs, Carmo e Benedita). não aprecio, mas no meio de nomes mais comuns, Gastão e Timóteo são uma lufada de ar fresco. e ainda outros nomes que me surpreenderam, como Aida, Anastácia, Benvinda, Giana, Graça
ResponderEliminarAlguns bebés mencionados nos jornais como primeiros bebés do ano:
ResponderEliminarMariana
Duarte
Maria Leonor
Carolina
Alicia
Mateus
Francisco
Diogo
Simão
Arina
Gabriel
Sim, o meu primo Didácio. A única pessoa que conheço com este nome ☺️
ResponderEliminarTenho uma amiga Valdinete. Foi tão giro quando ela me explicou a história do nome. A mãe dela é Valquiria e já existia uma tradição na família para os nomes de meninas começarem com VAL... Apesar da pressão a mae não queria continuar essa tradição. Escolheu Inês! Mas durante o parto longo e difícil decidiu que daria o nome da enfermeira parteira que a tinha ajudado. Qual era? Isso mesmo, Valdinete!!!
ResponderEliminarAdorei esta história! Muito gira mesmo! Há coisas inexplicáveis.
EliminarNo fim dos anos 80, colegas de escola e irmãos: Benedita, Constança, Astrid e Estêvão. Na altura era muito original.
ResponderEliminarOuvi há umas semanas num restaurante os nomes de dois irmãos: Olívia e Óscar. Gostei muito!
ResponderEliminarAnaísa e Naiara! Filhas de pais portugueses...
ResponderEliminarO nome português mais curioso que já ouvi é Lassalete! Havia uma funcionária na minha escola com esse nome.
ResponderEliminarNão seria La Salete?
EliminarDuas irmãs chamadas Ema e Flor! Achei muito querido, dois nomes simples e cheios de significado, como se uma representasse a fauna e outra a flora. Terão entre 5 e 10 anos.
ResponderEliminarNomes inusitados: irmã de uma amiga, na casa dos 40 e muitos, Maria da Concórdia; a mãe delas Maria Natividade.
ResponderEliminarUma rapariga de uns 20 anos chamada Maria Gil. Não consigo tirar da cabeça a perfeição deste composto :)
ResponderEliminarCruzei-me com dois nomes inusitados hoje:
ResponderEliminar- Aloísio
- Clézio
Nomes curiosos com os quais me deparei recentemente na tv portuguesa: Lutero, Teófilo e Higino.
ResponderEliminarOuvi por aí: Merícia, Severim, Claudemira e Aécio.
ResponderEliminarConheci uma Lívia Susana e uma Lavínia!
ResponderEliminarCleide.
ResponderEliminarTão bonito e forte na sua simplicidade!
Alguns nomes que encontrei na minha escola foram Franco, Mauro, Betina, Cristal e Adelle, todos com 15/16 anos aqui no Brasil. Achei super interessante!
ResponderEliminarSim, conheci um Heliodoro.
ResponderEliminarSenhorinha.
ResponderEliminar(Durante uma conversa de família entre tias-avós, fiquei a saber que existiu algures na árvore genealógica uma familiar com este nome).
Por estes dias da Festa - assim se designa carinhosamente o Natal na ilha da Madeira - conheci duas senhoras com nomes peculiares: Olides e Benigna.
ResponderEliminarTrabalho num infantário e nas inscrições aparaceu uma Madaíl. Como gosto muito de Abigail este nome não me foi indiferente e considero-o seriamente para um nome composto!
ResponderEliminarHá dias conheci uma doutora, jovem médica em estágio, chamada Ada.
ResponderEliminarFoi a primeira vez que ouvi e gostei do nome!
Achei que tinha potencial - curto, forte, uma versão fresca e moderna para Adelaide.
O seu comentário fez-me recordar que, há cerca de um ano, uma familiar muito próxima esteve internada num grande hospital do Porto. Quando a fui visitar conheci uma das médicas estagiárias do serviço - muito dedicada e simpática por sinal - chamada Bebiana. Achei que era um nome com imponência e charme!
ResponderEliminarTenho dois amigos à espera de bebé: um Xavier, irmão para um Carlos (que não é nada ouvido em bebés hoje em dia!) e um Martim (primeiro filho!).
ResponderEliminarOntem, no arranque das festas do 25 de Abril, ouvi dois nomes relacionados com esta data e que parecem raros hoje em dia > Celeste e Amílcar.
ResponderEliminarCeleste é tão bonito
Eliminar