O post de hoje é dedicado a uma mamã muito simpática que percorreu um longo caminho para escolher o nome da sua segunda menina; uma mamã que, depois de muito ponderar, entrou na maternidade com um nome escolhido e saiu de lá com outro. Uma mamã que, não me conhecendo de lado nenhum, me permitiu acompanhar de perto esta "odisseia" que, no final, resultou muito bem! Obrigada pela partilha C.!
Há uns tempos escrevi que não sugeria Violeta por causa da exposição mediática. Pois bem, o mesmo se passou com Isabela.
Isabela é um nome muito popular nos dias que correm e eu achei que, inevitavelmente, Portugal ia acabar por seguir a tendência do Brasil e EUA. Não me parece que tenha acontecido. E garanto-vos que aprendi a lição: se adotamos rapidamente as tendências da moda, música, cinema, séries de TV, anúncios, programa de televisão, literatura, etc, no caso dos nomes, somos um mundo à parte. Não temam escolher um nome popular nos EUA ou na Inglaterra, porque cá, provavelmente, é e será irrelevante durante muito tempo.
Voltando a Isabela, que é uma variante latina de Elizabeth: dificilmente encontrarão outro nome com uma sonoridade tão contemporânea mas, mesmo assim, muito delicada. Por outro lado, alguns pais poderão, inicialmente, ter de pronunciar devagarinho o nome, ou marcar muito o "A" final, para que a bebé não seja apenas Isabel.
Pessoalmente, agrada-me bastante. Há uns tempos, quando apontei os meus nomes preferidos começados por I, optei por Isabel, mas entretanto mudei de opinião. Tem tudo o que eu admiro num nome - a antiguidade misturada com a modernidade; é comprido e romântico; permite-me usar muitos diminutivos diferentes (Isa, Bela, Bel, Ela...), é reconhecido em todo o lado e, no meu país, é pouco popular. Imagino-o combinado com outro nome mais antigo, da mesma forma que o acho muito indicado para segundo nome.
No Brasil, é um nome muito popular; no habitual ranking do Baby Center, Isabella, com duplo L, ocupa a 3.ª posição (em 2009 era 5.º). Citado muitas vezes como "lindo nome italiano", não deixa de ser engraçado que não conste da lista dos 30 mais usados em Itália nem em 2008, nem em 2009. Nos EUA, é número 1. Na Inglaterra, 33.º. Na Escócia, ocupa a 51.ª posição, mas é o 14.º segundo nome mais usado.
Isabela é mesmo uma ótima opção!
Gosto muito. Há uns 4/5 anos nasceu uma menina lá na ilha a quem a mãe deu esse nome. Na altura não achei muita piada, soava a "estrangeiro" e por isso estranho. Com o passar do tempo e ao ir ouvindo o nome fiquei a gostar. É delicado mas diferente de Isabel, que a mim me faz lembrar a minha tia-avó (:
ResponderEliminarLindo o nome Isabela.
ResponderEliminarAqui no Brasil, por ser mto comum perdeu um pouco a graça, agora estão optando mais por Isabelle (conheço 3 com menos de 1 aninho).
Acho q devido ao caso Isabela Nardoni o nome ficou mais pesado e na época algumas meninas queriam até trocar o nome por isso (não sei se por aí repercutiu tanto esse caso, foi um pai q junto com a madrasta jogou a menina pela janela de um prédio).
Mesmo assim está na lista do meu Top 10.
Minha mãe so pois meu nome de isabella por causa da isabela nardoni...
EliminarEmbora mais habituada a Isabel, acho Isabela bem mais bonito, diria melodioso... aliás eu adoro a terminação bela e tenho pena que o nome não pegue sozinho, simplesmente, Bela...
ResponderEliminarNão conhecia a lista italiana e adorei... embora alguns nomes masculinos me façam confusão. Andrea para rapaz... e Simone que eu gosto tanto, ser masculino não me convence de todo :(
Obrigada pela "dedicatória", Filipa, e também pelas sugestões e opiniões ao longo de vários meses de procura do nome ideal. Parecia que nenhum nome era o tal... Acho que estive nove meses a testar o alfabeto inteiro! :)
ResponderEliminarAgora, não consigo olhar para a Isabela e ver-lhe outro nome.
Bj, C.
Isabela é muito bonito. É familiar (devido à parte inicial), mas original ao mesmo tempo. E soa mais delicado do que Isabel
ResponderEliminarConcordo sophia
EliminarSónia, na Itália esses são inteiramente masculinos. Andrea lá é o nosso André, Simone lá é o nosso Simão.
ResponderEliminarEu sei que lá esses nomes são completamente masculinos, é como o caso de Ivone... Mas costuma-me encarar esses nomes como masculinos... Ainda por cima Simone que adoro...
ResponderEliminarAcho q vc nao reparou q isabela v de de bela dheeee
EliminarEu me chamo isabela e me identifico muito com o significado eu amo o meu nome acho tao belo edelicado
ResponderEliminarQual é o significado de Isabela?
ResponderEliminarSonia, o nome Bela pega sozinho hehe eu tneho uma Isabella e toda a gte trata por Bella. Na creche so escrevem Bella, pq ja tem outra Isabela na turma...e sim, isto em Portugal.
ResponderEliminarGostei muito do blog. Gostaria que me esclarecesse uma d[uvida. Como separamos as s[ilabas dos nomes de pessoas que apresentam consoantes repetidas ou dobradas, como por exemplo Isabella, Jennifer, Jeniffer, Jefferson, Gabrielle, Giselle,etc.? Se puder me responder, envie a resposta para o e-mail adaltovias@yahoo.com.br
ResponderEliminarMuito grato.
Eu me chamo Isabela e amo meu nome minha mae disse que queria que o meu nome fosse Raquel mais meu pai optou por Isabela
ResponderEliminarChamo-me Cristina Isabela há 44 anos, e adoro.:)
ResponderEliminar