 |
| Penélope Cruz |
Post originalmente publicado a 9 de Maio de 2012
Pensei no nome de hoje mesmo antes de ligar o computador, pelo que a primeira coisa que fiz foi procurar na lista oficial quantas bebés tinham sido registadas com o nome Penélope em 2011. Escrevi e reescrevi o nome, não querendo acreditar que não havia um único registozinho. Fosse este um tema muito mais sério e não teria dificuldade em apelidar este momento de tragédia! Por que é que não houve nenhuma pequena Penélope?! É um nome demasiado pesado? É demasiado feio?!
Não posso acreditar que ninguém o consegue ver como eu o vejo: um nome internacional, que hoje em dia toda a gente reconhece (Penélope Cruz, a maravilhosa embaixadora deste nome!!), um nome presente na Odisseia de Homero... Eu, que amo The Big Bang Theory, ouço chamar três vezes pela Penny e só desejo que ela seja, na verdade, Penélope... Raios, acho que isto de não ter filhos me distorce a visão das coisas, mas corro a lista do DN para cima e para baixo e vejo nomes tão menos bonitos e tão menos interessantes que Penélope.
Penélope é um nome grego de significado incerto - tanto poderá apontar para uma espécie de pato ou para "tecelão".
Faço então um apelo a quem tem uma pequena coisinha maravilhosa a crescer dentro de si: ponderem usar Penélope, nem que seja como segundo nome! Não vale de muito, mas há pelo menos uma pessoa no mundo que vai adorar a vossa escolha - eu!
Já passaram uns aninhos desde que escrevi este post e, em 2014, Penélope foi alvo de nove registos. É pouco, mas é bem melhor do que zero! Continuo a gostar muito deste nome e continuo a achar que merecia mais atenção, mas deixo-vos duas perguntas: sendo Penélope um nome tão forte, tão marcante, e tão diferente do maioria dos nomes desta geração, acham que uma pequena Penélope gostará do seu nome durante a adolescência? E acham que a popularidade atual de Valentina, outro nome tão poderoso, poderia contribuir para suavizar nomes como Penélope?