Nomes modernos para meninos portugueses

em 21/12/16


Depois de ter publicado a lista de nomes modernos femininos para 2017, surgiu o pedido para publicar uma lista igual, para meninos. Não quero parecer um disco riscado, mas tenho de começar por reafirmar que, de certa forma, os nomes modernos masculinos usados em Portugal têm pouco de ousado, correspondendo, na sua grande maioria, a nomes estrangeiros, perfeitamente normais e que, não sendo admitidos cá até há poucos anos, nos parecem novidade, nomeadamente Diego, Kevin, Noah, Brian/Bryan e Dilan. Falamos disso mesmo no post que dediquei aos Nomes estrangeiros anglo-saxónicos para meninos portugueses, onde elenquei os nomes que me pareciam mais contemporâneos e usáveis no nosso país e que é de leitura obrigatória para quem procura este estilo de nomes. Além dos nomes presentes nessa primeira lista, sugiro os seguintes: 

  • Nomes com pequenas diferenças para a variante comum: Bastião, Davi, Enrique, Felipe, Manel, Iago
  • Diminutivos: Alex, Fred, Gui, Leo, Pepe
  • Nomes terminados em -a ou -ah: Joshua, Luca, Micah, Nicola, Noah
  • Nomes terminados em -i: Ari/Ary, Eli, Levi, Ravi
  • Mitológicos: Juno, Ódin, Páris
  • Nomes em destaque no mundo do futebol: Adrien, Eder, Jonas,Leonel, Oliver, Sálvio
  • E ainda: Damien, Gael, James, Liam

18 comentários:

  1. Eu realmente prefiro nomes mais longos, antigos sem parecerem fora de moda e com significados interessantes e bonitos. Desses todos, só mesmo Noah me convence, apesar de achar que não colocaria a um filho, pois cada vez é mais comum.
    Filipa, preciso da sua mega ajuda! Nomes para uma irmã de uma Concha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro a leitura deste post, para começar...
      Pares Perfeitos para Violeta
      Há ali algum nome que possa ser um ponto de partida?

      Eliminar
    2. Obrigada! Da lista, gosto bastante de Margarida, Clara e talvez Melissa.

      Eliminar
    3. Não encontrei o meu nome (Delma) em nenhuma lista. A minha mãe que escolheu o meu nome.

      Eliminar
  2. Estou grávida de um menino e estou com dificuldades em escolher um nome. ....tenho uma listinha e gostaria e sugestões sinceras...
    Fred Apolo kim Levi aceito sugestões pois estou perdida. ..obrigado

    ResponderEliminar
  3. Offtopic: já foi revelado o nome da 2.ª filha da Blake Lively e do Ryan Reynolds! Chama-se Ines :)

    http://www.elle.com/culture/celebrities/news/a41574/blake-lively-and-ryan-reynolds-second-daughter-name/?src=socialflowFB

    ResponderEliminar
  4. Adoro tanto Ódin! Se o chegar a usar será com o composto Ódin Baltasar (acho que fica com um toque nórdico) ou Ódin Filipe (por causa da simbologia de Sleipnir o "cavalo" que Odin montava).
    Gosto também de Ary, Levi, Gael e Noah.
    Consigo simpatizar com Bastião (até achei engraçado), Alex, Fred, Gui, e Leo.
    O meu namorado adora Páris mas não me enche as medidas.
    Fiquei surpreendida com Juno que achava ser um nome feminino (por causa da deusa romana).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também só conheço Juno como nome feminino, mas a famosa lista aponta-o como masculino, corroborando a indicação presente no Vocabulário Ortográfico de 1940, que diz que se trata de um nome masculino, mitológico.

      Eliminar
  5. Nenhum nome me convence...
    Prefiro mesmo os tradicionais.

    ResponderEliminar
  6. Porque não incluiu Isaac na lista? :) estou a puxar a brasa à minha sardinha, mas acho que tanto noah como isaac são os mais "modernos" dos bíblicos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabi, também incluo Isaac no lote de nomes modernos, só não está aqui porque não incluí nomes que já estão no top 50, a ideia era apresentar sugestões menos ouvidas!

      Eliminar
  7. Adoro adoro Luca e Noah mas mesmo assim prefiro nomes mais "antigos"

    ResponderEliminar
  8. Ai, tantas preciosidades no baú à espera que lhes tirem o pó e os pais vão buscar estes nomes... =P Bem, estão no seu direito e gostos não se discutem. Já por várias vezes ouvi amigos estrangeiros dizerem que em Portugal toda a gente tem os mesmos nomes... (Não sei se a crítica é merecida, mas enfim...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso concordo com a critica dos seus amigos...No tempo dos meus pais noto que havia nomes diferentes(década de 50), mas desde há uns 15 anos para cá que quem não tem nome a fingir que é aristocrático(Martim, Afonso, Salvador, Maria Beatriz, Constança, Mariana,Matilde etc e tal) salta logo do normal. O que acho que é uma coisa boa!originalidade precisa-se. O meu sobrinho nasceu e uma enfermeira da maternidade já de meia idade perguntou como se chamava a criança(chama-se Gil), quando ouviu escapou-lhe um "Ai finalmente" e depois caiu em si e respondeu "desculpem é que esse ainda não tinha ouvido este mês...ultimamente é tudo igual" e como viu que nós nos rimos e concordávamos até acrescentou.." as raparigas da receção quando chegam grávida nova até brincam então achas que é um Duarte ou Martim?". E realmente desde aí tenho reparado mais nisso. Felizmente a tendência parece estar a mudar.

      Eliminar
  9. Ola .sou brasileira e meu marido alemao...Sempre gostei de joao,ANTONIO,FELIPE ...Estamos em uma duvida e quero pedi ajuda a blog felippa para me ajudar.Gostei de LIAM ... joao Liam achei que ganhou ate um ar mais descontraido que o joao sempre temos em todos lugares ...o que vcs me diz? QUAL A COMBINACAO PERFEITA?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)