Nomes compostos com Mia

em 17/11/11


A minha irmã convenceu-me a ver o programa "A Voz de Portugal", da RTP. É giro. Mas giro, giro mesmo é o nome de uma das juradas, a Mia Rose - e já falamos disso aqui. Pensando nos motivos que me levam a gostar do nome, acho que o segredo está na junção da delicadeza de Mia com a agressividade do som "row". 
Nos nomes portugueses, este row é difícil (será impossível?) de encontrar, mas o "Ou" está presente em alguns nomes que, ao contrário de Rose, são compridos: 


  • Mia Lourença
  • Mia Mourana
  • Mia Oureana


Esqueçamos o "Ou" e continuemos a pesquisar combinações giras, focando a nossa atenção nos nomes curtos

  • Mia Flor
  • Mia Carsta
  • Mia Dele
  • Mia Ignez
  • Mia Liz
  • Mia Lua
  • Mia Luz


Hum... E se Mia é tão feminino, que tal tentar misturá-lo com um nome masculino?

  • Mia Ariel
  • Mia Charbel
  • Mia Gui
  • Mia Jasmim


Não resisti a partilhar Mia Gui... Acho que vi o Karaté Kid vezes demais!!!!

Atualização

Em 2013, foram registados os seguintes nomes compostos com Mia:


  • Mia Alexandra
  • Mia Nicole
  • Mia Daniela
  • Mia Filipa
  • Mia Isabel
  • Mia Nadine
  • Mia Luz
  • Mia Carolina
  • Mia Miguel
  • Mia Gabriel
  • Mia Flor
  • Mia Catarina
  • Mia Afonso



20 comentários:

  1. Mia Lua e Mia Liz, Sem dúvidas os meus preferidos! 'Mia' como 'minha', parece-me perfeito para uma filhota (:

    ResponderEliminar
  2. Mia Liz é o meu favorito. Que acham de Mia Aurora?

    ResponderEliminar
  3. Vivo no Luxemburgo e adoro os nomes que usam aqui... acho os nomes "da moda" Portugueses sem graça nenhuma e parece que nunca variam, em comparação com aqui, não tem comparação!
    Aqui quase todos os nomes que usam ás crianças me encantam.
    Até os Portugueses daqui optam por serem diferentes, particularmente há muitas meninas Mias portuguesas por aqui.
    Os meus preferidos por aqui são:

    Timothee
    Fiona
    Cecile
    Kayra
    Maryam
    Loris
    Matisse
    Leah
    Stella
    Arielle
    Maialyn
    Luca
    Sahel

    ...e muitos mais podia ficar aqui eternidades a numerar os nomes que oiço e gosto aqui no LUX! Ha nomes lindos e aqui não se fixam só numa moda de nomes..embora haja sempre uma moda, Emma, Chloé, há demasiadas...Mas não é como em Portugal que as pessoas se fixam quase todas em um estereotipo de nomes. Claro que o facto de haver aqui emigrantes de varias nacionalidades ajuda.

    ResponderEliminar
  4. (CONT.)Na minha opinião em Portugal o que estraga tudo foi terem -se virado para a moda dos nomes antiquados...Foram ao fundo do baú buscar nomes antigos... Enquanto noutros paises como aqui no LUX é ao contrário, quanto mais moderno o nome for melhor...Se for muito antiquado já ninguem gosta!
    E na minha opinião é isso que não deixa evoluir os nomes em Portugal..Em quase todos os paises Europa o Top dos nomes é feito de nomes modernos, só em Portugal continuam na idade média dos nomes!
    Esta é a minha opinião..Não gosto nada nem me encanta nada os nomes que agora gostam de usar em Portugal: Leonor, Matilde, Afonso, Dinis...Cismaram com os nomes dos reis e não saem dessa!
    Mil vezes os nomes daqui, as pessoas daqui não querem nomes de reis, mas sim nomes para a frente e modernos... ;)
    Quando tiver filhos posso ser portuguesa mas vão ter nomes LUX :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tradição e História de familia pode ser muito mais importante do que a suposta evolução da modernidade nos nomes. Portugal está muito bem. Fique com a sua adoração pelo Luxemburgo e não se preocupe com o que se passa em Portugal.

      Eliminar
  5. No Luxemburgo há algum tipo de restrição aos nomes? A introdução de nomes "modernos" cá é difícil, porque não vão de encontro à onomástica portuguesa e a solução passa por ir buscar nomes que já não se ouvem há muito tempo - é o mais fresco que se arranja :)
    Depois há toda a questão cultural e aí concordo plenamente, somos demasiado tradicionais!!

    ResponderEliminar
  6. Mia Jasmim que combinação bonita :)

    ResponderEliminar
  7. Amo a combinação Mia Madalena!

    O nome verdadeiro da Mia Rose é Maria Antónia Teixeira Rosa.

    ResponderEliminar
  8. Gostei bastante de Mia Luz, talvez por se assemelhar a Maria Luz, que também gosto muito, aliás tenho vindo a gostar cada vez mais de Luz como segundo nome :) Outras combinações que também me agradaram:
    - Mia Flor
    - Mia Jasmim (porque também gosto de Maria Jasmim, apesar de não ter a certeza se Jasmim é admitido como segundo nome feminino)
    - Mia Oureana

    ResponderEliminar
  9. Outro composto que gosto: Mia Rosa.

    ResponderEliminar
  10. Posso variar Catarinha, usar Catherine. Mia Catherine é lindo pra filhote ♥

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)