Os nomes mais internacionais para meninas

em 10/10/17


Seguindo o mesmo processo que descrevi no post a propósito dos Reis dos Nomes Internacionais para meninos, cheguei a uma lista de nomes femininos que estão em alta numa série de países, que têm tradição em Portugal e que não variam quase nada graficamente. Assim, poderemos descrevê-los como os Reis dos Nomes Internacionais para meninas: 

  • Alice
  • Amélia
  • Ana
  • Clara
  • Elisa
  • Ema
  • Emília
  • Eva
  • Gabriela
  • Helena
  • Isabela
  • Júlia
  • Lara
  • Laura
  • Luna
  • Maria
  • Mia
  • Mila
  • Miriam
  • Olívia
  • Sara
  • Sarah
  • Sofia
  • Victória



Tal como deixei Liam & Noah de fora. também neste caso optei por deixar Stela, Maya e Zoe, apesar de serem passíveis de registo no nosso país e de aparecerem em quase todas as listas de nomes mais populares dos países em consulta [mas não na lista portuguesa]. Simplesmente, a meu ver, não cumprem o critério de terem alguma tradição no nosso país. 

É evidente que a lista de nomes que eu considero internacionais são se esgota aqui e podem consultar mais sugestões ao longo de vários posts que já dediquei ao assunto. 

40 comentários:

  1. E Gabriela, não conta Filipa? Será pouco tradicional no nosso país? É que temos Gabriella, Gabrielle, por aí :)

    ResponderEliminar
  2. A sobrinha da Carolina Patrocínio vai ser Alice, gosto muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que eu não gosto nada, nadinha deste nome...mas pegou moda já reparei. Agora vão ficar de lado as Beatrizes, Leonores, Matildes.

      Eliminar
    2. Amo Gabriela, Júlia, Laura. Irene também gosto bastante, também tem a mesma grafia internacionalmente.

      Eliminar
  3. Que nomes bonitos..e concordo com a lista já agora Filipa, MARION é traduzido como Maria ou Mariana ?!

    beijinhos
    cumprimentos

    Mariana Fonseca

    ResponderEliminar
  4. Gosto de todos menos Luna que não associo a nome. Prefiro estes nomes internacionais do que estrangeiros.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite!não gosto da maioria dos nomes...mas é uma excelente lista para quem gosta de nomes internacionais ..e quero desde já dar lhe os parabéns Filipa por tudo o carinho e empenho que dedica a este blog!!!
    E Valentina, não é considerado internacional?!
    Beijinhos
    Gabriela Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabriela, obrigada pelas palavras tão simpáticas <3 Infelizmente, não tenho conseguido dedicar-me ao blog com a frequência que gostaria, mas é sempre bom ver que as pessoas vão regressando, mesmo quando não há muitas novidades! :)

      Eliminar
  6. Os meus preferidos são Clara, Gabriela, Sofia e Victória, gosto imenso de qualquer um deles. :)

    ResponderEliminar
  7. Boa noite ...Gosto muito de Laura e Elisa!!
    Beijinhos
    Adriana Melo

    ResponderEliminar
  8. Desta lista gosta de Eva e de Lara!
    Mas não gosto nada de Alice muito sinceramente prefiro que a moda da Leonor continue que venha a da Alice!Não gosto mesmo..vi um post da Filipa que Clara,Eva, Alice. ..Podiam vir a ser as próximas Matildes,Leonores,Beatrizes...dos 3 se tenho um gosto mínimo por algum é Leonor... E entre os de cima Eva, mas Clara para mim mete me uma certa impressão e chamou ou vejo me obrigada a chamar Clarinha!
    Na turma do meu filho há: uma Alice .uma Leonor... Uma Matilde...uma Eva..uma Clara...uma Beatriz.. Uma Mariana.. Uma Vitória..uma Maria João... Uma Carolina...!nomes que já nos cruzamos tosa a vida...Mas Alice nunca gostei... Apesar da Alice da turma do meu filho ter cara de Júlia ou Luísa!

    Beijinhos
    Cristiana Leal

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Filipa, que o dia de hoje seja muito especial! Um beijinho!

    ResponderEliminar
  10. E Rita? Existe em várias línguas....

    ResponderEliminar
  11. Lá vai o meu coração escolher Helena... X3

    Filipa, o nome Luísa (ou as suas variações) não anda popular noutras partes do mundo? Parece-me um clássico com as características ideias para se enquandrar nesta geração...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconteceu com Luísa o mesmo que aconteceu na lista masculina com André - demasiadas variantes: Louisa, Louise, Luise, Luísa.

      Eliminar
    2. Ah, compreendo =) Mas a minha impressão de que é popular (nas suas respectivas versões) está correcta, portanto?

      Eliminar
  12. Penso que faltam os nomes Rita e Diana.

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Gosto muito de Laura e Emília!
    E é verdade conheço um casal que tem três filhos e que por opção todos eles têm nomes internacionais... Assim sendo os pais quando fazem viagens as pessoas não ficam chocadas quando lhes perguntam o nome e ouvem:" Daniela ou Estefânia"!
    É a Eva que acho um nome muito internacional, a Ana Luz mas só lhe chamam Ana e o Luís!

    Cumprimentos
    Bjs
    Ana Vasconcelos

    ResponderEliminar
  14. E Amélia? Gosto muito do nome, mas prefiro as versões inglesa e francesa à nossa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, falta grave! Ficou de fora porque os acentos baralharam as contas, mas tem de estar nesta lista, vou adicionar! :)

      Eliminar
  15. Os meus nomes preferidos da lista são Lara ( tenho uma Lara com 5 anos) e Eva que será o nome escolhido se tiver outra menina :)

    ResponderEliminar
  16. A Joana do “Violeta Cor-de-Rosa” anunciou estar grávida da terceira menina e confesso que estou curiosa, porque parece-me ser uma pessoa com imensa originalidade e bom gosto, já para não falar que Madalena e Violeta são um mimo! :)

    ResponderEliminar
  17. Gosto imenso de Alice, Clara, Eva, Gabriela, Helena, Júlia, Maria e Olívia. Senti a falta de Amélia e Luísa, principalmente.

    ResponderEliminar
  18. E Daniela, Teresa e Valentina? (:

    ResponderEliminar
  19. Gosto de Laura e Eva sao os meus preferidos desta lista!

    Para quem gosta de nomes internacionais é fantástica!
    Parabéns Filipa pelo seu excelente trabalho!!
    Mais uma vez felicidades, saude e sucesso para todas

    ResponderEliminar
  20. Não faltam nome na lista???? Como os que foram referidos acima?? Teresa, por exemplo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No início do post, explico que esta lista é composta por nomes que estão nas listas de mais populares numa série de países, que enumero no post masculino, para o qual deixei o link. Infelizmente, Teresa não surge em lugar de destaque no somatório das lista. Nem Diana! 😥

      Eliminar
    2. ok, obrigada Filipa :)

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)