Xavier

18.11.11


Não sei se vocês costumavam jogar àquele jogo dos "nomes, animais, países", mas eu jogava muitas vezes. Muitas. E não havia letra que ficasse de fora. No caso da letra X, era sempre uma chatice, porque na categoria dos nomes já sabia que só ia ganhar 5 pontos, que era o valor de um empate, porque Xavier era o único nome que conhecíamos começado por X. 

Apesar de tudo, gosto muito de Xavier, um nome de origem basca, que significa "casa nova", por derivar de Extaberri. Há ainda quem vá ao arábico buscar "brilhante", mas como é um nome tão espanhol, inclino-me mais para a primeira referência. 
Xavier tem, então, uma primeira letra pouco frequente. A terminação em -er, apesar de não ser tão rara quanto isso, só tem tanta evidência em Hélder. Acho que é difícil pensar em Xavier como um nome popular, mas a sensação que tenho é que se trata de um nome que se ouve sempre, como se houvesse constantemente um bebé Xavier a nascer (em 1980, o SPIE diz que há 3 registos. Três!). Na vizinha Espanha, Javier foi o 12.º nome mais usado a nível nacional. Nos EUA, está desde 2001 no top 100, tendo sido 0 71.º nome mais usado em 2010. 
Xavier é, também, um nome que associo à Monarquia - não como primeiro nome, mas um dos mais presentes na longa lista de nomes dos infantes (como se pode ver aqui) em honra de S. Francisco Xavier. Resumindo: antigo, pouco frequente, conhecido internacionalmente, letra quase exclusiva... Só vantagens! 

Poderão ler um post mais recente sobre Xavier aqui e acrescento que, em 2012, Xavier ocupava a 50.ª posição do ranking de nomes masculinos mais registados em Portugal, o que significa que deixou de ser um nome "pouco frequente". 

11 comentários :

  1. Se jogava... eu adorava, nunca percebi é porque se chamava jogo dos países, se nós respondiamos sobre tudo :P É devido ao jogo que sei que em português só existe um país do mundo começado por O... Omã...

    Mas indo ao tema deste post, gosto do nome Xavier, embora não esteja a ver-me a chamar Xavier a um filho... mas por acaso, se por alguma obra do destino fosse para Espanha, acho que não me importava nada de ter um Javier :P

    Em relação ao nome ser de origem basca e ao uso dos X... a língua basca que não conheço de todo é rica em palavras com X pelo meio... é engraçado, porque nós pouco usamos mesmo a letra...

    ResponderEliminar
  2. Lembro me que quando aprendi o abecedário encantei me pela letra X porque quase nada começa por X. Também me lembro desse jogo sempre o chamei stop ainda o joguei há pouco tempo num acampamento não tínhamos nada para fazer resolvemos recordar e foi super divertido.
    Em relação ao nome Xavier sempre brinquei muito quando não me lembro do nome de alguém que é muito mas muito raro sai me o Xavier mesmos as meus irmãos na brincadeira chamo os Xavier é um nome simpático mas não escolhia para um filho

    ResponderEliminar
  3. Pois é por aqui também há quem chame do jogo do stop (mas para mim o verdadeiro jogo do stop era um que se mandava uma bola e se tinha de correr :P) por isso sempre chamei por jogo dos países :P

    ResponderEliminar
  4. Adorava esse jogo, aqui chamávamos jogo do stop...qto a Xavier é um nome mto bonito, que está guardado para segundo nome de um futuro filho...

    ResponderEliminar
  5. Também chamo jogo do stop :) Há sempre letras ingratas.
    Xavier é um nome bonito, mas gosto muito da sonoridade de Javier (dito em espanhol,claro).

    ResponderEliminar
  6. E eu gosto tanto do X (: (não nos erros ortográficos, claro!) Mas como sempre fui tratada por Xana/Xaninha foi uma letra que me ficou muito querida. Tanto que na porta do meu quarto lá na ilha tenho uma daquelas letras de madeira, com um bicharoco enrolado. Tenho um X e não um A..!
    Quanto a Xavier gosto, não poria num filho, mas gosto. E julgo que lá da ilha conheço uma senhora Xaviela ;)

    ResponderEliminar
  7. Por estes lados também era o jogo do stop :) Conheço um bébe Xavier de 6 meses e conheço um rapaz cujo nome de familia também é Xavier. Curiosamente esse rapaz tem 4 nomes próprios. Chama-se Bruno Miguel Filipe Xavier.

    ResponderEliminar
  8. Olá: meu nome é Xabier, fui nado na Galiza e em galego é mui comúm ver este nome escrito com "b" ao igual que em euskera ou língua basca. Em Catalunya normalmente é escrito com "v" e em espanha castelhanizam o nome como "javier".
    Saudaçoes dende a Galiza!

    ResponderEliminar
  9. Filipa, para perfeitos para Alice e Xavier?

    ResponderEliminar
  10. Olá Filipa. Cá em casa há um duelo entre Xavier e Tomás :) pode dar-me uma ajudinha?

    ResponderEliminar

Com tantos nomes à escolha, vai mesmo ser apenas Anónimo? :)