Tânia & Vânia
- Nomes dos anos 80 -

em 30/11/11



Tânia ("louvável") e Vânia, ("o senhor é gracioso") são nomes que podemos associar aos anos 80, sem grandes hesitações. Baseando-me nos dados do SPIE, Tânia e Vânia tiveram o seu auge em 1978: Tânia com 760 registos e Vânia com 856 registos. Na lista de nomes populares de 1980, ambos perderam força e alternaram posições: Tânia surge em 19.º (437 registos) e Vânia em 37.º (216 registos). Assim à primeira vista, talvez nem sejam números tão expressivos quanto isso, mas se pensarmos que os nomes se mantiveram mais ou menos estáveis até aos anos 90, percebemos porque é que, no geral, achamos que eles eram muuuiito populares.

De acordo com os dados oficiais a que o Nomes e mais Nomes teve acesso, nos finais dos anos 80 e inícios dos anos 90, Tânia era muitíssimo popular entre as meninas portuguesas e em 1990 e 1991 ocupava a 7.ª posição do ranking, chegando aos 1600 registos anuais! 

Tânia e Vânia reinam nos nomes terminados em -ania; também conhecia uma Dânia que deverá ter nascido por volta de 1985, e ela era a única que conhecia até que alguém da TV apareceu com uma namorada com esse nome e que, hoje em dia, é a conhecida atriz portuguesa Dânia Neto, nascida em 1983. Também conheço uma pequenita de 5 anos chamada Dânia.
O que mais me surpreende na popularidade de Tânia é o facto de ser, inicialmente, um diminutivo de Tatiana. Vânia poderá também derivar de um diminutivo: Vanya, diminutivo de Ivan, ou seja, João. Vânia é João? Fantástico! Também há quem aponte Vânia como derivação de Vanja que é a versão escandinava de Vanya, mas nesse caso é unissexo. Mesmo assim, Vânia não deixa de ser João.
Pondo de lado a questão da temporalidade, são dois nomes bonitos, com uma primeira letra forte, com uma pitada de agressividade mas, ao mesmo tempo, muito melodiosos.

  • Grau de usabilidade nos dias de hoje: 12 em 20, porque estou rodeada de Vânias e Tânias, mas os nomes, por si, valem mais do que isso. 


Qual destes nomes prefere?
Tânia
Vânia
Results

9 comentários:

  1. Realmente acho que Tânia e Vânia são mesmo muito comuns, conheço imensas, todas nascidas depois de 1980. Pessoalmente gosto mais de Tânia que de Vânia... e acho Dânia engraçado, talvez por não conhecer nenhuma, sem ser a actriz...

    Relativamente a Tatiana, nunca engracei com o nome, acho que durante a vida toda só conheci duas... mas não engraço mesmo...


    No grau de usabilidade concordo com os 12/20 ;)

    ResponderEliminar
  2. adorei ver que aceitaram a minha sugestao :) o meu nome é vania e gosto muito do meu nome,claro que concordo que nos dias de hoje não se usa mas nao deixa de ser um nome com personalidade :) quanto a tânia e tatiana nao gosto muito de nenhum dos 2.

    ResponderEliminar
  3. Há 4 Tânias numa das minhas turmas. Vânias conheço poucas

    ResponderEliminar
  4. Voto em Vânia, por ser a filha da minha madrinha/mãe da minha afilhada e por eu a considerar como uma irmã. É de finais da década de 70 e tem uma prima um pouco mais velha chamada Tânia.
    Mas engraço mesmo muito mais com Vânia, soa-me muito mais familiar (:

    ResponderEliminar
  5. Vânia, eu agradeço todas as sugestões e, por norma, tento sempre aproveitá-las para posts, por isso se tiver mais ideias, esteja à vontade para partilhar ;)

    ResponderEliminar
  6. Conheci duas irmas chamadas Vânia e Vera. Acho que prefiro Vânia a Tânia, talvez por essa referência.

    Nos EUA, Tanya e Tonya fizeram imenso sucesso durante um periodo, mas Vânia nunca. Estranho.

    ResponderEliminar
  7. Meu nome é Tânia e a maioria que conheço é da década de 1960.
    Por causa da menina Tânia que foi assassinada pela amante do pai no Rio de Janeiro naquela época.
    Eu amo o meu nome!!!

    ResponderEliminar
  8. O meu nome! 😍
    Faço totalmente parte dessa geração. Nasci em 91 e a minha mãe escolheu-o porque o patrão dela tinha uma filha com esse nome. Agora percebo o porquê do meu nome.


    tanialisting.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Olá. Sou de 88 e havia sempre mais uma ou duas Tânias na minha turma.
    A minha mãe não sabe muito bem onde ouviu o nome, gostou e nem considerou outra opção.
    Não gosto muito mas podia ser pior! Um facto positivio é que ao trabalhar numa multinacional, descobri que o meu nome é relativamente fácil de dizer noutras linguas.
    Gosto menos das versões Vânia e Dânia :P

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)