E por que não Octávio?

em 09/04/20


Nos últimos anos, mas em especial em 2018, debrucei-me bastante sobre a temática dos Nomes Simples, - que, na minha opinião, se apresentavam como uma clara tendência para os próximos anos. Entretanto, fui afunilando as opções e, mais recentemente, tenho apresentado alguns nomes que eu considero boas opções a médio prazo, e que, a meu ver, até já fazem sentido para os dias que correm.
Quase todos eles são nomes com tradição em Portugal e podem ser encontrados nas nossas famílias alargadas, possivelmente na geração dos nossos avós ou dos tios e tias de mais idade. Resumidamente, são nomes que me passam a mesma sensação que Alice, Olívia, Matias ou Xavier me passavam no já distante ano de 2010. A título de exemplo, deixo-vos alguns destes posts: 

Continuando então este percurso, gostava de saber o que é que vocês acham de Octávio, nome de origem latina, que associo de imediato a alguns dos nossos favoritos, tais como Laura, Benedita, Júlia, António, Lourenço, Constança, Olívia, Victor, Victória ou Valentina e que também me parece próximo de nomes de outras origens, como Gustavo, Henrique ou Luísa. 
Eu gosto bastante de Octávio, já o incluí em diversas listas de favoritos e, uma vez mais, acho que é o tipo de nome que se adequa aos meninos desta geração. É um nome que envelhece bem, que está em sintonia com as nossas opções de sempre e em linha com o que já desponta como tendência. 
Qual é a vossa opinião a respeito de Octávio? 

16 comentários:

  1. Filipa, estive à procura de posts sobre o composto Maria João, mas encontrei apenas um, mais relativo a João Maria. Mas estou grávida de gémeas e estamos muito indecisos. Temos uma Maria João e os nomes não necessitam de ter o composto Maria, apesar de me agradar. Pensámos em Júlia, Margarida, Maria Miguel (...) mas ainda ideias muito dispersas. Quais as sugestões?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, muitas felicidades!!!

      Sugiro:

      - Maria João, Júlia & Mercedes
      - Maria João, Amélia & Vitória
      - Maria João, Maria do Carmo & Maria Leonor

      Considero o nome Maria João um nome forte, por isso, pensei em opções também elas fortes.

      Eliminar
    2. Maria João, Maria Miguel & Maria David
      Maria João, Maria Miguel & Maria Manuel
      Maria João, Maria Miguel & Maria José
      Maria João, Maria Mel & Maria Mar

      Eliminar
    3. Muitos parabéns! :) De facto, nunca escrevi isoladamente a respeito de Maria João, o que é uma grande falha, que conto resolver nos próximos tempos! Pessoalmente, não me veria a seguir a mesma fórmula de Maria + nome masculino, porque acho que Maria João e Maria José são um caso à parte mas talvez me inclinasse para uma opção do estilo Maria do Mar & Maria do Carmo ou Maria do Pilar... Ainda assim, e pensando na possibilidade de fazer par com Maria Miguel, deixo a sugestão de Maria Luís [Malu].
      Se gosta de Júlia, sugiro como possível par Helena, Clara, Camila ou Victória e como par para Margarida, pensei em Marta, Luísa ou Aurora!
      Um beijinho!

      Eliminar
  2. Acho Octávio um bom nome, sim :) Tal como a Filipa, acho-o semelhante a Gustavo, e talvez por aí pudesse conquistar mais pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Gosto de Octávio, é um nome forte e com história.

    Assim como gosto de Artur e Helena (amo de paixão), de Augusto e Rosa.

    Da sensação que tenho, há cada vez mais pais a escolherem este tipo de nomes. E ainda bem!

    ResponderEliminar
  4. Não consigo gostar de Otávio de maneira nenhuma. Soa-me sempre a otário que é uma palavra feia e que detesto ouvir.

    ResponderEliminar
  5. A propósito de Octávio, lembrei-me do livro da Alice Vieira "Se perguntarem por mim, digam que voei"... E, não sei como não pensei nisso antes, o livro é uma arca de tesouro, no que a nomes diz respeito... Desde a combinação Joana Ofélia, passando pelas três irmãs Marias que a criaram, a bruxa Demérita, os nomes escolhidos para os filhos do General, apaixonado pelo império romano, que finalmente conseguiu ter um Octávio, quando casou com a Olinda... Tenho de desencantar o livro algures, é literatura juvenil, mas agora fiquei com vontade de o reler :)

    ResponderEliminar
  6. Não gosto nada. Rima com "otário".

    ResponderEliminar
  7. Otávio não é nada feio. Sugestões para Maria João: Eduarda, Luisa, Antónia, Júlia, Manuela, Eugénia, Rosarinho, Simone, Rosa.

    Com Maria:
    Maria Margarida
    Maria Manuel
    Maria Luísa

    ResponderEliminar
  8. Conheço uns 3 Otávios aqui no Brasil - todos bem jovens (faixa de 2 a 6 anos) e todos de famílias "chiques."

    ResponderEliminar
  9. Pessoalmente, não gosto nada de Octávio.

    E ainda por cima sou do concelho da Mealhada e aqui temos um restaurante chamado "Octávio dos Leitões", portanto estou sempre a associar o nome a este restaurante.

    ResponderEliminar
  10. Parece que a Luísa Sobral está à espera do terceiro filho! Quem é que acham que vai fazer companhia ao José e à Rosa?
    Eu aposto em Maria do Mar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, Rosa e Artur.
      José, Rosa e Alice.

      Eliminar
    2. Quando vi a notícia fiquei logo curiosa em relação ao nome, se for um menino eu aposto em António, Joaquim ou Manuel, se for uma menina aposto em Júlia.

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)