Rosa como segundo nome?

em 17/09/19


Há anos que acho que devíamos dar mais atenção ao nome Rosa mas, ao longo dos últimos dez anos, o número de registos tem-se mantido estável, com um mínimo de 25 registos em 2011 e um máximo de 44 registos em 2017. Rosa foi um nome muitíssimo popular em Portugal até à década de 70 e, por isso, está numa espécie de limbo que poderá fazer com que o achemos fantástico ou demodé, um pouco à semelhança do que se passa com Joaquim
A meu ver, Rosa é um dos nomes que também poderiam ser equacionados no seguimento da popularidade de Matilde, Alice e Olívia mas, se ainda não estamos preparados para o regresso de Rosa como primeiro nome, deixem-me então que apele ao seu uso na qualidade de segundo nome, resgatando uma prática que agradava muito aos portugueses de outros séculos e que hoje faz imenso sentido aos meus ouvidos! Já aqui fiz um post com sugestões de nomes compostos com Rosa e acho que o segredo está mesmo em aliar Rosa a um nome mais contemporâneo. 
Continuamos a ver muitas meninas com nomes compostos com Maria que não são tratadas pelo primeiro nome e pergunto-me se esta solução não poderá cativar alguns pais que gostam de compostos tradicionais mas que têm vontade de se afastar um pouco da tendência vigente. 
Já vos perguntei O que pensam de Rosa?, se acham Rosa - OK ou KO? e a pergunta que se segue é se se imaginam a utilizar Rosa como segundo nome e se há alguma combinação que vos agrade em particular!  

13 comentários:

  1. Conheço uma menina chamada Maria Rosa com 3 anos. É diferente. "Primeiro estranha-se, depois entranha-se" mas não gosto.

    ResponderEliminar
  2. Benedita Rosa, Margarida Rosa, joana Rosa, ficam lindos

    ResponderEliminar
  3. Rosa é um bom segundo nome, pois combina bem com vários nomes, para primeiro nome acho que vai demorar para se tornar novamente popular. Também há outras opções interessantes para primeiro nome, como Rosana.

    ResponderEliminar
  4. Rosa como segundo nome, não me cativa. Acho que é um nome por si só "forte", tem sonoridade.
    Prefiro apenas só Rosa (apesar de ser um nome literal, que por norma não aprecio).
    Já agora, tenho duas tias avós Rosa, é me um nome muito familiar.

    ResponderEliminar
  5. Rosa é um nome de que gosto muito. Delicado, bonito, simples e intemporal.

    Prefiro-o como primeiro nome, mas também gosto das seguintes combinações:

    Maria Rosa
    Matilde Rosa
    Rosa Sofia
    Rosa Carolina
    Rosa Vitória
    Alice Rosa
    Camila Rosa

    ResponderEliminar
  6. Apesar de não me agradarem os nomes literais, Rosa e Flor, são os que mais aprecio. Prefiro ver Rosa como 1o nome mas, sempre como composto. Não aprecio nomes simples.

    ResponderEliminar
  7. Gosto de Rosa :) Já foi o meu preferido. Estou a passar por uma fase (que já vai longa) em que prefiro nomes sem composto, e por isso prefiro apenas Rosa, mas continuo a gostar de o ver com outro nome - e sim, acho que dá um 2º nome muito bom!

    Gostei da sugestão mencionada em cima: Camila Rosa. A meu ver, até é relativamente fácil criar compostos com Rosa. Por exemplo, pegando em nomes modernos:

    Ariana Rosa
    Beatriz Rosa
    Carolina Rosa
    Diana Rosa
    Helena Rosa
    Inês Rosa
    Leonor Rosa
    Teresa Rosa (nota-se muito a repetição do som -sa?)

    E acho que pode dar compostos bem bonitos e poéticos! Pensei logo em Ariadna Rosa, e há uns tempos tinha Jasmina Rosa na cabeça, apesar de serem duas flores num só nome x)




    ResponderEliminar
  8. Gosto e ao mesmo tempo desgosto de Rosa.
    Há qualquer coisa que me prende a atenção, mas ao mesmo tempo a sonoridade e a literalidade não me agrada.
    No entanto, consideraria como segundo nome, até porque a minha mãe chama-se Rosário e era uma maneira de homenageá-la.
    Curiosamente, estou a construir a minha árvore genealógica e encontrei as seguintes combinações até agora:

    Maria Rosa (5)
    Margarida Rosa (2)
    Rosa
    Tereza Rosa

    Os meus nomes preferidos femininos não ficam muito bem com Rosa, mas penso que Mariana Rosa é uma combinação bonita. Assim como Margarida Rosa e Joana Rosa.
    Dentro da categoria dos nomes literais, é o meu favorito. Dentro da categoria flores, gosto de Rosa, mas prefiro Dália.

    Penso que tem muito potencial.

    -L

    ResponderEliminar
  9. É o nome da minha avó materna, Rosa Maria. Eu acho um nome fofinho, que é flor e cor. Não acho que seja muito apelativo atualmente. As combinações possiveis: Clara Rosa, Laura Rosa, Sofia Rosa ou Lia Rosa.

    ResponderEliminar
  10. A minha mãe é Maria Rosa e a minha sogra Eva. Não fosse a oposição do meu marido, até que gostaria de chamar Eva Rosa a uma filha. Gosto muito da combinação, acho muito doce e acho que combinaria com Ana Lídia (nome que darei à minha primeira filha).

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)