Duelo de nomes - Lília vs Lívia

em 07/02/20


Ao contrário da maioria dos portugueses, eu gosto muito do nome Lívia e ando há dez anos a tentar recrutar pessoas para o meu lado, sem grande sucesso. Mas, agora que Olívia está em alta, não será altura de voltar a tentar a sorte? Apesar de não ser a característica que mais valorizo num nome feminino, acho Lívia de uma delicadeza incrível! 
E se fosse possível olhar para Lívia com mais carinho, graças a Olívia, será que também poderíamos fazer o mesmo com Lília, em função de Liliana? Sim, Liliana poderá parecer algo datado para grande parte das mulheres portuguesas que hoje estão à espera de uma filha, já que foi um dos nomes mais marcantes dessa geração. Mas as suas variantes são clássicas em diferentes países e usam-se bastante, bem como Lily. Mas como acho provável que Lily nos remeta para Lili, diminutivo mais que comum entre as nossas Lilianas, creio que Lília poderia bem quebrar a ideia de algo ultrapassado, dando um ar vintage a um nome que foi tão adorado há poucas décadas! 
Para mim, Lília & Lívia encaixam no lote de nomes que poderiam surgir no seguimento da popularidade de Matilde e Alice. E vocês, o que acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem:


16 comentários:

  1. E porque não juntar também Lídia? Lígia?

    ResponderEliminar
  2. Prefiro Lílian a Lília, parece que Lília é um nome incompleto. De Lívia gosto mais ou menos...

    ResponderEliminar
  3. A minha filha chama-se Olívia, mas por acaso nunca ponderaria Lívia, nem gosto particularmente. Entre os dois até prefiro Lília!

    ResponderEliminar
  4. Livia muito mais giro! Já há tantas Lilias, fogo

    ResponderEliminar
  5. Prefiro Livia, sinceramente

    ResponderEliminar
  6. Voto em Lívia,gosto imenso... mas confesso que gosto mais de Lavínia.

    ResponderEliminar
  7. Lívia sem pensar muito. Simpatizo muito com este nome. Não aprecio Olívia nem Lília.

    ResponderEliminar
  8. Adoro Olívia mas isso não me faz simpatizar com Lívia, na verdade não gosto particularmente de nenhum dos dois nomes referidos mas tendo de escolher, escolheria Lívia apenas porque Lília não me soa bem.

    ResponderEliminar
  9. Não aprecio nenhum dos nomes, mas de escolher un, será Lívia.

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito dos dois, e de Lídia também. Lívia está na lista de possíveis nomes para uma filha, foi o único que o marido aprovou :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha filha mais velha e Lídia e uma das melhores amigas e Lívia!

      Eliminar
  11. A escolher, escolho Lília, mas não usaria nenhum.
    Já Olívia é um nome que me encanta e que eu usaria certamente.
    Sei de duas Lilianas portuguesas, por acaso, e são jovens. Uma delas é só Liliana, andou na mesma escola primária que eu mas era mais nova, creio que nasceu em 2003.
    A outra, é uma Liliana Raquel que nasceu em 2019! Irmã de um ex-colega de escola.

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito de Lília. A minha irmã é liliana por isso gosto. Se tiver menina e menino, desejo que se chame Lília Lis e o irmão Luís. O meu pai e irmão têm esse nome.

    ResponderEliminar
  13. Nomes duplos, Lília Cecília e depois os apelidos, penso que também fica bem, combinam. Tinha pensado em Lília Lis mas como o significado é igual, lembrei de Cecília que também gosto. Também gosto do nome Dilara.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)