Constança ou Penélope?

em 08/04/20


Hoje voltamos com mais um pedido de uma leitora, que gostaria de conhecer a vossa opinião. A Ana está grávida de uma menina e está indecisa entre Constança e Penélope. À partida, este parece um duelo muito improvável, já que são dois nomes que, à primeira vista, remetem para estilos muito diferentes, sendo um mais aristocrático e em linha com os nomes femininos mais escolhidos na última década, e o outro bem mais raro e sonante. Ainda assim, eu identifiquei-me de imediato com a indecisão, já que também eu estive perante uma dúvida semelhante, entre Frederica e Penélope. E se o comentário que ouço mais vezes é que Frederica é um nome super beto [dizem frequentemente o mesmo de Constança], a verdade é que há várias formas de olhar para um nome. Sempre me senti atraída por nomes fortes e imponentes e a minha lista de nomes femininos ilustrava esse meu estilo. Arrisco dizer que é o caso da Ana. 
Entre Constança & Penélope, qual é o vosso preferido? 

35 comentários:

  1. Prefiro Constança, muito embora Penélope dá para abreviar para Penny que também me agrada. Já para Constança só gosto do diminuitivo Conchi

    ResponderEliminar
  2. São ambos fortes candidatos! O nome Penélope talvez seja um pouco mais difícil de pronunciar e em termos de diminutivo fica giro também Poppy, para além de Penny, se bem que acho ambos os nomes tão bonitos que não vejo a necessidade de diminutivos. Constança remete para princesa, não gosto de nenhum diminutivo associado ao seu nome, mas acho muito bonito e clássico. Penélope remete para a antiguidade grega, tem uma sonoridade elegante, sendo um nome mais fora do comum, o que também me agrada. Não é uma escolha fácil.

    ResponderEliminar
  3. Acho que formam um bonito par! A minha preferência é Penélope, por achar mais diferente e por gostar muito do nome - tem um som e uma escrita muito agradáveis e suaves.

    ResponderEliminar
  4. Eu sou suspeita... a minha filha chama-se Penélope 😍 Constança também é muito bonito mas para a mãe Ana só lhe posso dizer que um boa maneira para se decidir será: Quer que a sua filha seja a única da escola, da família, do centro de saúde, da natação? 😉 Há muito mais meninas Constança que Penélope... Em relação aos diminutivos, foram os amiguinhos da creche que ajudaram, como não conseguiam dizer Penélope durante muito tempo ela foi chamada de Pepe!

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso de ambos mas acho que prefiro ligeiramente Constança!

    ResponderEliminar
  6. São dois nomes que adoro! Excelentes escolhas. E concordo que formam uma combinação interessante para irmãs, mas não como nome composto: "Constança Penélope" ou "Penélope Constança" não me agrada porque são dois nomes muito marcantes.

    Aconselho a Ana a pensar no que valoriza num nome. Por exemplo: popularidade. Se esta for uma questão que incomoda os futuros papás, "Penélope" seria preferível porque "Constança" está um bocado sobrelotado (pelo menos na minha região). O significado dos nomes também pode ajudar a decidir, se considerar relevante: "Penélope" significa "tecedeira/fiadeira/aquela que desfia tecido" enquanto "Constança" significa "perseverante/constante".

    Que associações existem aos nomes? Também pode ajudar. "Penélope" remete de imediato para a Grécia Antiga, para a "Odisseia" de Homero (sendo Penélope a esposa do protagonista Ulisses), mas a personalidade mais famosa com este nome é, sem dúvida, a atriz espanhola Penélope Cruz. Enquanto "Constança" remete de imediato para a monarquia portuguesa, especialmente a esposa de D. Pedro I (o par de Inês de Castro), mas talvez de associe mais à jornalista Constança Cunha e Sá.

    Espero ter ajudado, e desejo muitas felicidades aos futuros papás nesta nova fase que se avizinha.

    ResponderEliminar
  7. Voto em Penélope!

    Além de ser um nome pouco comum, acho que tem mais opções de diminutivos interessantes do que "Constança" ("Tansa" ou "Tansinha", como já ouvi). "Penny" é um diminutivo muito mais engraçado.

    ResponderEliminar
  8. Quando eu estava a ponderar Penélope, a questão dos diminutivos era o que mais preocupava os que nos são próximos e não o nome, em si!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca pensei que pudesse ser Pepe 😉 mas durante 2anos era quase sempre assim chamada pelos amiguinhos da creche, depois por ela própria, até que por quase toda a família! É a nossa Pepe 😍

      Eliminar
  9. Pois, os familiares por vezes complicam :)

    ResponderEliminar
  10. Penélope é lindíssimo e marcante, na minha opinião :)

    ResponderEliminar
  11. Não preciso nem pensar: Pe-né-lo-pe!

    ResponderEliminar
  12. Também voto em Penélope!

    Para além gostar muito mais de Penélope do que de Constança, se os pais estão indecisos entre dois nomes, o que é menos comum parece-me ser a melhor escolha.
    Torna-se mais especial como diz a Ana Teresa, assim a pequenina será a única no seu núcleo de amigos...

    Felicidades Ana!

    Débora

    ResponderEliminar
  13. Prefiro Penélope por ser um nome mais marcante e mais incomum.

    Felicidades à família da Ana!

    ResponderEliminar
  14. Penélope mil vezes, não gosto de Constança, as pessoas estão sempre a dizer "Constância". Penélope é muito mais original e interessante.

    ResponderEliminar
  15. Penélope é um dos meus nomes preferidos e estava no meu top 3 para a Gabriela (o que o Pedro prontamente vetou obviamente). Se tivesse uma mini-Penélope lá em casa, e sendo eu adepta de diminutivos, chamava-lhe Pépí (não Pépi, também há quem chame ao Matias Máti e eu chamo-lhe Mátí). Mas não sei como é nas outras casas, cá em casa tendemos a usar diminutivos que não têm muito a ver com os nomes. O meu irmão é Tiago e os meus pais sempre lhe chamaram Picas, e eu sou Joana e sempre me chamaram Fófí :)

    De Constança não gosto tanto, acho demasiado popular :P

    ResponderEliminar
  16. O diminutivo Pépi é giríssimo :) também gosto de Pepa (mas corre o risco de associação ao densenho anmado eheheh).

    ResponderEliminar
  17. Adoro a mitologia grega, mas nesse caso, prefiro Constança e tudo o que esse nome representa.
    Acho Penélope muito chamativo e não gosto muito disso em um nome.
    CONSTANÇA e sem apelidos, por favor, apenas CONSTANÇA. :)

    ResponderEliminar
  18. Prefiro de longe Constança, não é muito popular (ao contrário do que acham nos comentários), é marcante, forte e nome de princesa. Penélope parece antílope!
    Constança é dos meus nomes preferidos (a par de Luísa e Benedita - sendo que este último tem deixado de o ser pela sua subida a pique de popularidade :( )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que disse neste comentário pois ao contrário do que foi dito, Constança não é tão popular assim. Tenho uma filha chamada Constança com 9 anos e sempre foi única no infantário, jardim de infância e primária. Não tenho nenhum conhecido com esse nome nem que tenha dado esse nome a uma filha e só encontrei o verão passado uma Constança no parque infantil até então nunca me cruzei com nenhuma menina chamada Constança. É um nome forte, marcante e lindo. Adoro. E olho para a minha filha não podia ter escolhido outro nome para ela. 💗
      Em relação a Penélope, não desgosto mas não me encanta.

      Eliminar
    2. A popularidade dos nomes varia de região para região. É uma questão dos pais averiguarem quais os nomes das outras crianças na sua zona (se não querem um "nome repetido"). Por exemplo, aqui só existe uma Leonor (um nome muito popular no momento), mas depois há umas 5 Matildes.

      Eliminar
  19. Concordo que a popularidade depende da localização. Nasci e vivi no Porto até ao ano passado e foram muito poucas as Constanças com que me cruzei, mesmo vivendo numa zona popularmente conhecida como zona "de betos". Em Lisboa, numa conversa de colegas sobre os nomes dos filhos, muitos ficaram surpreendidos com o nome Francisca (sendo que, para mim, há uma Kika ou Chica "ao virar da esquina") enquanto que eu fiquei surpreendida com a maior popularidade de Constança. Acredito que há nomes que sejam mais homogéneos, como Maria, Leonor, Matilde, Beatriz, Carolina, mas outros variam um pouco mais. Assim sendo, a minha escolha é Constança. Confesso que a repetição do "p" em Penélope não me agrada e prefiro a versão inglesa.

    ResponderEliminar
  20. Nunca consegui gostar de Constança e até aprecio nomes clássicos e longos. Penélope é giro. Acho apenas um bocadinho difícil de pronunciar.

    ResponderEliminar
  21. Gosto de ambos mas eu escolheria Penélope mais raro mas também mais internacional

    ResponderEliminar
  22. Constança em termos internacionais não funciona muito bem, Penélope é mais universal :)

    ResponderEliminar
  23. Penélope sem dúvida :) mais invulgar e mais internacional. Para mim nomes com Ç têm uma grande desvantagem

    ResponderEliminar
  24. Frederica é beto tal como Constança, adoro Penélope mas jamais poria esse nome a uma filha porque é demasiado invulgar e "estrangeirados". Acho que os pais são uns tontos quando põem nomes esquisitos aos filhos. O nome marca.

    ResponderEliminar
  25. Eu tenho uma Constança e não somos netos. 🙃

    ResponderEliminar
  26. Eu gosto muito dos dois nomes, mas Penélope é um nome muito difícil de pronunciar no entanto Constança para mim é um nome simples de pronunciar e o seu diminutivo também é muito querido e fofinho o seu diminutivo é Concha ou Conchinha

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)