Helena & Artur

em 05/12/19


O BabyCenter Brasil revelou a lista de nomes mais escolhidos pelas usuárias ao longo do ano que está prestes a acabar e os nomes mais repetidos são Helena e Miguel. Gosto muito de ver estas listas porque sei que, inevitavelmente, vamos sentir o seu impacto na nossa lista e acho que este ano devemos observar sobretudo o comportamento de Helena & Artur, o segundo classificado da lista masculina do BC Brasil. 
As listas brasileiras têm vários nomes em comum com as portuguesas, mas gosto mais de olhar para as diferenças. Por lá, já se renderam a Aurora, Elisa e Cecília [e tantos outros nomes terminados em -ia, como Sophia, Júlia, Olívia, Alícia, Lavínia, Lívia, Letícia...]. Usam nomes que nós ignoramos, como Amanda, Rebeca, Agatha e Clarice. Na lista masculina, destaco as boas posições de Heitor, Benício e Gael, que a nós ainda nos dizem pouco, tal como também não aderimos a Théo, Murilo, Bento ou Caleb. 
E se comecei  o post com  os nomes mais populares, termino com as tendências: o que acham do par Aurora & Valentim? Eu adoro! 

8 comentários:

  1. Gosto de Helena e de Valentim. Artur e Aurora não gosto.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Helena e Artur. São nomes mais clássicos mas nada pesados e adaptam-se bem a qualquer idade, não sendo considerados por mim como "nome de idoso". São daqueles nomes intemporais que não me importaria de dar a um filho.

    ResponderEliminar
  3. Oi Filipa - você poderia fazer um post analisando os resultados de 2019 um pouco mais? Por exemplo: entre os nomes brasileiros que não se ouvem tanto em Portugal, de quais você mais gosta? E quais ''combinam'' mais com o gosto português?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é apenas a minha perspectiva, mas cá vai: penso que os portugueses conseguem ser bastante críticos em relação às escolha de nomes dos seus compatriotas mas lidam muito bem com os nomes escolhidos por pessoas de outras nacionalidades. Apesar de por cá não usarmos muito nomes como Caio, Bento, Breno, Heitor, Octávio, Teodoro, creio que seriam encarados com muita normalidade. O mesmo para Heloísa, Lívia, Lorena, Isadora, Lavínia, Laís ou Betina.
      Pessoalmente, adoro Lavínia, Heloísa, Lívia, Octávio, Murilo e também gosto de Vinícius!

      Eliminar
  4. Acho Helena e Valentim um par perfeito! Helena e Artur também ficam bem, são todos nomes intemporais.
    Também gosto de Aurora, Letícia e principalmente Cecília, os primeiros parece que os portugueses já começam a usar, penso Cecília não vai tardar.

    ResponderEliminar
  5. Adoro Helena e Artur! E gosto de Aurora e Valentim!

    Gosto de Cecília, Letícia e Clarice =)

    ResponderEliminar
  6. Aurora e Valentim é justamente a dupla de filhos do ator brasileiro Rafael Cardoso. Acho que combinam bastante, mas ele mergulhou de cabeça nas modinhas.

    ResponderEliminar
  7. Tenho uma Helena quase com 7 anos! Na altura era muito raro cruzar outra Helena pequena mas já oiço mais agora. Uma das minhas melhores amigas tem um Artur com 2 anos e adorei a escolha.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)