Duelo de nomes - Nicolau vs Romeu

em 13/03/20


Antes de começar este post, gostava de desejar muita saúde a todos e muita resiliência para os dias que aí vêm. Esta COVID-19 está a desestabilizar as nossas vidas mas está em causa o bem comum e devemos fazer os possíveis para evitar a propagação deste vírus.
E como, apesar das circunstâncias, a vida vai continuando, vou aqui também manter a habitual rotina das sextas-feiras, com mais um duelo de nomes. Já vos tenho dito que sou aquela sortuda com quem tantas e tantas grávidas partilham as suas short-lists e, de alguma forma, isso permite-me perceber com alguma antecedência quais são os nomes que andam seriamente nos radares das mães. 
Na última semana, falei com três grávidas que estavam a equacionar o uso de Nicolau. Nenhuma delas está totalmente decidida, mas acho que isto diz alguma coisa sobre a forma como muita gente já está a olhar para Nicolau. Temos falado deste nome por aqui com alguma frequência, porque eu acho que será uma das tendências dos próximos anos, junto de nomes como José, Artur e Joaquim.
Outro nome que tem surgido com mais frequência é Romeu, que eu acho que não tem um ar tão retro, mas que faz cada vez mais sentido, na linha dos já populares Mateus, Valentim ou Benjamim.
O que acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem:



12 comentários:

  1. Nicolau e Joaquim <3 Se fizesses um duelo entre eles ia dar tilt, amo de paixão os dois e no que dependesse de mim um deles era o nome de um eventual terceiro filho (o Pedro está traumatizado com a Gabriela ainda e nem quer ouvir falar disso). Romeu não sou tão fã, acho mais 'estranho', associo à história (curioso porque até acho Julieta 'usável').

    ResponderEliminar
  2. Votei em Romeu mas também gosto de Nicolau.

    ResponderEliminar
  3. Acho os dois muito bonitos, mas Nicolau é o preferido. É o primeiro na minha lista para futuros filhos!

    ResponderEliminar
  4. A Sara Prata disse que se a bebé fosse um menino ia escolher Joaquim!

    ResponderEliminar
  5. Adoro ambos os nomes mas o Romeu ganha este duelo sem dúvida!

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  6. Prefiro Nicolau :) Acho giro e mais interessante que Romeu, mas também um pouco "cómico", não sei porquê!

    Aproveito para perguntar: Acham Lau um diminutivo estranho para Nicolau? Será que soa demasiado a diminutivo de Laura? Pergunto isto porque Nico não me soa nada bem; e sem ser Nico ou Lau, não me ocorre (por enquanto) mais nenhum.

    ResponderEliminar
  7. Nicolau para mim é um nome estranho. Romeu não gosto muito mas é um nome que me é mais familiar. Sendo da categoria de nomes menos comuns, é um nome internacional.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de ambos!
    Este é, para mim, um duelo difícil mas por questões familiares escolheria Nicolau.

    ResponderEliminar
  9. Este é difícil demais!
    Gosto muito de ambos...
    Acho Nicolau muito meigo, e Romeu mais reguila.
    Hoje voto Nicolau!
    Que tudo corra bem a tod@s! :)

    ResponderEliminar
  10. Adorooo o nome Romeu, mas o namorado não gosta.
    Mais alguém por aqui que não tenha bebés, nem os queira nos próximos tempos, mas que já tenha uma lista de nomes escolhidos? ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu! Tenho a mesma lista há anos, desde criança! Tenho 23. Claro que a dita lista já sofreu muitas mutações ahah
      Nós últimos anos têm-se mantido, é raro tirar um nome da lista, apenas vou acrescentando. Os favoritos é que vão rodando, eu chego à conclusão que gosto tanto de nomes e vou pensando tanto neles que acabou por me enjoar um bocadinho dos meus favoritos de tempos a tempos, mesmo que sejam nomes pouco usados.
      Cada um com a sua mania! xD

      Eliminar
  11. Estou grávida mas ainda não sei o sexo. Se for rapaz uma das hipóteses é Romeu :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)