Duelo de nomes - Joaquim vs Valentim

em 31/05/19



Benjamim e Valentim estão há anos nas minhas listas de recomendações e foram alvo de um dos primeiros duelos aqui no blog. Na altura, Valentim era mais popular - o que, de certa forma, me parecia normal. Valentim vinha no seguimento da popularidade de Martim e estava em consonância com a maior popularidade de Vicente e Lourenço - e achei mesmo que os acompanharia na cavalgada ranking acima, mas não aconteceu com a mesma expressão. Na lista mais recente, Valentim surge na 47.ª posição, tendo sido escolhido para cerca de 150 meninos. 
Hoje, olho para Joaquim com a mesma expectativa com que encarava então Valentim: é um nome que segue as pisadas dos nomes mais usados nas gerações mais recentes, já está nos radares dos pais e vai ao encontro daquilo que eu acredito ser a nova tendência dos nomes masculinos. Porém, creio que Joaquim passou por uma fase complicada, tendo até sido encarado como um nome grosseiro e não sei até que ponto isso poderá atrasar o seu regresso em pleno às maternidades. Neste aspecto, creio que o seu percurso se assemelha um pouco ao de Sebastião... mas esse duelo fica para depois! 
O que acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem:


Maria & Manuel

em 28/05/19


Maria e João são os nomes com mais presenças no topo do ranking português mas, para mim, o conjunto mais icónico, clássico dos clássicos, é mesmo Maria & Manuel. São nomes que não abordo com frequência e os posts que lhes dediquei já têm alguns anos, pelo que está na hora de ouvir novamente a vossa opinião: o que é que acham destes nomes? Estão na vossa lista de preferidos? Preferem-nos sozinhos ou num nome composto? Quais são os vossos compostos preferidos? A popularidade de Maria constitui uma desvantagem ou comprova que é um nome fantástico? Ponderariam este par para irmãos? Digam de vossa justiça! 

Duelo de nomes - Carlota vs Mafalda

em 24/05/19


Mafalda é, possivelmente, o nome que melhor assenta no meu estilo; raízes portuguesas, medieval, forte mas divertido e jovial. Adoro-o e só não foi opção para a minha filha porque foi a escolha de uma das minhas melhores amigas para a sua pequenita, que nasceu um ano antes da Frederica. Curiosamente, acho que, de um modo geral, Carlota vai muito ao encontro da descrição que fiz mas assumo que não faz parte dos meus nomes preferidos e, dentro do estilo, gosto bem mais de Constança. Mas o que importa aqui não é a minha opinião, mas sim a vossa: o que acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?

Atualização - resultado da sondagem:


Pares Perfeitos para Diogo

em 23/05/19


Durante a década de 90, eu e uma grande parte dos portugueses estávamos apaixonados pelo nome Diogo e o sucesso era tal que, entre 1999 e 2005, esteve sempre no 2.º lugar do ranking! Diogo era super jovial, uma verdadeira lufada de ar fresco no meio de, por exemplo, Jorge, Paulo ou Rui. Mas olhando para trás, pergunto-me se Diogo não terá sido o grande impulsionador do mergulho que fizemos até aos nomes medievais e que viria a ser a grande tendência da década que se seguiu. Porque apesar de parecer jovial, Diogo era um nome muito antigo, daqueles que aparecem nos livros de História de Portugal, dos que éramos obrigados a aprender na escola. Para mim, faz sentido que Diogo tenha aberto caminho para a democratização de Gonçalo, Rodrigo, Bernardo, Duarte e Tomás! 
Os 700 registos de 2018 já estão longe dos quase 4 mil de 2002, mas sabendo que nos últimos vinte anos este foi o nome escolhido para mais de 60 mil meninos, acho que esta lista de Pares Perfeitos ainda chega bem a tempo! Para começar, acho que vale a pena espreitar estas listas de nomes femininos e nomes masculinos populares entre 2000 e 2009, já que incluem quase todos os nomes que, tal como Diogo, definem uma geração. Possivelmente, esses seriam os Pares mais-que-perfeitos para Diogo, com destaque para Filipa, Inês, Mafalda e Clara, André, Duarte, Vasco e Gustavo. Contudo, se preferirem evitar o passado recente, estas são as minhas sugestões: 

Filhos dos famosos - Psalm

em 20/05/19



  • Psalm, filho de Kim Kardashian e Kanye West, que já eram pais de North, Saint e Chicago. Não sou particularmente fã de nenhum dos nomes escolhidos pelo casal, não tanto pelo nome, mas pela soma do nome e apelido, mas acho que, no seu todo, acabam por estar bastante bem coordenados. Gosto do facto de os nomes remeterem para conceitos especiais para os pais e Psalm não foge à regra. Para além de ser um nome espiritual, está também associado à música, já que é a palavra correspondente a Salmo, em português. 
  • India Moss & Hayes Taj, filhos de Jonathan Tucker

Duelo de nomes - Augusto vs Nicolau

em 17/05/19


Quando penso nos nomes que poderemos estar a usar com mais frequência daqui a uns anos, ocorrem-me alguns nomes "estrangeiros", penso na influência dos nomes usados em países sul-americanos que, depois, nos chegam via Brasil, mas sei que grande parte do público do Nomes e mais Nomes continuará a estar mais inclinado para nomes antigos, com raízes portuguesas e que já se consigam descolar da imagem de datados. Creio que Augusto e Nicolau podem ir ao encontro dessa ideia, um pouco na continuação do tema do último post, em que nos debruçamos sobre alguns nomes femininos relevantes de 1920 e reforçando a teoria de que andamos mais atentos à simplicidade do nome
Augusto é um nome que não precisa de defesa. Precisa é de tempo, tempo para deixar de ser encarado como um nome da geração dos nossos tios para passar a ser um nome da geração dos nossos avós. Depois, tem o caminho aberto. É nome de imperador, bastante comum entre os adultos portugueses, funciona muito bem como segundo nome e nem está muito longe de Gustavo, um dos nossos favoritos. Para mim, o seu regresso quase garantido! 
Olhando para o passado, a popularidade de Nicolau é incomparavelmente inferior à de Augusto. Porém, em 2018, o somatório das suas variantes [com destaque para os 19 registos de Nicolas] ultrapassa os 50 registos. A estes, somemos-lhe os 150 registos de Nicole e variantes. Já é qualquer coisa, certo? Então, se nos familiarizarmos com Nicolas & Nicole, parece-me ainda mais fácil de olhar para Nicolau como um regresso às origens, à boleia de um nome que já se usa, mas adicionando-lhe alguma elegância. 

O que é que vocês acham destes dois nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem: 






Nomes de 1920 para 2020

em 14/05/19


Há cerca de dois anos, publiquei umas listas de nomes que se usavam em meados de 1920 e que, atendendo à passagem do tempo, estariam prontos para serem resgatados. Na altura, vimos que vários deles já estão no nosso top 100, que a tendência nos nomes para meninas e para meninos é mais do que evidente, mas o que nos interessa aqui é olhar para o que está por vir. Assim, espreitei a lista de nomes registados em 2018 e foquei-me nos nomes que ficaram entre os 40 e os 10 registos; depois, cruzei-os com a minha lista de nomes comuns em 1920, e encontrei este lote de nomes: 


  • Amália
  • Antónia
  • Cecília
  • Celeste
  • Angelina


O que acham destes nomes? Qual é o vosso preferido? Acham que há alguma possibilidade de estarmos perante os próximos Alice & Olívia? Olhando para a lista de nomes populares em 2018, conseguiriam apontar potenciais pares perfeitos? 

Filhos dos famosos - Lara & Angelina

em 13/05/19



  • Lara, filha de Jimmy P [na foto] que já era pai de uma menina chamada Luana
  • Alice, filha de Ana Lúcia Matos
  • Angelina, filha de Carol Fiorentino
  • Gael, filho de Sabrina Petraglia
  • Bella, filha de Edson Cadorini, que já era pai de Vitória e Vítor
  • Gene Attel, filho de Amy Schumer

Nomes mais populares nos EUA em 2018

em 10/05/19


Foi hoje divulgada a lista de nomes mais escolhidos pelos pais norte-americanos para os seus bebés e, pelo segundo ano consecutivo, o topo do ranking é ocupado por Liam & Emma. Oliver é a novidade no top 5 e Harper está no top 10 feminino; Leo, Mateo, Santiago, Sebastian e Theodore são alguns dos nomes que sobem, tal como acontece com Camila, Mila, Luna, Aurora, Nova, Cora, Eliana e Valentina.
No que respeita a novas entradas no top 100, encontramos agora Delilah, Isla, Sophie, Josephine e Ivy. Do lado masculino, entraram Jameson, Axel, Everett e Miles. E terminamos com Meghan, que passou da posição 1404 para a 703.ª, tendo sido escolhido para 411 meninas. 
Aqui fica o top 100: 

Duelo de nomes - Isabela vs Olívia


Daqui a pouco, ficaremos a conhecer a lista de nomes mais escolhidos nos EUA em 2018 e o duelo de hoje foi escolhido precisamente a partir das preferências dos pais norte-americanos. Mas não são nomes bonitos apenas para eles, não senhor... Ambos estiveram na minha lista de nomes quando estava grávida e só desisti de Olívia mesmo no final da gestação... E se voltasse a engravidar, estariam os dois na minha lista de pares perfeitos para Frederica... Por isso, como imaginam, hoje é um daqueles duelos difíceis para mim... 
Os portugueses conhecem bem Olívia, é um nome com tradição entre nós e que apesar de ter perdido espaço nas últimas décadas, já é  uma das grandes tendências do momento. Porém, sempre senti que, com a resistência a Isabela, estávamos a perder uma óptima oportunidade de pegar num dos nossos maiores clássicos e dar-lhe um ar mais internacional! Com a aprovação de Isabella, as coisas mudaram um pouco e o nome ganhou  outro fôlego entre nós, mas 150 registos continua a parecer pouco para um nome tão bonito! 
O que é que vocês acham destes dois nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem:





Filhos dos famosos - Archie Harrison

em 08/05/19


Archie Harrison. Este foi o nome escolhido para o bebé dos Duques de Sussex, Harry e Meghan. Adorei esta escolha, porque que vai muito ao encontro da surpresa que eu desejava no post onde fizemos as nossas apostas! O casal fugiu completamente aos nomes convencionados, optaram pelo  informal Archie - que, ainda assim, vai ao encontro da tendência do uso de diminutivos que temos sublinhado aqui no blog nos posts a respeito dos nomes mais usados em Inglaterra - e deixaram de lado as homenagens gritantes aos membros mais velhos da família real, ficando-se pelo filho de Harry. Aliás, homenagem por homenagem, até preferia imaginar aqui uma ao guitarrista dos Beatles 😊
Em 2018, Archie ficou colocado na 18.ª posição do ranking de Inglaterra e Gales e Harrison na34.ª, portanto, apesar de me parecer uma escolha diferente, o casal não saiu da zona de conforto dos nomes populares. E que bem fica Archie Harrison ali no post da Família Real do Reino Unido
O que acharam da escolha?

Já em 2020, Harry e Megan falaram sobre a escolha do nome do filho, referindo que se inspiraram na  palavra grega Arche, que significa "fonte de acção". Aqui ficam as palavras deles:


“Before SussexRoyal, came the idea of ‘Arche’ - the Greek word meaning ‘source of action’. “We connected to this concept for the charitable organisation we hoped to build one day, and it became the inspiration for our son’s name. To do something of meaning, to do something that matters.

Duelo de nomes - Pedro vs Tiago

em 03/05/19


Clássicos contemporâneos, Pedro & Tiago estão longe da popularidade de outros tempos  mas continuam a ser das escolhas mais frequentes para meninos. Durante a década de 90, ambos chegaram a ser o segundo nome mais registado no país, incapazes apenas de destronar João. Nessa altura, Tiago ultrapassou os 4 mil registos anuais, enquanto que Pedro atravessou esse período mantendo-se sempre acima dos três mil. Pedro & Tiago são dos nomes mais comuns entre os meus amigos, conheço dezenas deles, e continuo a achá-los óptimos para quem se identifica com nomes transversais, populares, mas que não são propriamente novas tendências. Além do mais, como são muito comuns na geração que está agora a ter filhos, é muito possível que se comecem a ouvir cada vez menos... 

Isto não interfere nada com a avaliação que faço do nome mas, no eixo Viana-Porto onde me movimento, há muita gente a pronunciar Pedro de forma muito aproximada a Pietro... Uma das recordações mais  fortes que tenho da minha infância é da vizinha a berrar pelo filho "Ó Piiiêeedrooooo, anda jantaaaar"... 

O que é que acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar! 

Atualização - resultado da sondagem


Nomes populares na Alemanha, em 2018

em 02/05/19


A lista é curtinha, não é completamente oficial, mas ajuda-nos a ter ideia dos nomes mais usados na Alemanha, ao longo do ano passado. Então, de acordo com a Gesellschaft fur deutsche Sprache, que recolhe cerca de 90% dos nomes registados, o ranking fica assim: 

Meninas


  1. Marie
  2. Sophie / Sofie
  3. Maria
  4. Sophia / Sofia
  5. Emilia
  6. Emma
  7. Hannah / Hanna
  8. Mia
  9. Anna
  10. Johanna



Meninos


  1. Paul
  2. Alexander
  3. Maximilian
  4. Elias
  5. Ben
  6. Louis / Luis
  7. Leon
  8. Noah
  9. Henry / Henri
  10. Felix