Pedro é um nome muito comum em Portugal, presente em várias gerações, mas cujo uso se avolumou sobretudo na década de 90. É um dos nomes marcantes da História de Portugal, remetendo para uma extensa lista de personalidades, desde os nossos reis, navegadores, governantes e artistas, mas diz-se que Pedro e respectivas variantes se propagaram por todo o mundo graças ao Apóstolo S. Pedro. O nome tem origem grega, mas chega-nos pelo latim Petrus - que dá origem a Petra -, significando "rochedo" ou "pedra". Na Idade Média, também era possível encontrar Pero e a lista de nomes admitidos em Portugal também permite o uso de Pedrino.
Popularidade
Como já foi referido, Pedro é um dos nomes mais fáceis de encontrar entre os portugueses, mas os dados oficiais indicam-nos que só chegou ao top 10 por volta de 1970 e é por isso que o considero um clássico contemporâneo. Entre 1990 e 2003, manteve-se sempre no top 3, mas nunca conseguiu destronar João do topo do ranking. Para terem noção do seu uso, em 1990 foi registado em mais de 4 mil meninos! Hoje os números são outros: já saiu do top 10 em 2013 e em 2014 ficou na 11.ª posição, sendo alvo de 1140 registos. E não nos esqueçamos que faz parte do composto João Pedro, o composto masculino preferido dos portugueses, pelo menos, dos últimos dois anos! Pois é, Pedro não se limita a ser popular como primeiro nome, ocupando a 7.ª posição da lista de segundos nomes mais populares em 2013 e em 2014.
No Brasil, Pedro também é muito popular. No Estado de S. Paulo, é possível encontrá-lo bem posicionado desde a década de 90, e está no top 5 consecutivamente desde 2005!
Nomes compostos com Pedro populares em 2014
- João Pedro
- Pedro Miguel
- José Pedro
- Simão Pedro
- António Pedro
- Pedro Henrique
- Pedro Afonso
- Pedro Filipe
- Pedro Manuel
- Pedro Alexandre
- Rui Pedro
- Luís Pedro
- Pedro Dinis
- Pedro Rafael
- Pedro Maria
- Pedro Santiago
- Pedro Francisco
- Pedro Gabriel
- Pedro José
- Pedro Emanuel
- Miguel Pedro
Usabilidade
Acho que já dei para perceber que Pedro é uma escolha muito segura e perfeitamente adequada para os dias que correm, se excluirmos o critério da popularidade. O nome é profundamente comum, não está demasiado afastado das versões internacionais como por exemplo Pierre, Peter, Piers e, especialmente, de Pietro, que também se usa com muita frequência no Brasil. É um nome tradicional, clássico, intemporal, que parece não perder frescura e que soa bem em crianças e em adultos, da mesma forma.
Adoro Pedro mas só usava como 2º nome :)
ResponderEliminarSe daqui a 10 anos a popularidade descer monstruosamente, talvez ainda pondere usar como 1º.
Sinceramente n gosto nada do nome Pedro. A sonoridade n me agrada de todo. Conheço mtos Pedros, o que torna o nome ainda mais enjoativo.
ResponderEliminarNunca me arrependi de escolher este nome para o meu Pedrinho, que hoje já é um homem feito!
ResponderEliminarEu tenho um Pedro. ;)
ResponderEliminarQuando ele nasceu era o único nome com que eu e o pai conseguimos concordar (as nossas listas de nomes não tinham nada em comum), pelo que a escolha foi mais ou menos óbvia. Temi a popularidade, achei que fosse ser tratado pelo apelido, mas a verdade é que já tem 10 anos e só em 2 anos do seu percurso escolar teve outro menino com o mesmo nome, na escola. Como ele é só Pedro, foi sempre "o" Pedro, o outro era tratado pelos dois nomes.
É um nome simples, fácil de dizer e escrever, reconhecido em montes de países, e com heróis simpáticos para eles se identificarem, desde o nosso D. Pedro IV ao Peter Pan, passando pelo Pedrinho do Sítio do Picapau Amarelo.
Amo o nome Pedro, um dos meus favoritos desde criança.
ResponderEliminarMas está fora de questão usá-lo uma vez que existem vários na minha família (1º ou 2º nome), para piorar namoro com um Pedro que é filho de um Pedro (seria avô do meu filho). Não, nem pensar, está completamente fora de questão registar o meu filho de Pedro, com muita pena minha. Mas continuo a adorar
Não gosto muito de Pedro... Entretanto o actor Manuel Marques e a mulher, Ana Martins, revelaram o nome da segunda filha que se chamará Elisa. Gostava que fizesse um post sobre este nome dado ser muito pouco popular.
ResponderEliminarJá escrevi sobre Elisa! Boa escolha! :)
ResponderEliminarPedro é um clássico!
ResponderEliminarPedro está muito na moda! Só nos últimos dois anos conheço para aí uns 5 meninos a quem deram esse nome!
ResponderEliminar