Duelo de nomes - Pedro vs Tiago

em 03/05/19


Clássicos contemporâneos, Pedro & Tiago estão longe da popularidade de outros tempos  mas continuam a ser das escolhas mais frequentes para meninos. Durante a década de 90, ambos chegaram a ser o segundo nome mais registado no país, incapazes apenas de destronar João. Nessa altura, Tiago ultrapassou os 4 mil registos anuais, enquanto que Pedro atravessou esse período mantendo-se sempre acima dos três mil. Pedro & Tiago são dos nomes mais comuns entre os meus amigos, conheço dezenas deles, e continuo a achá-los óptimos para quem se identifica com nomes transversais, populares, mas que não são propriamente novas tendências. Além do mais, como são muito comuns na geração que está agora a ter filhos, é muito possível que se comecem a ouvir cada vez menos... 

Isto não interfere nada com a avaliação que faço do nome mas, no eixo Viana-Porto onde me movimento, há muita gente a pronunciar Pedro de forma muito aproximada a Pietro... Uma das recordações mais  fortes que tenho da minha infância é da vizinha a berrar pelo filho "Ó Piiiêeedrooooo, anda jantaaaar"... 

O que é que acham destes dois nomes? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar! 

Atualização - resultado da sondagem


10 comentários:

  1. É curioso que adoro nomes com mais letras (2 afilhados Guilherme e Vicente, 2 sobrinhos Rodrigo e Vicente - nomes sugeridos por mim!), gosto de Bernardo, Lourenço, Henrique entre muitos outros mas se tivesse um filho muito provavelmente chamar-se-ia Pedro. Um nome bastante comum, curto mas com uma sonoridade tão doce (aos meus ouvidos, claro!).

    Helena

    ResponderEliminar
  2. Para mim foi fácil votar. Tiago é sem dúvida a minha paixão, não fosse esse o nome do meu filhote primogénito. Nasceu em 2010 e nessa altura tinham nascido mais 4 bebés com o mesmo nome.

    Pedro é o nome do meu irmão e apesar de não ser dos meus nomes favoritos, acho um nome seguro e intemporal.

    Filipa, que outros nomes (masculinos e femininos) sugere, dentro do estilo Tiago e Pedro?

    Ahhh parabéns pelos 10 anos do blog ;) Excelente dedicação e trabalho! Obrigado pela partilha

    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Adoro os dois nomes. São nomes seguros, intemporais e com história. Votei em Tiago. Pois claro, o nome do meu filho.

    ResponderEliminar
  4. Já não posso ouvir mais Tiago à minha volta! Aqui em França parece que todas as mães decidiram chamar os filhos assim... E ouvir o nome com a pronúncia francesa?? Deem-me um tiro pf ahaah

    ResponderEliminar
  5. Não gosto de nenhum, mas acho que prefiro Pedro. Com nomes tão comuns, é difícil descolar a imagem das pessoas que conheço com esses nomes, e Pedro nesse sentido é mais positivo do que Tiago. Um nome que associo com Tiago e que ainda tem uma conotação mais negativa para mim é Ricardo. Nunca usaria nenhum, são demasiado comuns. Até me pergunto como é ter um filho com um nome tão pouco único...

    ResponderEliminar
  6. De facto, são nomes que ouço frequentemente e nos mais variados locais e contextos. São ambos transversais a rótulos e perfeitamente usáveis em qualquer época. Entre os dois, prefiro Tiago :)

    ResponderEliminar
  7. Não são dos meus preferidos, prefiro Yaco/Jacó a Tiago pela história associada. Pedro é interessante, mas é curioso o facto de Petra não ser nada popular em comparação.

    ResponderEliminar
  8. Votei em Pedro! Nome do meu pai (58 anos) e do meu afilhado (5 anos), nome muito atemporal, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  9. Prefiro Pedro. Com a pronúncia algarvia fica pé-dre ehehe

    ResponderEliminar
  10. O meu marido chama-se Pedro Tiago, mas todos o tratam por Tiago. Gosto dos dois, mas prefiro Tiago

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)