Entre os anos de 2000 e 2009, alguns dos nomes que tinham mantido populares em Portugal entre os finais dos anos 70 e meados da década de 90 começaram a entrar em declínio, tais como Cristina, Paula, Sandra e Sónia. Por outro lado, assistimos à consolidação dos nomes que estão hoje no topo da lista e ao aparecimento de novos nomes, alguns dos quais foram verdadeiros fenómenos de popularidade.
A lista dos cinquenta nomes mais registados entre os anos 2000 e 2009 fica assim ordenada:
- Ana
- Maria
- Beatriz
- Mariana
- Inês
- Joana
- Carolina
- Lara
- Matilde
- Catarina
- Leonor
- Sara
- Margarida
- Diana
- Sofia
- Daniela
- Rita
- Marta
- Bruna
- Laura
- Jéssica
- Filipa
- Francisca
- Mafalda
- Tatiana
- Luana
- Raquel
- Madalena
- Andreia
- Bárbara
- Érica
- Gabriela
- Iara
- Rafaela
- Patrícia
- Alexandra
- Juliana
- Cláudia
- Adriana
- Íris
- Letícia
- Soraia
- Eva
- Clara
- Cristiana
- Bianca
- Liliana
- Cátia
- Helena
- Vanessa
Achei curioso o facto de Matilde ter ficado à frente de Leonor neste período e olhem que ainda as separam mais de mil registos... Matilde nem sequer estava no top 100 em 1995 mas dez anos depois estava na 9.ª posição. Contudo, o grande salto deu-se no ano 2000, quando subiu 21 posições, passando da 54.ª posição para 33.ª! A subida de Leonor também foi impressionante. Estava na 86.ª posição em 1996, 45.ª em 2000; 11.ª em 2005 e 4.ª em 2009.
Também fui surpreendida pela performance de Margarida, que acreditava ser mais estável: em 1995 estava na 44.ª posição e em 2005 estava na 11.ª.
Subidas dignas de nota
- Lara já tinha subido bastante na popularidade de 1998 para 1999, mas foi em 2002 que alcançou a 16.ª posição, quando no ano anterior se tinha ficado pela 31.ª!
- Íris subiu trinta posições em 2003, passando da 75.ª posição para a 45.ª.
- Luana estava fora do top 100 em 1996 mas, quatro anos depois, já estava no top 40 e, em 2009, estava na 20.ª posição!
- Madalena passou da 41.ª posição em 2001 para a 18.ª em 2009.
- Érica foi um fenómeno curioso; no ano 2000, subiu 50 posições, passando da 87.ª para 37.ª! No ano seguinte voltou a subir 20 posições e desde então tem descido sempre. O que terá motivado a súbita popularidade naqueles dois anos?
- Iara estava fora do top 100 em 1997 e ocupava a 26.ª posição em 2007;
- Letícia era o 97.ª nome mais usado em 2003, com 70 registos; no ano seguinte passou para a 33.ª posição, com 400 registos! Neste espaço de tempo, foi anunciado o noivado dos agora reis de Espanha...
Não fazia ideia que Lara tinha sido mais popular que Matilde, Catarina e Leonor. Jéssica mais popular que Francisca e Madalena também é novidade para mim. Também nunca pensei que Íris e Eva já fossem assim tão usados.
ResponderEliminarTinha a ideia de que tanto Catarina como Sara eram mais populares do que Carolina nesse período de tempo...
ResponderEliminarCurioso...E o que despolotou a subida de Matilde e Leonor?Já agora,quais serão os próximos nomes relâmpago?Haverá pistas?
ResponderEliminarDeve ser por causa do filme Matilda , em 1995.
EliminarLeonor acho que foi pela princesa de Espanha
EliminarMatilde pelos morangos com açúcar
EliminarMaria,
ResponderEliminarMatilde foi o nome de uma das protagonistas da novela morangos com açucar, acho que nesse ano entrou para o top 10, e Leonor, quando nasceu a Princesa (das Asturias) Leonor, tanto num caso como de outro bate certo os anos.
E já agora,a proposito da subida de Iris... penso que a novela Laços de familia foi passada em Portugal no inicio dos anos 2000, e uma das protagonistas interpretada pela Deborah Secco chamava-se Iris :)
Acho que as novelas brasileiras, deixaram há uns 15 anos para cá de influenciar tanto os portugueses.
Nos ultimos anos, as unicas subidas repentinas que tenho reparado ou são nomes de personagens de novelas portuguesas ou da Casa dos Segredos...lol
E quanto novelas da sic, uma das protagonistas da novela anterior chamava-se Matilde, e nesta a protagonista é Leonor lol assim não vamos longe.....
Quanto a proximos nomes relâmpagos aposto em Mateus/Matias, e Alice.
E por falar em novelas brasileiras e a influência na nomeação de crianças portuguesas... A primeira novela que me marcou em relação a este assunto - onomástica - foi «Pedra sobre Pedra». Apesar de ser pequenina, fiquei fascinada com o realismo mágico da trama e com os nomes das personagens (Pilar, Marina, Úrsula, Gioconda, Alva, Liz, Ximena, Murilo e o inesquecível Jorge Tadeu). Desculpem o off-topic!
ResponderEliminar