Duelo de nomes - Augusto vs Nicolau

em 17/05/19


Quando penso nos nomes que poderemos estar a usar com mais frequência daqui a uns anos, ocorrem-me alguns nomes "estrangeiros", penso na influência dos nomes usados em países sul-americanos que, depois, nos chegam via Brasil, mas sei que grande parte do público do Nomes e mais Nomes continuará a estar mais inclinado para nomes antigos, com raízes portuguesas e que já se consigam descolar da imagem de datados. Creio que Augusto e Nicolau podem ir ao encontro dessa ideia, um pouco na continuação do tema do último post, em que nos debruçamos sobre alguns nomes femininos relevantes de 1920 e reforçando a teoria de que andamos mais atentos à simplicidade do nome
Augusto é um nome que não precisa de defesa. Precisa é de tempo, tempo para deixar de ser encarado como um nome da geração dos nossos tios para passar a ser um nome da geração dos nossos avós. Depois, tem o caminho aberto. É nome de imperador, bastante comum entre os adultos portugueses, funciona muito bem como segundo nome e nem está muito longe de Gustavo, um dos nossos favoritos. Para mim, o seu regresso quase garantido! 
Olhando para o passado, a popularidade de Nicolau é incomparavelmente inferior à de Augusto. Porém, em 2018, o somatório das suas variantes [com destaque para os 19 registos de Nicolas] ultrapassa os 50 registos. A estes, somemos-lhe os 150 registos de Nicole e variantes. Já é qualquer coisa, certo? Então, se nos familiarizarmos com Nicolas & Nicole, parece-me ainda mais fácil de olhar para Nicolau como um regresso às origens, à boleia de um nome que já se usa, mas adicionando-lhe alguma elegância. 

O que é que vocês acham destes dois nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar!

Resultado da sondagem: 






13 comentários:

  1. Voto fácil em Nicolau, que atualmente é o meu nome masculino preferido! Gosto muito do facto de ter vogais bem presentes e gosto da terminação, que lhe dá um ar divertido. Acho mesmo um nome perfeito: simples, sonoramente marcante, vogais abertas, diferente, pouco usado. Semelhante só mesmo Fausto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fausto é um nome espetacular. 👌

      Eliminar
    2. Fausto é uma excelente escolha, outro nome latino que bem podia ser mais utilizado por cá.

      Eliminar
  2. Augusto :) Acho mais elegante.

    ResponderEliminar
  3. Se a bebé fosse menino eu estaria indecisa entre Joaquim ou Nicolau, mas infelizmente esta visão foi chacinada pelo Pedro :/ Mas adoro Nicolau, e nunca tinha pensado em Augusto como um nome do mesmo estilo :)

    ResponderEliminar
  4. Não aprecio nenhum deles, mas de ter de escolher, escolho Nicola. Assim que para ele vai o meu voto.

    ResponderEliminar
  5. Nenhum dos dois me enche as medidas mas a ter que escolher, escolho Nicolau.

    ResponderEliminar
  6. Prefiro Augusto, mas também gosto de Nicolau. Penso que facilmente Augusto voltará a estar entre os populares, tal como Alberto ou António, pois sempre foram nomes comuns em Portugal e com tradição dentro das elites.
    Nicolau é um nome "muito" grego, mais clássico é impossível, com forte presença histórica ( N. Maquiavel, São Nicolau/pai natal), mas acho que na percepção dos portugueses é um "nome do séc. XX". Não sei se algum dia se tornará muito popular, a escolha dos nomes gregos em Portugal tende a ser sempre pelos mais conhecidos (Pedro, Alexandre, etc.), a sua versão feminina tem claramente mais aceitação por cá.

    ResponderEliminar
  7. Filipa, nasceu o 4° filho de Kim Kardashian e Kanye West: Psalm West

    ResponderEliminar
  8. Nicolau, é bonito, boa sonoridade e lembra a minha altura preferida do ano.

    ResponderEliminar
  9. Nicolau, rcentemente e de repente, tornou-se no meu nome masculino favorito :)
    nunca tinha pensado em Augusto. Não tenho a ideia de ser muito frequente em adultos... e não sei se seria tão otimista assim como a Ana Filipa. Mas veremos!

    ResponderEliminar
  10. Não me encanto por nenhum. No entanto, voto em Nicolau por ser o apelido da minha família.

    Carla

    ResponderEliminar
  11. Tenho de votar em Augusto, nome do meu avô paterno.
    No entanto, também gosto muito do nome Nicolau, é diferente e tem uma sonoridade muito bonita.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)