Nomes de 1920 para 2020

em 14/05/19


Há cerca de dois anos, publiquei umas listas de nomes que se usavam em meados de 1920 e que, atendendo à passagem do tempo, estariam prontos para serem resgatados. Na altura, vimos que vários deles já estão no nosso top 100, que a tendência nos nomes para meninas e para meninos é mais do que evidente, mas o que nos interessa aqui é olhar para o que está por vir. Assim, espreitei a lista de nomes registados em 2018 e foquei-me nos nomes que ficaram entre os 40 e os 10 registos; depois, cruzei-os com a minha lista de nomes comuns em 1920, e encontrei este lote de nomes: 


  • Amália
  • Antónia
  • Cecília
  • Celeste
  • Angelina


O que acham destes nomes? Qual é o vosso preferido? Acham que há alguma possibilidade de estarmos perante os próximos Alice & Olívia? Olhando para a lista de nomes populares em 2018, conseguiriam apontar potenciais pares perfeitos? 

13 comentários:

  1. Adoro Amália, é dos meus nomes preferidos :) Gosto muito do composto Amália Luísa <3

    Também gosto muito de Celeste! No geral, acho qualquer um uma óptima escolha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nomes das 2 irmãs fadistas, Amália e Celeste Rodrigues

      Eliminar
  2. Cecília é melódico, harmônico, romântico e musical... enfim... perfeito. Aqui no Brasil, vai de vento em popa nos compostos: Cecília, Ana Cecília, Maria Cecília, Laura Cecília, Cecília Beatriz, ...

    ResponderEliminar
  3. Os nomes apresentados são todos óptimas escolhas, gosto particularmente de Antónia, e concordo que vão fazer parte da tendência, principalmente Amália (Amélia já o é), acho que o mais complicado é Angelina, aposto que será visto como "estrangeiro".
    Os outros quatro nomes são realmente muito comuns em mulheres acima dos 55+ anos, nomeadamente nas zonas rurais, e penso que podem juntar-se à tendência outros nomes populares em 1920 como: Rosa, Esmeralda, Esperança, Luzia e Isaura, estes nomes já estão no grupo dos poucos registados, abaixo do top 100.
    Outros nomes que não estão presentes na lista de nomes comuns de 1920, mas que também são de "época" e estão claramente a ganhar visibilidade é Salomé, Paloma, Lúcia, Simone, Nair, Dalila, Jacinta e Irene.
    Quanto a nomes que eram populares há um século mas que ainda parecem longe do top, destaco alguns que gosto e outros que penso que têm potencial: Silvana, Sabina, Mercês, Laureana/Laurinda (para quem gosta de Luana), Glória, Brízida, Augusta, Adelaide, Adélia, Rosália, Rosário e Paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro Esmeralda, Rosa, Salomé, Dalila.
      E nomeou os nomes da minha mãe e avó, Rosário e Laurinda :-)

      Eliminar
  4. Gosto muito de Amália, Celeste e Cecília! E também não desgosto de Antónia. Ia dizer que Amália e Celeste é um bonito par para irmãs, só depois me lembrei que os pais da mais célebre Amália também tiveram essa ideia, haha!

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de Celeste e de Angelina!

    ResponderEliminar
  6. Gosto tanto de Amália como gosto de Amélia. Tenho imensa dificuldade em escolher entre os dois! Para além de Amália, acho que Antónia e Celeste tem possibilidade de vir a ganhar mais popularidade! Outro nome mencionado nos comentários que absolutamente adoro é Dalila!! Gostava que fosse mais usado.

    ResponderEliminar
  7. Queria ter chamado Antónia à minha segunda menina mas, como o meu marido é António vetou, ficamos com Celeste mas Amália estava também na lista. Assim como Luzia e Estrela. Estamos contentes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lista interessante! Posso perguntar como se chama a sua filha mais velha?

      Eliminar
    2. Chama-se Lídia como a minha avó materna!

      Eliminar
  8. Amália e Antónia são os que mais me agradam. Devo dizer que conheço uma Antónia com 13 anos e no princípio eu própria achava o nome demasiado antigo. Agora vejo com outros olhos.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)