Os nomes femininos da moda em 2022

em 19/07/22


Os dados oficiais dizem-nos que, em Portugal, as mulheres têm o seu primeiro filho com 30 anos. Quando comecei a escrever o blog, escrevia-o sobretudo para a geração de 80, para mães que viam Beatriz como o nome perfeito mas não o queriam usar por ser demasiado popular. 

Hoje, as mães que por aqui passam já pertencem em grande parte à geração de 90. As suas referências já são outras, muitas delas nem fazem associações que a geração anterior fazia - falamos sobre isso neste post sobre os nomes preferidos da Geração de 90 - e os seus próprios nomes também são diferentes. Algumas delas, até se chamam Beatriz! 

E é a pensar nestas mães, que seguramente não terão paciência para vasculhar  mais de dez anos de arquivo, nem de ler todos os posts em que fui assinalando as tendências emergentes à medida que as íamos detectando, que escrevo este pequeno resumo, que poderá ser útil para quem quer perceber um bocadinho desta dinâmica dos nomes populares. 

Então, em 1993, Ana ainda era o nome mais registado anualmente, seguido de Joana, mas foi nesta altura que Jéssica explodiu, foi nesse ano que Beatriz chegou ao top 20, subindo 40 lugares, que Tatiana começou a encaminhar-se para o top 20, tal como Bruna. 

A título de curiosidade, deixo-vos o top 20 de 1993: 


  1. Ana
  2. Joana
  3. Maria
  4. Daniela
  5. Sara
  6. Jéssica
  7. Inês
  8. Patrícia
  9. Andreia
  10. Catarina
  11. Cátia
  12. Diana
  13. Mariana
  14. Vanessa
  15. Marta
  16. Cláudia
  17. Tânia
  18. Liliana
  19. Rita
  20. Sofia

Está aqui o vosso nome? O nome das vossas amigas? É bem possível que sim! Mas olhemos agora para o top 20 de 2021. Reparem que, desta lista, há cinco que permanecem no top 20 de 2021, o que é um bom indicador da sua enorme popularidade, a saber, Ana & Maria e Inês, Mariana e Sofia. Vamos riscá-los, quer seja porque sabemos que não deixarão de se usar, como é o caso dos super clássicos Maria e Ana, quer seja porque sabemos de antemão que há numa tendência para fugir dos nomes que nos acompanharam na infância. 
Excluamos aqueles que já estavam no top 20 em 2013 [Carolina, Madalena, Francisca, Laura, Margarida, Lara e Diana] e que hoje já consideramos clássicos contemporâneos e apaguemos ainda os três nomes que marcam as gerações mais recentes de meninas - Leonor, Matilde e Beatriz.

  1. Maria
  2. Leonor
  3. Matilde
  4. Alice
  5. Carolina
  6. Benedita
  7. Beatriz
  8. Francisca
  9. Mariana
  10. Laura
  11. Margarida
  12. Sofia
  13. Ana
  14. Madalena
  15. Inês
  16. Camila
  17. Clara
  18. Constança
  19. Lara
  20. Diana


Pois bem, sobram cinco nomes, que irão certamente dominar os tops a médio prazo e que vão certamente acabar por influenciar as escolhas da geração de 90: 

  • Alice
  • Benedita
  • Camila
  • Clara 
  • Constança


Se quiserem aprofundar o tema, aconselho a leitura de Os nomes da década Os nomes do momento para meninas


13 comentários:

  1. Sou de 99,mesmo no final da década de 90.
    Sou Catarina e calculo que seja top5 no meu ano. Nunca fui a única da turma e a minha melhor amiga era também Catarina. Portanto era sempre Catarinas para ali e Catarinas para acolá. Nunca gostei.
    No meu ano Beatriz foi o número 1 e por isso estou rodeadas de Beatriz no meu núcleo de amigos. Curiosamente nenhuma gosto do nome. Apanhei também muitas Inês.
    Do meu núcleo de amigas tenho 2 Laura's, 2 Rutes, 1 Rita, 1 Vanessa, Viviana, Flavia e Cristiana.
    Havia também muitas Marianas e Carolinas
    Das Ana's fui escapando delas até à universidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas das minhas colegas de escola já foram mães e estes foram os nomes escolhidos
      Luana (2)
      Matilde
      Leonor
      Rodrigo
      Laura
      Vicente (2)
      Yasmin e Lourenço
      Maria Leonor e Isaac
      Maria Eduarda

      Eliminar
  2. Para mim, só com base em amigos/conhecidos que nasceram nas décadas de 80/90 e foram pais nos últimos 3 anos, o nome da moda agora é Madalena. Conheço tantas, tantas! E para menino, Francisco.

    ResponderEliminar
  3. Sou de 88 e chamo-me Nádia, sempre só havia mais uma ou duas na mesma escola e sempre me "orgulhei" de ter um nome diferente - caracteristica que é comum na minha familia. Quando mudei para uma zona suburbana, já é um nome mais comum, no entanto não tanto que enjoa.
    A minha irmã é de 84 e é Daniela, embora seja mais popular, tbm nunca estive rodeada de tantas que chateasse, coisa que me acontecia com outros nomes.
    Tenho agora uma filha de 1 ano e meio chamada Lira, o nome faz sempre furor. Não é um nome estranho, que toda a gente tenha dificuldade em perceber, mas tbm não é comum. Na maternidade adoraram o nome, na creche tbm disseram que nunca tiveram nenhuma... Na creche dela existe uma abundancia de Marias, Vitórias, Leonores, Inêses...

    ResponderEliminar
  4. oi,Filipa!
    o que você Ana Faith?
    abraços

    ResponderEliminar
  5. este será definitivo escrevi no livro da bebê! com foto minha e do pai bebê na verdade fiquei com medo do bebê ter 300 nomes se for agradar todo mundo!

    ResponderEliminar
  6. Chamo-me Miguela e nasci em 1992 e nunca conheci ninguém com o mesmo nome. Em criança e na adolescência detestava o meu nome mas com o passar dos anos fui-me habituando. Mas é muito frustrante ter de repetir o nome porque a maioria das pessoas não o percebe à primeira e no trabalho tenho de soletrar ou explicar que é "Miguel com a no fim" quando dou o meu email. Enfim, faz parte da vida.
    Muito obrigada pela sua dedicação a esta página.
    A minha irmã chama-se Filipa 😊

    ResponderEliminar
  7. Sou Alice de 2001, sempre fui a única na turma e as vezes na escola. Agora ouve-se muito mais.. A minha irmã é Clara de 2016 e tem várias com o mesmo nome e inclusive apelido na turma. Se tivesse uma menina agora seria Helena

    ResponderEliminar
  8. Sou Célia de 1976 vivo na Suíça e por cá neste momento os nomes mais em vogue são sem duvida os nomes mais curtos como Ina, Lina, Lena, Mia, Lara, Sofia,
    6. Mila
    7. Lina
    8. Lia
    9. Lena
    10. Anna
    11. Leo
    12. Nora
    13. Ella
    14. Nina
    15. Elena
    16. Olivia
    17. Laura
    18. Julia
    19. Alina
    20. Elin

    ResponderEliminar
  9. Por aqui está assim:
    Adriana de 94: Leonor e Álvaro
    Inês de 94: Maria Eduarda
    Beatriz de 94: Henrique
    Carolina de 94: Matilde
    Micaela de 95: Maria Leonor e Isaac
    Daniela de 96: Isaac
    Jéssica de 96: Luana
    Vanessa de 96: Luana
    Catarina de 98: Yasmin e Lourenço
    Rute de 99: Matilde
    Mariana de 99: Laura
    Diana 99: Sofia

    ResponderEliminar
  10. Nascida em 1991 e sou Ana Sofia, os meus pais foram visionários para o que iria ser a moda dos anos 90 e agradeço não terem ficados reféns dos anos 80. Em 90/91e 92 (considero ser a minha geração) penso que tenha sido um momento de transição na popularidade dos nomes e por isso havia um pouco de tudo. Colegas com os nomes que viriam a ser a moda dos anos 90 (Daniela e Jéssica), nomes compostos por Ana (Ana Sofia e Ana Rita ), nomes típicos dos anos 80 (Vânia Patrícia, Cláudia Raquel, Andreia Filipa) e nomes que considero com um pé nos 80 e outro nos 90 isto é nomes típicos dos anos 80 precedido com o nome Ana ( Ana Cláudia, Ana Raquel, Ana Patrícia).
    Em relação ao meu nome adoro Sofia acho intemporal, internacional, fácil de escrever e pronunciar, atravessa gerações, fica bem em qualquer idade e não é associado a uma classe social. O Ana bem sozinho é lindo, antes de Sofia é um lembrete para a década em que nasci!

    ResponderEliminar
  11. Ana Sofia, eu nasci em 90 e os meus pais não foram em modas e deram-me um nome que raramente se ouvia. Tanto é que na minha escola secundária havia apenas mais uma rapariga com o mesmo nome e no mesmo ano de estudos, só que noutra turma. Quando era pequena havia a moda da Liliana, Cátia, Cláudia, Alexandra etc e eu achava que não me enquadrava.
    Passados anos, aprendi a gostar do fato de não ter um nome comum e agradeço por não terem ido atrás modas. Acho que outro nome não ia encaixar com a minha personalidade e agora abomino certos nomes por estarem demasiado batidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Siena, uma das características que mais adoro na Madeira é a diversidade de nomes. Fruto da mescla de nacionalidades que influenciaram o rumo da história da ilha é possível, num espaço relativamente limitado, contactar com uma variedade maravilhosa de nomes. Esta variedade encerra em si uma cultura que é ao mesmo tempo típica e distinta das demais.
      O seu nome é um admirável exemplo do que descrevi! :)

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)