Os nomes do momento para meninas

em 16/09/20


No início do ano, ficamos a saber quais são os nomes mais escolhidos pelos portugueses e o topo do ranking continua a ser liderado por Maria, Leonor e Matilde. São nomes com uma popularidade muito consolidada e as mudanças nesse top 3 [diria até no top 10!] demoram algum tempo a ocorrer, mas acho que já todos temos consciência de que há uma nova vaga de nomes a apelar aos portugueses. Em 2017, apresentei aqui uma lista daqueles que eu considerava serem os nomes do momento e hoje volto a ela, renovando-a. Então, por ordem de popularidade em 2019, aqui ficam aqueles que eu considero os nomes da moda em Portugal: 


  •  Alice
  • Benedita
  • Francisca
  • Clara
  • Eva
  • Olívia
  • Júlia


São nomes fantásticos, já escrevi sobre eles inúmeras vezes, foram presenças assíduas nas minhas listas de sugestões durante muito tempo, são óptimas escolhas! Ainda assim, acho que vale a pena deixar o alerta: são estes os nomes que os pais acham que se ouvem pouco, porque são difíceis de encontrar em alguém com mais de dez anos. Não estão errados, mas feitas as contas, são dos nomes mais recorrentes na faixa etária que mais interessa. 

Pensando numa perspectiva de Pares Perfeitos, que nomes desta lista apontariam como ideais para a irmã da Leonor e da Matilde? 

9 comentários:

  1. Matilde & Benedita
    Leonor & Olívia =)

    Concordo, à primeira vista alguns desses nomes podem ser tidos como "invulgares" mas na realidade não o são. Cada vez são mais escolhidos, principalmente Alice, Clara e sobretudo Benedita e Francisca.

    De todos dessa lista, adoro Eva, Olívia, Clara e Alice.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, estou sempre a ouvir Clara e Alice em crianças pequenas!
    Para irmãs, Leonor e Clara ou então Matilde e Benedita.

    ResponderEliminar
  3. Pensando num trio, acho que o que fica melhor com Leonor e Matilde é Francisca. Penso logo em infantas. Pensando em pares, acho que ficam bem Leonor & Clara, Leonor & Olívia, Matilde & Benedita, Matilde & Alice.

    ResponderEliminar
  4. concordo em absoluto com a lista. relativamente a Clara e Benedita, nos últimos 5/6 anos, tem sido recorrente no meu ciclo de amigos e conhecidos, e nos últimos 1/2 anos, Alice. para mim, Francisca sempre esteve entre os preferidos dos pais, ainda que nem sempre seja o nome final. Olivia tem despertado a atenção de muitos pais e Júlia tem-se relevado uma surpresa!

    ResponderEliminar
  5. Alice e Julia são pares mais que perfeitos para Leonor e Matilde

    ResponderEliminar
  6. Amo Alice e seria uma opção se não estivesse tão na moda. Por esse motivo escolhi para a minha bebe que vem a caminho o nome Carlota, um nome que amo e acredito que tão cedo não se tornará moda, visto ser um nome que ou se adora ou se detesta.

    ResponderEliminar
  7. Não convivo com muitas crianças, não tenho muita noção da popularidade dos nomes

    Não considero Júlia um nome na moda. Parece-me ser o tipo de nome que se considera, mas é preterido a favor de outro nome.

    Tenho a sensação que Eva perde terreno para o nome Ema.

    Deste conjunto, adoro o nome Eva.

    ResponderEliminar
  8. Adoro Júlia e Olívia. São nomes escolhidos para se algum dia tiver filha(s)... Mas nunca os considerei nomes 'da moda'...

    São assim tão populares? Ou estão a começar a ser populares nesta nova geração de bebés que estão agora a nascer?

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)