Os nomes femininos da década

em 21/11/19


Se a minha filha tiver algum interesse neste tema que tanto me apaixona, terá no meu blog e nos meus arquivos pessoais um imenso repositório sobre o panorama dos nomes durante a década de 10 em Portugal! E agora que nos aproximamos do seu fim, acho que vale a pena olhar para alguns acontecimentos marcantes e começamos pelo topo do ranking. 
Entre 2000 e 2009, Ana foi o nome feminino mais popular mas, nos últimos dez anos, o primeiro lugar do pódio pertence inequivocamente a Maria. Abordamos aqui dezenas de vezes a popularidade de Maria, frisando que a diferença no número de registos para o segundo classificado se devia em grande parte ao seu uso em nomes compostos, tanto que, no ranking de 2013, ao conhecermos pela primeira vez a lista de registos de nomes compostos, percebemos que Maria "sozinho" se ficava pela 10.ª posição. 
Conhecendo esta realidade, sinto-me perfeitamente à vontade para nomear Matilde & Leonor como os nomes femininos da década. Estes dois passaram praticamente a década no top 3 - para ser exacta, Matilde ficou no 4.º lugar em 2010, naquele que foi o último ano de Beatriz nesse lote restrito - e foram alternando entre si a segunda posição. Quer gostemos deles ou não, Matilde & Leonor marcam em definitivo esta geração. E já vos disse aqui que, na minha forma de ver estas coisas, Matilde tem um papel determinante na definição da nova tendência, tendo ajudado a encarar com mais naturalidade nomes que em Portugal estavam completamente arredados das maternidades, nomeadamente Alice & Amélia. 
Foram dez anos em grande para estes nomes e eu estou entusiasmada com o futuro próximo! Quanto tempo aguentarão estes dois no top 5? Qual será o primeiro a sair? E o que mais me faz sorrir: que nomes escolherão estas milhares de meninas dentro de 20 anos? 

12 comentários:

  1. Na minha década (anos 90) reinavam as Ana's e nomes acabados em ana (Susana, Mariana, Juliana...) e também as Andreia's. Não gosto nada. Nadinha.
    Matilde já me cansa mas Leonor não. Gosto sempre de Leonor.
    Alice não desgosto mas prefiro Clarice.

    ResponderEliminar
  2. Alguns pensamentos:
    Penso que Leonor permanecerá no top mais tempo que Matilde, devido ao factor internacional.

    Eva, Valentina, yasmin/jasmim, Vitória, íris, Gabriela, Clara, Letícia, Caetana, Julieta vão continuar a subir e alguns vão entrar no top 10.

    Os nomes das gerações das avós/bisavós vão subir e muito de popularidade, como Aurora, Amélia, Amália, Antónia, Júlia, Teresa, Manuela, Rosa, Simone, Sílvia, Emília, Augusta, etc. e vão dominar a próxima década.

    Durante os próximos próxima 20 anos, os nomes "medievais" vão surgir no top 100 como Sancha, Branca, Cecília, Guiomar, Úrsula, Jacinta, Esperança, Bastiana etc.

    Nomes antigos ligados à natureza, religião ou simplesmente clássicos vão surgir com destaque: como Salomé, Jade, Lúcia, Celeste, Lua, Valéria, Penélope, Alba, Paloma, Zora, Lorena, Ísis, etc.

    Nomes "religiosos" de antigamente vão ser os nomes "betos" para a nova geração como Rosário, Rosarinho, Graça, Glória, Carminho, Mercedes, Mercês.

    Tal como já acontece no masculino, é provável o crescimento dos nomes hispânicos femininos: Guadalupe, Salma, Alma, Martina, Carmen...

    Nomes árabes vão aumentar de popularidade: Nádia, Salma, Samira, Soraia, Yara (também é nome indígena américa), Zaira, Amira, Noor.

    ResponderEliminar
  3. No comentário anterior sobre as próximas tendências vejo alguns dos nomes que tenho no topo da minha lista para futuras filhas. Tendo em conta que não quero nomes batidos ou pouco originais, gostava de saber se há alguma dica sobre quando um nome passa a ser demasiado popular. Filipa e outros leitores, qual acham que é o lugar no top ou o número de registos a partir do qual não escolheriam um nome? Ou isso não vos influencia de todo? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho difícil indicar um número de registos, até porque depende dos nomes e depende daquilo que entender por nome batido. Vamos então tentar definir o que é popular? Pensando no local onde mais se juntam crianças, "batido" seria mais do que uma criança por turma ou mais do que uma criança por escola? Se estamos a falar de novas tendências, diria que chegados aos 200, 250 registos, já é possível ouvir repetições na mesma faixa etária, na mesma escola...
      Tenho recebido imensos emails a propósito de Olívia, que eu aponto como uma das grandes tendências. Digo sempre o mesmo: as meninas nascidas agora, talvez sejam as únicas da sua turma ou até mesmo da escola. Mas quando chegarem ao 9.º ano, talvez já haja duas ou três em cada turma do 5.º ano...

      Eliminar
    2. Pois, esse é precisamente o nome que mais identifico com este "dilema"... Eu adoro-adoro Olívia há algum tempo, mas não vou ter filhos tão em breve e por isso já praticamente o excluí da lista... O que me deixa um bocado triste: porque é que hei de deixar de pôr um nome de que gosto só porque se tornou popular entretanto (sendo que quando o "descobri" não era)?

      Compreendo que seja difícil determinar o que é popular. Se houvesse dados completos do número de registos, eu podia comparar com alguns nomes marcantes e populares da minha geração (e a forma como evoluíram), para ter uma ideia mais clara e intuitiva do que vai acontecer a Olívia... Pondo as coisas nestes termos: Olívia pode vir a tornar-se semelhante a que nomes populares das últimas duas décadas? Eu acho que não tenho é um sentido muito claro dos diferentes níveis de popularidade dos nomes. Por exemplo, tenho a impressão de que Mariana é muito mais popular do que Marta mas não sei quantificar... Ah, se houvesse dados! O que eu me divertiria a fazer gráficos.

      Eliminar
    3. Eu já tinha Olívia escolhido como nome para uma filha para aí há 4 anos e estava a vê-lo a crescer "perigosamente" a cada ano... Este ano tive uma filha e foi mesmo esse o nome escolhido 🙂 acredito que tenha subido este ano e que ainda vá subir mais, no entanto não tenho ninguém na minha família / círculo de amigos / conhecidos com esse nome e ainda não encontrei nenhuma criança próxima com o mesmo nome (na creche dela não há nenhuma), por isso continua original o suficiente para a minha escolha se ter mantido 🙂 é um nome com uma aceitação muito boa, toda a gente o elogiou quando o anunciámos, acho que já é um nome que agrada à generalidade das pessoas, de gerações mais velhas e mais novas.

      Eliminar
  4. Penso que Alice irá substituir Matilde, em breve. E penso que nomes como Caetana e Valentina irão subir rapidamente.

    Adorei algumas sugestões do comentário mais acima. Adoro o nome Esmeralda!

    E previsões para rapaz?

    Penso que Xavier poderá vir a ser o novo "Salvador".

    E nomes como Raul, Augusto, Domingos, etc, irão ser vistos como frescos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Caetana vai começar a subir... Mas não vai conseguir ter um impacto como os referidos.

      Eliminar
    2. Nasceu a Graça, filha da Isaurinha (filha mais nova da Cinha Jardim).

      Eliminar
    3. Maria Pitta (filha de Biba Pitta) é mãe de Duarte e está novamente grávida, para menino será António e para menina Piedade.

      Eliminar
    4. A atriz Teresa Tavares está grávida duma Júlia.

      Eliminar
    5. Já li num site qualquer que agora não me recordo qual que a Benedita Pereira está grávida de um Sebastião. Alguém confirma?

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)