Quais são os nomes preferidos da geração de 90?

em 10/02/21


Durante muito tempo, ia escrevendo posts a pensar, sobretudo, nas pessoas da minha geração e percebia que partilhávamos as mesmas referências, sendo isso visível na forma como nos inclinávamos para determinados nomes e nos afastávamos de outros. Hoje, vou falando mais com futuras mães que nasceram na década de 90 e dou por mim a pensar nas grandes referências delas que, seguramente, não serão as minhas. A minha infância foi marcada pela Rua Sésamo, Os amigos do Gaspar, A hora do Lecas, Onda Choc, Caderno Diário, e consigo perceber como isso acabou por influenciar o meu estilo de nomes. Já a minha irmã Vera, nascida em 89, via Dragon Ball, Navegantes da Lua, Hugo, Batatoon mas, segundo ela, isso não influenciou em nada o seu gosto... 

E vocês, conseguem identificar as influências no vosso estilo de nomes? Os nomes de que gostam remetem-vos para o passado ou sentem-se mais influenciados pelo momento atual? E se nasceram na década de 90, quais são os nomes que vos chamam a atenção? O que é que vos influencia e o que nomes vos desagradam? 

31 comentários:

  1. Sou de 86, gosto de nomes pouco ouvidos mas tradicionalmente nossos. Nasci na geração das Anas qualquer coisa, das Lilianas, Soraias, Rúbens, Ricardos e afins... Não consigo gostar!! Tenho preferência por nomes curtinhos e até pelos literais, mas consigo ver beleza em nomes mais longos e compostos.

    Bárbara

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Eu nasci no ano de 1990. Sempre tive um fascinio por nomes antigos que não estivessem tão usados. Tenho uma filha Guiomar.. Adoro Mercês, Assunção, Augusta, Pureza.. Para rapaz adoro Estêvão, Gastão, Lopo e cândido.

    ResponderEliminar
  3. Teria de refletir muito para tentar perceber de onde vêm os meus gostos e preferências. Lembro-me que há vários anos, quando me comecei a interessar a sério por nomes, gostava de Carolina (ou achava que gostava :P). Hoje em dia é dos nomes populares de que menos gosto.

    Sinto que, regra geral, prefiro nomes menos populares (aliás, não é só em nomes que tenho essa tendência para preferir coisas menos usadas), e prefiro nomes mais curtos aos mais compridos. Gosto de nomes que me transmitam simplicidade, humildade etc. Nomes mais compridos, geralmente, passam-me mais a sensação de elegância, e não é que não goste disso, simplesmente não é a primeira coisa que eu gosto de sentir num nome.

    Quando andava na primária, a minha turma tinha só 6 crianças. Um dos meus colegas era João Bernardo, e lembro-me que sempre gostei do nome dele. Por ser meu colega? Penso que não necessariamente, porque dava-me igualmente bem com os meus outros colegas e mesmo assim nunca gostei dos nomes deles (e.g. Catarina, Diogo).

    Quanto a desenhos animados, filmes, séries etc., não me lembro de ter sido (muito) marcada/influenciada em termos de nomes. Mas posso ter sido e simplesmente não ter essa noção, claro.

    Mas agora estou-me a lembrar que uma colega minha do 2º/3º/4º ano tinha duas bonecas que eu gostava muito, as Bratz Baby, e deu-lhes os nomes de duas colegas nossas e melhores amigas dela: Martinha e Lulu. E lembro-me que, por algum motivo, adorei a escolha dos nomes, porque as bonecas realmente se pareciam com a Marta e a Luísa. Mas hoje em dia não gosto de Martinha, nem de Lulu (gosto de Luísa, apenas).

    Portanto, da minha experiência, acho que posso tirar a "conclusão" de que fui sim influenciada de alguma maneira nisto dos nomes, apesar de poder não me lembrar quais foram as influências, mas acho que essas influências foram passageiras, ou seja, posso ter gostado de Martinha e Lulu por causa das bonecas mas foi naquela altura, porque depois ao crescer essa influência passou e vieram outras influências.

    Ah, sou de 96 :)

    ResponderEliminar
  4. Sou de 89 e via as mesmas séries que a sua irmã! :)

    Penso que não teve grande influência nos meus gostos em termos de nome. Só mesmo o Gonçalo, o "namorado" da Sailor Moon, que era lindo e super romântico. E é um dos meus nomes favoritos.

    De resto, penso que não teve influência.

    ResponderEliminar
  5. Também sou dos anos 90, mas não sinto influência de programas de tv nos meus nomes preferidos.
    O que vejo é talvez uma influência dos nomes da realeza: gosto do nome Diana e adorei o nome Letícia logo que o ouvi pela primeira vez.
    Tenho é a perfeita noção de que cresci a pensar que os nomes "normais" eram aqueles dos meus colegas de turma na primária. Tudo o que excedesse André, João, Joana, Margarida, Inês, Mariana... era exótico para mim. E o que é engraçado é que esses nomes ainda agora são muito usados. Ou seja, podemos ser a primeira geração em que os nomes dos nossos filhos se podem confundir com os nomes dos pais!
    Alguns exemplos de nomes de crianças que conheço, com mães dos anos 90: Leonardo, Teresa, Mariana, Duarte e Henrique. Não consigo ver aqui uma diferença face aos nomes preferidos das mães dos anos 80, sinceramente. São os nomes populares nestes últimos anos em geral.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Íris, tenho pensado muito nessa questão da possibilidade da sobreposição de nomes entre a geração de 90/2000 e a de agora, acho que é super interessante!

      Eliminar
    2. que tenho fotos quando pequena Rute/h e kátia 5° até 8°serie Heitor e Estêvão tenho 1° do 2°grau:;
      meninos:Malcoln, Mário Sérgio,Diego e Ricardo
      meninas Dayane,Talita,Jokasta,Taís,Joanna ,Priscila.C. que era prima da Joanna,Priscila M.Jennipher,suellen Ivana e Valdirene .nasci na metade de 80 então sou da geração 90 , mas minha turminha tinham nomes pouco comuns!E Lembrei de todos na foto!

      Eliminar
    3. esqueci tinha Jordana e kasiane !:)

      Eliminar
    4. Gardêni. agora acabou!

      Eliminar
  6. Sou de 97.

    Interesso-me por nomes desde que me lembro, sempre me fascinaram. Acho que a minha mãe me passou o gosto.
    Sempre tive colegas com os típicos nomes de 90, normalmente dois nomes próprios e sempre dentro das mesmas conjugações. Na primária eramos 5 Joanas, todas com segundo nome diferente, eu sou uma delas. Penso que esses nomes que me rodeavam não me influenciaram, pelo menos pela positiva!
    Quanto a séries ou livros também não consigo fazer essa associação.
    Lia muito Sophia de Mello Breyner e penso que talvez tenha tido alguma influencia, apesar de não me lembrar agora de nomes das personagens...
    Também sempre gostei de escrever, e em criança os nomes das minhas personagens eram quase sempre nomes retro ou medievais (continuam a ser os meus favoritos, especialmente retro). Lembro-me que 2 dos nomes muito presentes nas minhas histórias e brincadeiras eram Teresa e Ernesto. Ora, não sei onde os fui buscar porque não têm nada a ver com a época 90/2000.
    Consigo identificar-me com o comentário que refere gostar de nomes que transmitem humildade e simplicidade, contudo os nomes que me transmitem esses sentimentos não são necessariamente curtos ou simples...
    Alguns dos meus amigos de infância já foram pais e também reparo que os nomes escolhidos continuam dentro do mesmo. Além disso a maioria das pessoas da minha geração (de todas as gerações um pouco vá) não aprova os meus favoritos (o que é agridoce para mim).
    Alguns do meu top: Guiomar, Ester, Salomé, Carmo, Graça, Cecília, Eurico, Cristóvão, Nicolau, Baltasar, Estevão, Jaime...

    ResponderEliminar
  7. Sou de '87 e tenho as mesmas referências da sua irmã, mas também acho que não me influenciaram em termos de nomes.

    Como já referiram acima, cresci com turmas muito homogéneas em termos de nomes, havia sempre umas 5 Ana qualquer coisa, o mesmo para Joões... por isso, quando fui mãe, as minhas preferências recaíram por:
    - Um nome que eu não conhecesse ninguém que tivesse. Não queria um nome muito ouvido e que eu já associasse a "N" pessoas;
    - Portanto, um nome "invulgar", mas que não fosse "bizarro" ou "estranho";
    - Um nome relativamente curto, uma vez que um dos apelidos (o último) seria longo e mais marcante;
    - Um nome internacional. A minha geração já beneficiou bastante do Erasmus, facilidade em viajar, etc e sempre vi vantagens em ter um nome facilmente pronunciável e perceptível num contexto internacional;
    - Ao mesmo tempo, um nome português, que não fosse uma "modernice" com Ys e Ks.

    Assim sendo, a escolha recaiu sobre Olívia :)

    Também gosto de Elisa, Elvira, Fausto, Nicolau, Álvaro.

    ResponderEliminar
  8. Sou de 88 e sei que muitas influências que sofri são de programas como a Rua Sésamo, onde escutei nomes como Guiomar (que continuo a achar uma preciosidade), Carolina, Zé Maria. E também do Jardim da Celeste (nome que a atriz Cecília Henriques, nascida em 89, escolheu para a filha), onde surgiam nomes como Olívia, Xavier e Carolina (novamente). Na escola havia muitas Anas (Ana Rita, Ana Cristina, Ana Catarina, etc.), Andreias, Joões e Tiagos. Pelo facto de já não viver em Portugal acabo por repensar algumas escolhas (não poria José, por exemplo, apesar de ser um dos nomes que mais gosto) e penso em nomes de que sempre gostei, como Jaime (que sei que muita gente não gosta), e mais percetíveis internacionalmente, como David ou Artur.

    ResponderEliminar
  9. Filipa, não sabia que estava a participar numa entrevista quando te respondi a essas perguntas! :)

    Mas fico feliz por não ter sido a única a achar que os desenhos animados que via não me influenciaram nos gostos!

    Até porque, pensando em nomes dos anos 90 que me rodearam, são mais os que não gosto que os que gosto!

    Mas confesso que, agora de crescidinha, há uns nomes que me começaram a soar muito bem pelas séries de televisão que vejo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pena, já me imaginava tia de Son Gohan... Mas vou aproveitar a ideia e fazer um post a propósito de nomes de novelas e séries :)

      Eliminar
    2. Por falar em, tia de som goahn tenho uma amiga cujo o primo optou por Gohan pro filho. Bom, moram aqui na França não parece mt estranho mas quando eu e o meu marido ouvimos pela primeira vez pensamos os dois exatamente no mesmo tanto é que nos olhamos logo lool

      Eliminar
  10. Sou de 1993 e penso que desenhos animados e séries da minha infância e adolescência me foram marcando os gostos. Apesar disto, não me influenciam as preferências que tenho hoje! Gosto muito de nomes literais e, acima de tudo, incomuns. Penso que a grande influência nos nomes que mais gosto agora se deve a dois grandes fatores - a minha profissão (sou Educadora de Infância) & o meu interesse por nomes. Assim gosto muito de Vida, Luz, Jasmim, Dalila, Guiomar, Romeu, Nicolau, Jaime. É esperar que não fiquem populares!

    ResponderEliminar
  11. Sou de ‘93.

    Não consigo identificar nenhuma tendência da pop culture dos anos noventa além de Diana. Que também gosto muito.

    Mas cresci com os meus pais a estranharem nomes como Olívia porque ficaram caricaturalmente marcados na geração deles (e.g. “Olívia Palito”). Na nossa já não era uma referência e isso nota-se hoje em dia, quando a nossa geração o usa e Olívia começa a ser um nome da moda.

    Nessa ótica, talvez no tempo dos nossos netos se use Ágata com muito gosto. 🙂

    Mas revejo-me inteiramente no comentário do anónimo das 17:39. Esses são também os meus critérios para escolha de nome de um filho.

    Neste momento, entre os meus favoritos estão Abel, Noé e Ulisses. Para menina, Amélia, Eleonor e Luzia.

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Sou de 88 e em geral não sei o que influencia o meu gosto pelos nomes mas já vi que é semelhantes a alguns comentários acima e que eu não ouvia nos anos 90 e 2000. Como Guiomar, Nicolau, Olivia, Alice, Amélia, Xavier... Talvez seja mesmo uma questão de geração!
    A única referência que tenho de uma série é em relação a Nicolau. Havia uma personagem no Super Pai que era o Nico e sei que é daí que vem o meu gosto pelo nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nunca tinha pensado nessa hipótese, mas o nome das meninas do Super Pai eram Camila, Clara [Clarinha] e Carmo :)

      Eliminar
  13. Sou de 97 e vi as mesmas séries da sua irmã e mais algumas (como rua sésamo, bando dos quatro, inspetor max, clube das chaves...).
    Não creio que me tenham influenciado na escolha de nomes. No entanto adoro o nome Hugo, mas por outras razões (tenho duas pessoas na vida que me marcaram muito e têm esse nome). De resto penso que não me influenciaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não no formato de Tv, mas em livro, sem dúvida que o meu gosto por Frederico, Vasco & Margarida tem que ver com o Clube das Chaves, tal como o amor por Luísa & Teresa estará relacionado com Uma Aventura!

      Eliminar
  14. Olá outra vez! Sou o anónimo de 10 de fev 17:09, Joana.
    Vim acompanhar os comentários e fiquei surpresa por ver como partilhamos o amor em comum por certos nomes ou tipo de nomes. Isto é muito curioso, porque de facto parece haver uma influencia comum! Mas eu não a consigo identificar pois são nomes que na sua maioria não se ouviam na nossa geração e nem se ouvem agora. Não sei se será por sermos uma amostra que se interessa pelos nomes e por isso vai mais além na busca e acaba por chegar aos mesmos eleitos tendo por base as mesmas influencias (não sei se me fiz entender)... acho que é possível...
    De qualquer forma, é mesmo interessante ver esta partilha, estou a adorar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim. Não somos representativas da população em geral e acabamos por nos inspirar umas às outras, também :)

      Mas também sinto os meus gostos a mudar ao longo dos anos - acho que é saudável. Se há uns anos vibrava com nomes tendencialmente aristocráticos, hoje em dia são os nomes mais simples e despretensiosos que têm o meu coração.

      Eliminar
    2. Exatamente o que me tem acontecido a mim! Estou a tentar engravidar e dou por mim a pensar em nomes que há 5 anos nem me teriam ocorrido. Antes (adolescência) a minha preferência recaía sobre nomes longos, portugueses e incomuns (ex.: Salvador, Lourenço, Frederica, Maira do Mar). Agora apenas o se mantém ihihihi

      Eliminar
  15. Olá!

    Nasci em 1991, cresci com as referência da sua irmã :) Não me influenciaram especialmente, talvez os desenhos animados japoneses tenham aberto os horizontes para os nomes desse país. No caso da Sailor Moon, acho imensa piada como decidiram atribuir nomes portugueses à maioria dos personagens principais.

    Já ao crescer rodeada de Anas qualquer coisa (compunham uma grande percentagem das turmas na escola), ganhei uma aversão incrível a nomes compostos. Achei desde essa altura que seria mais bonito colocar apenas um nome. E sempre me atraíram nomes menos comuns ou que eu não ouvia tanto, que por acaso agora são bastante populares haha, como Alice ou Olívia.

    Partilhas interessantes :)

    ResponderEliminar
  16. Sou de 96 e penso que a minha maior memória será os Morangos com Açúcar (tanto nome de personagens como de atores). Lembro-me perfeitamente da actriz Benedita Pereira e como estranhei o nome dela, e até como os nomes das personagens principais Matilde e Beatriz foram, para mim, diferentes. Recordo-me do bar do Fred (Frederico). É engraçado que o nome Benedita tenha crescido imenso nos últimos tempos, e Matilde e Beatriz estiveram/estão no topo também.

    Lembrei-me também da Floribela. Fui pesquisar e os nomes dos irmãos era Frederico, Henrique e o seu irmão gémeo Afonso, Maria, o problemático Martim e Tomás. Nomes que estiveram em alta, e talvez influenciou o meu amor pelo nome Frederico e Tomás.
    Recordo-me que sempre gostei de nomes e lembro-me que na primária adorava nomes como Diana (Diana Chaves) e Camila (Super Pai), Bianca (Bernardo e Bianca). De rapaz não me recordo das minhas preferências.
    Os meus favoritos, até ao dia de hoje:
    -Lúcia (Crónicas de Nárnia-Lucy), Xavier (médico da minha mãe), Frederico (nome do meu primo), Clarisse (O Diário da Pincesa), Eva (não tenho a certeza, mas talvez devido a Eva Longoria, Donas de Casa Desesperadas).

    Por outro lado, tenho pet hate a alguns nomes, já desde a primária: Catarina (ainda pior se for o composto Ana Catarina), compostos com Ana, Miguel, Inês, Joana, Andreia, Cristiana (nomes vulgares na minha geração).

    -L

    ResponderEliminar
  17. tenho uma irmã de '95 e talvez grande parte das minhas influências sejam as mesmas que as dela, porque víamos e líamos praticamente as mesmas coisas. eu sou de '00 e as memórias mais antigas que tenho remetem-me para "uma aventura" com as irmãs Luisa e Teresa (a par com Madalena, os meus nomes femininos de eleição); "os cinco" e "os sete" (ainda que não aprecie nenhum dos nomes das personagens); "as gémeas no colégio de santa clara" com personagens como Ilda, Alice, Isabel, Antonieta, Graça, Patricia, Carlota, Catarina, Claudina, Matilde, Filipa, Miranda, Frederica, Margarida (entre muitas outras) e "o colégio das quatro torres" com Alice, Irene, Diana, Celeste, Felicidade, Constança (estas coleções são riquíssimas em personagens); e claro, "morangos com açúcar" com inúmeras temporadas, inúmeras personagens.

    ResponderEliminar
  18. Nasci em 1992.

    E apercebo-me que detesto nomes muito comuns à década e até à década anterior (80s). Nomes com que convivi na minha infância e não consigo gostar incluem: Cláudia, Cristina, Paula, Carla, Mónica, Ângela, Luciana, Cátia, Vanessa, Alexandra, Patrícia, Susana, Carina, Cátia, Vânia, Tânia, Sara, Soraia… No caso dos rapazes, nunca consegui gostar de nomes como Telmo, Sérgio, Nelson, Jonathan, Kevin, Ruben, etc.

    No entanto, até gosto de outros que ouvia na altura como Inês, Beatriz, Catarina, Joana, Margarida, João, Ricardo, Paulo, Mário, Tiago apesar de possivelmente não escolher para um filho. Estes nomes começavam a ganhar popularidade na altura até que explodiram na atualidade.

    Mas não vejo grande influência da cultura pop da década de 90 nos meus gostos.

    ResponderEliminar
  19. Ainda que este post não seja necessariamente dedicado à minha geração, gostaria de deixar aqui a minha contribuição em relação à geração de 2000.
    Sou da geração das Joanas, Sofias, Beatrizes, Franciscos, Rodrigos, Marianas, Ritas e Anas. Foram raras as turmas em que estive onde não tivesse pelo menos um de cada. É estranho para mim ouvir amigas dizerem que adoram nomes como Francisca, Sofia ou Santiago, quando para mim soam a nomes tão batidos e comuns na nossa geração e nesta que agora está a surgir.
    Sempre tive um gosto um tanto quanto peculiar naquilo que a nomes diz respeito. Gosto de nomes um pouco mais antigos, que não se ouçam com muita regularidade, mas que não sejam completamente desconhecidos. Gosto de nomes clássicos, assim como dos típicos nomes que ficaram esquecidos no tempo e que agora todos têm receio de utilizar por poderem parecer demasiado "estranhos". Não sei até que ponto posso dizer que os programas de televisão que via ou os livros que lia quando era mais nova realmente influenciaram os meus gostos, mas acredito que tenha tido sim alguma influência. Nomes como José, Vicente, Teodósio, Frederica, Deodata, Odete ou Lopo enchem-me o coração.

    ResponderEliminar
  20. Nasci em 1991, havia muitos nomes repetidos (Ana, Sara e Catarina; Tiago André e Bruno) estes colegas eram todos tratados pelo apelido. Por isso tenho a certeza que a escolha do nome da minha criança será pouco vulgar para evitar essa situação. O meu nome é único (francês) e por isso adoro. Neste momento uma menina seria Guiomar ou Dalila, um menino Henrique ou Martinho. Nomes que gosto desde a infância Inês e Duarte, mas enjoada pelos últimos 20 anos. Trabalho num infantario há 10 anos e nestes últimos ano nota se uma alteração no padrão de nome das meninas. Já não há Leonor, Beatriz e Matilde a tendência parece me os nomes mais vintage como Amália, Júlia e Olívia e nomes mais hispânicos como Alba Pilar Penélope. Nos meninos nada de novo para além de Vasco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu feedback. A sua profissão confere-lhe uma vantagem preciosa no que respeita a avaliação das tendências em relação a nomes! Para quem adora este mundo da onomástica e para os futuros pais, é um privilégio contar com estas informações em primeira mão! :)

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)