Duelo de nomes - Mateus vs Santiago

em 24/07/20


Durante dois ou três anos, ouvia falar imenso de Santiago mas, assim que chegou a número 1 do ranking, o nome foi bastante atacado, rotulado de nome espanhol e isso afastou muita gente. O número de registos anuais diminuiu imediatamente, coisa que não acontece com frequência com nomes que chegam tão longe! Para mim, este recuo na popularidade torna-o mais interessante e acho que foi mesmo o grande fenómeno nos nomes portugueses masculinos nos últimos tempos! 
Curiosamente, Mateus e Santiago chegaram ao top 50 no mesmo ano, em 2006, e se na altura eu tivesse tido acesso a essa informação, acharia que Mateus tinha mais potencial para chegar a número 1 do que Santiago! Apesar dos bons resultados de Mateus [está no top 20, num percurso ascendente], por esta altura eu já esperava mais, mas acho que, tal como Santiago, também lhe foi colado o rótulo de nome brasileiro e isso também prejudicou a possível subida no ranking, coisa que, uma vez mais, é muito positiva! 
Então, o que é que vocês acham destes nomes? Acreditam que o seu momento alto já passou? Qual é o vosso preferido? 

Resultado da sondagem:


20 comentários:

  1. São um par perfeito para irmãos,mas não fazem o meu estilo, ainda assim prefiro Mateus. Mas acho que vamos continuar a ouvi-los muito.

    ResponderEliminar
  2. Mateus, gosto tanto!
    Santiago é dos nomes que nunca percebi a popularidade... não consigo deixar de comparar com Tiago, que é um dos meus nomes masculinos preferidos e logo, aquele "San" inicial tira a graça ao nome.

    ResponderEliminar
  3. Santiago é o meu escolhido.Bem que nenhum dos dois me agrada muito. Santigo é muito popular nos países hispânicos e Matheus ou Mateus ou Matteo, já deu o que tinha que dá. A tendência atual na minha opinião é buscar nomes que realmente tenha sentido,e não ir pelas modinhas das gerações. Existe outras potencialidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que seria um nome que "tenha sentido"? Um clássico?

      Eliminar
    2. Um significado de verdade. Bem os antigos davam a criança um nome que falasse dela. Os africanos, indígenas, entre muitos povos dão nomes as suas crianças nesse mesmo sentido. Exemplo: Daren é um nome que significa nascido da noite. Ou seja, se a criança nasce de noite, ela receberia esse nome ou Khadja, criança prematura. É muito comum se ver alguém com um nome de Santo e quando vamos pesquisar o pq, normalmente a pessoa nasceu no dia daquele Santo. Entende, um nome com sentido. As vezes nossos nomes possuem significadod que vão além da nossa imaginação. Digo por mim e por familiares, que por coincidência recebemos nomes que significa o que somos, aonde vamos.

      Eliminar
  4. Não desgosto de Santiago, mas também não é dos meus eleitos. Ainda assim, achei a "polémica" em torno da origem do nome desnecessária, no sentido de ser menos válido porque provém "disto ou daquilo". Já Mateus sempre foi dos meus nomes favoritos, ainda que prefira Matias e só por isso, o meu voto vai para Mateus :)

    ResponderEliminar
  5. Mateus é um nome bíblico como João, Tiago, Filipe, José, Pedro, não tem porque o rotularem como "nome brasileiro" Que por sinal é um nome bastante bonito, prefiro ele do que Santiago.

    ResponderEliminar
  6. O meu voto vai para "Mateus"!

    Existem tantos "Santiagos" aqui na minha região (junto com "Afonsos" e "Franciscos"), que já enjoei o nome (sinceramente, nunca gostei muito) e espero que a "moda" já tenha passado, mas acredito que ainda vá acumular muitos registos nos próximos tempos. Consigo ver Mateus a ganhar ainda mais popularidade.

    ResponderEliminar
  7. bom dia, filipa. como leitora relativamente recente, mas já com algumas pesquisas feitas, aproveito para a parabenizar pelo trabalho desenvolvido. deparo-me com uma situação relativa ao nome dos meus filhos e espero que a filipa e os leitores possam aconselhar-me. não falo apenas de onomástica portuguesa, mas também francesa. eu sou portuguesa, o meu marido é francês e estamos à espera de um rapaz e de uma rapariga. a escolha dos nomes tem sido mais desafiante do que pensávamos, apesar da simbiose entre culturas, percebemos que parte dos nomes portugueses que gostamos, não soam bem em francês e vice-versa. procuramos dois nomes que sejam relativamente usáveis em ambos os países, porque apesar de estarmos em frança, viajamos frequentemente para portugal. assim sendo, deixo alguns dos nossos proferidos, de forma a entender o que mais nos agrada.

    - amélie (um dos nossos preferidos, parecido em ambas as línguas)
    - carmo (mixed feelings, gostamos muito de carminho, mas em francês, não é muito usável)
    - claire (em português perde um certo encanto. o mesmo acontece com clara, em francês não soa tão bem, na nossa opinião)
    - esther (semelhante em ambas as línguas)
    - louise (semelhante em ambas as línguas)
    - madeleine (de difícil pronunciação em português, mas a versão portuguesa não nos agrada tanto, porque em francês fica "mádáléná")
    - olivia (a par com amélie, um dos nossos preferidos)
    - thèrèse (assim como madeleine, em português é mais complicado, mas em francês, teresa seria "térrésá")

    - benjamin (preferimos a versão portuguesa, benjamim)
    - lopo (não é o nosso preferido, mas agrada-nos)
    mathis (pronuncia-se como matisse)
    - theo (soa a diminutivo?)
    - vincent (preferimos a versão portuguesa, vicente)

    os nomes masculinos estão a revelar-se ainda mais complicados. mas espero que a minha explicação tenha sido minimamente explícita. espero não ter divagado muito! espero pelas sugestões, obrigada desde já!

    margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde já muitos parabéns!
      Dos mencionados, gosto de Amélie, Esther, Louise, Olivia, Benjamin, Mathis e Vincent.
      Aproveito ainda para sugerir para menina: Victoria/Victoire, Céleste, Constance, Diane, Camille, Alix, Inès, Héloise, Béatrice, Hélène e Emma.
      Para menino: Arthur, Louis, Raphael, Alexandre, Jacques, Antoine, Gabriel, Gaspard, Oscar, Samuel, Balthazar, Edouard, Félix, Frederik, Jules, Philippe
      Espero ter ajudado de alguma forma.
      Muitas felicidades!

      Eliminar
    2. deixo lhe sugestões de nomes internacionais
      Vicente e Victoria
      Vicente e leonor
      vicente e lara ou ema
      David e olivia
      Se fosse eu punha no menino vicente ou david ou leonardo
      para menina era leonor ou lara ou victoria, tudo nomes internacionais

      Eliminar
    3. Olivia e Benjamim parece me mais consensual a todos os níveis: grafia, som, são dois nomes que combinam e ficam bem juntos.
      Aproveito para puxar a brasa à minha sardinha e sugerir Sofia ;)
      Cumprimentos.

      Eliminar
    4. Margarida antes de mais parabéns pelos bebés que vêm a caminho. Realmente é uma dificuldade encontrar nomes que se adeqúem às duas línguas. Parece-me que vocês têm gostos muito variados relativamente aos nomes, o que deixa mais margem de manobra... Deixo então algumas sugestões que me parece que se pronunciam de forma semelhante em ambas as línguas:
      Menino:
      Daniel
      Raúl
      Eliot
      Lucas
      Alexandre
      Rafael

      Menina:
      Salomé
      Sara
      Belinda
      Melissa
      Simone
      Mélanie

      Eliminar
    5. Olá Margarida! Muitos parabéns, faço votos de que seja uma etapa muito tranquila! :) Gosto muito da vossa lista e acho que já tem várias possibilidades de pares giros mas, ainda assim, deixo mais algumas sugestões:

      Alice
      Elisa / Elise
      Ines
      Júlia
      Lívia

      Artur
      Elias
      Gabriel
      Gustavo
      Joaquim / Joachim
      Tomás
      Rio

      Um beijinho!

      Eliminar
    6. Olá Margarida,

      Primeiro muitos parabéns pelos bebés!

      Qt aos nomes acho Amelie/Amélia e Benjamim um par perfeito.
      O meu filho de 1 ano chama-se Benjamim e um dos critérios foi ter um nome internacional e no entanto moramos em Portugal.
      No seu caso acho de especial importância que o nome seja internacional, tenho colegas que são filhas e filhos de emigrantes e têm nomes estrangeiros. Bem passaram a vida toda a ter q soletrar o nome.

      Felicidades e depois venha dizer o q escolheu!

      Eliminar
  8. Olá Margarida, muitos parabéns pelos bebés.

    Da lista feminina, gosto muito de Amélie e Olívia. Logo depois vem Esther (ontem conheci uma bebé Ester e fiquei encantada) .
    Da lista masculina gosto muito de Vicente e Benjamin, logo depois vem Mathis (não é uma escolha óbvia para mim, mas gostei muito. Mesmo.).
    Se a questão dos "pares perfeitos" for importante para vocês, experimentem juntar os preferidos. Por exemplo:

    Amélie e Mathis
    Amélie e Benjamin
    Amélie e Vicente

    Olívia e Mathis
    Olívia e Benjamin
    Olívia e Vicente

    Esther e Mathis
    Esther e Benjamin
    Esther e Vicente

    Por acaso, gosto de ver os menos prováveis (para mim),com todos: Esther e Mathis.

    Muitas felicidades e boas escolhas.
    T. Margarida

    ResponderEliminar
  9. E voltando à questão dos significados referida em comentários anteriores, a bebé Ester que conheci ontem tem este nome em homenagem a uma avó... E porque os pais gostavam do nome (por acaso conversamos sobre o assunto).
    Beijinhos e boas escolhas.
    T. Margarida

    ResponderEliminar
  10. E voltando à questão dos significados referida em comentários anteriores, a bebé Ester que conheci ontem tem este nome em homenagem a uma avó... E porque os pais gostavam do nome (por acaso conversamos sobre o assunto).
    Beijinhos e boas escolhas.
    T. Margarida

    ResponderEliminar
  11. Prefiro Mateus. Embirro bastante com Santiago.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)