Alice, Benedita & Camila são as novas Beatriz, Matilde e Leonor?

em 25/01/24


Em 2012, escrevi um texto que teve um enorme feedback ao longo dos anos e em que lançava a pergunta "Serão Clara, Alice e Eva as próximas Beatriz, Matilde e Leonor?" e acho que é um bom momento para voltar a ele, porque acho que já é possível afirmar que, a haver um novo reinado, ele parece pertencer a Alice, Benedita e Camila. 


Então, onde é que errei e por que é que errei?

Comecemos logo pelo título. Apesar de conhecer bem as tendências portuguesas e de saber que as mudanças no topo do ranking são muito lentas, não sei se, na altura em que o escrevi, imaginaria que, 12 anos depois, Leonor e Matilde ainda estariam de pedra e cal no top 5. Portanto, não houve propriamente uma substituição, mas em minha defesa, reparem: desde 1920, só tivemos 24 nomes femininos no top 5 e, se afunilarmos para o top 3, a lista fica reduzida a 13 nomes: Ana, Maria, Alice, Beatriz, Joana, Leonor, Matilde, Rosa, Carla, Inês, Isabel, Mariana e Sara! Acho que é visível que há uma mudança de paradigma, mas ainda não foi suficiente para provocar grandes mudanças no topo da lista...


O erro número dois das minhas previsões fica evidente logo no primeiro parágrafo do texto, quando defini que os próximos nomes a atacar o ranking possivelmente já estariam no top 30, o que deixou de parte aqueles que viriam a ser, afinal, dois dos elementos do trio de ataque.  

Olhando para trás, percebo por que o fiz. Na altura, Clara, Alice e Eva levavam dez posições de avanço em relação a Camila, o que se traduzia numa diferença de quase 200 registos anuais. Em retrospectiva, deve-me ter parecido imenso, mas Camila só precisou de dois anos para ultrapassar Eva e, dez anos depois de o post ter sido escrito, Camila chegava ao top 10, deixando Clara também para trás! 


Aqui chegados, Eva está então fora do baralho. Mas não foram só tiros ao lado, já que no post propunha que estes três nomes tinham potencial para chegar ao top 3 e Alice já lá chegou, destronando para isso os três nomes dominantes da década anterior. É um resultado incrível, como já pudemos comprovar acima! 


E o que dizer de Benedita? Em 2012, creio poucos acreditariam na possibilidade de o ver num top 10. Estava em manifesta ascensão, recém chegado ao top 50, estava definitivamente no meu radar, mas era um nome que causava reacções fortes e, ou se amava, ou se odiava, coisa que não costuma favorecer uma subida repentina no ranking. Eu achava que Benedita seria a próxima Madalena, mas tornou-se tão mais popular que isso! 


Para além da questão da falta de crença nos nomes fora do top 30, acho que também falhei na previsão de que estaríamos mais inclinados para nomes mais curtos e, de momento, todos os nomes femininos do top 10 têm, pelo menos, três sílabas. 


Falta então falar de Clara, que deixei propositadamente para o fim. Se leram o meu post sobre Francisca e Maria Francisca, talvez já consigam adivinhar que tenho algumas reservas em relação à real popularidade de Clara... Como estamos a falar de nomes simples, dou o caso como perdido e, efetivamente, Clara não se impôs, está fora do top 10 e é uma previsão errada. Mas tal como acontece com Francisca, eu acho que o cenário seria outro se Maria Clara entrasse na equação... 


Olhando para o ranking, podemos concluir que há quatro nomes em ascensão, sendo eles Alice, Benedita, Francisca e Camila; se estamos à procura do trio dominante, então eu inclino-me para deixar cair Francisca, que é um clássico que já estava no top 20 em 2009 e elejo Alice, Benedita e Camila. 

E na vossa opinião, quais são os três nomes do momento? 

5 comentários:

  1. Trabalho numa IPSS que tem creche, pré escolar e CATL.Leonor continua a reinar não há uma sala (do berçário ao 4° ano) que não tenha pelo menos uma Leonor. Para além de Leonor os outros não se repetem assim tantas vezes. Em 160 crianças não há nenhuma Benedita.

    ResponderEliminar
  2. Nomes do momento: Benedita e Aurora. Fontes: ruas do nosso país, almoços de família. Em relação a um terceiro nome não sei pronunciar-me. Sempre gostei de Clara, mas sempre achei que a tendência seria decrescente, porque deve ser usado em doses homeopáticas. Soa bem, tem o significado de uma manhã bonita (para mim), repetido pode tornar-se vulgar. Alice é muito simpático. A Filipa acha que vai continuar popular? Tem qualquer coisa de divertido, clássico e intemporal.

    ResponderEliminar
  3. Eu não consigo concordar no sentido que acho que Benedita e Camila não se vão aguentar tanto tempo no top como Beatriz, Leonor e Matilde. Acho que são nomes de moda. A meu ver o nome que posso considerar é Francisca, que a meu ver não vai sair tão cedo do top.

    Outro nome que é ofoscucado por Maria é Luísa. Existe uma quantidade absurda de Marias Luísas

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Efetivamente concordo plenamente com a sua previsão!
    Até porque olhemos para a minha família: da 4ª geração temos uma Benedita (2022) e nascerá uma Maria Clara (2024). Ora, se houvessem dúvidas, aí estariam esclarecidas! A Filipa está a falar dos nomes da minha família!
    Para não falar da quantidade de Beneditas que ouço falar na rua e Marias Claras (nunca são só Claras). Curiosamente são nomes já usados há muitos anos e só agora se tem voltado a ouvir.

    ResponderEliminar
  5. Gosto desses dois trios de nomes, porém se tivesse uma filha estava mais inclinada para Camila. Os outros já se tornaram demasiado comuns onde vivo.
    Só tenho um receio em relação ao nome Camila e prende-se com o bullying. Não ia gostar que os colegas chamassem de "camela" na escola pois conheço um Camilo a quem chamavam camelo.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)