E se Francisca estivesse, afinal, no top 5?

em 02/01/24



Quem me segue há muito tempo sabe que, apesar de eu até achar que tenho uma grande capacidade de prever tendências e de perceber bem, de um modo geral, aquilo que agrada e desagrada aos portugueses, sempre tive brio em apresentar evidências daquilo que ia dizendo e os rankings oficiais dos nomes mais usados no país eram preciosos para mim. Credibilizavam o que eu fazia. 
Desde 2018, as coisas mudaram e admito que isso me desmotivou a escrever, o que não significa, porém, que não continue a pensar no tema com afinco. E hoje trago-vos uma dessas reflexões, baseada o mais possível em dados concretos, mas com uma grande dose de improviso. Terei que me habituar a isso e olhar para a ausência de dados estatísticos como mais um estímulo e, talvez até, como algo libertador. 

Então hoje gostava de vos falar de Francisca. 

Desde 1990, terão sido registadas cerca de 17 mil bebés com este nome, o que não deixa dúvidas quanto à sua popularidade. Francisca está no top 50 desde 1997, no top 20 desde 2009, e no top 10 desde 2020. Mas Francisca nunca tinha sido tão popular como agora e, nos números revelados há dias, Francisca surge na oitava posição, com 654 registos. 

Francisca superou Camila, que se ouve imenso, por cerca de 30 registos; porém, ficou ainda longe dos mil de Benedita. Mas... será possível que, na verdade, o uso de Francisca se aproxime mais de Benedita do que propriamente de Camila? 


Em 2014, Inês, isoladamente, tinha 1062 registos e ocupava a 8.ª posição do ranking; mas se lhe adicionássemos o número registos de Maria Inês, chegaríamos aos 1654 registos, que corresponderiam a um 4.º lugar no ranking. No mesmo ano, registaram-se 496 meninas com o nome Maria Leonor, o que faria com que Leonor ultrapassasse Matilde no ranking geral. 

Maria Inês e Maria Leonor foram, respectivamente, o primeiro e segundo nomes compostos mais registados de 2014. Adivinham o terceiro? Maria Francisca. Ora, se em 2014, quando Francisca "só" ocupava a 14.º posição do ranking, foram registadas 248 meninas com o nome Maria Francisca, será descabido pensar que, agora que está em 8.º, os registos de Maria Francisca também possa rondar os 500? 

Os compostos ainda têm muita relevância e, das mais de 4500 Marias de 2023, muitas delas serão Maria Francisca. Em bom rigor, em 2014, os números individuais de Inês e Leonor eram muito superiores aos de Francisca, por isso talvez não seja justo pô-los lado a lado, mas eu avisei que hoje estávamos no campo do suponhamos... 😅

A pergunta que vos deixo então é esta: na vossa percepção, é possível que Maria Francisca seja tão popular quanto apenas Francisca?  

8 comentários:

  1. Olá Filipa, antes de mais bom ano 2024! Que seja um ano de muitas conquistas!
    Respondendo à questão, acho não só possível, mas muito provável. Há Franciscas em todo o lado, e para ser franca oiço tanto o nome Francisca como Leonor ou Camila, ou Matilde.

    E por falar em estatísticas, quanto custa a informação? Sei que há um valor pecuniário, a Filipa sabe de que montante estamos a falar para ser disponibilizada a listagem/ranking? Se fizermos uma vaquinha não podíamos comprar? Depois de publicada no seu blog a informação seria pública (como aliás deveria ser!!)

    ResponderEliminar
  2. Considero Maria Francisca tão ou mais popular que Francisca. Na verdade, na minha percepção, o nome composto deve ter os mesmos ou até mais registos que o nome Francisca, pelo que eu diria que o composto Maria Francisca deve superar os 500 registos, aproximando-se dos 654 registos de Francisca.

    ResponderEliminar
  3. Porque não fazer um crowdfunding no blog para termos os fundos para obter a lista de nomes completa? Acho que a maioria de nós apoiaria a iniciativa

    Feliz 2024

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa!
    Também considero super frustrante Portugal não partilhar os rankings completos. É uma decisão que não compreendo.
    Quanto às Marias Franciscas, é uma pergunta interessante e é bem capaz de ter razão!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela sugestão, mas, em relação ao crowdfunding, para além do desconforto que me causaria pedir dinheiro para uma coisa destas, ainda tenho dúvidas em relação àquilo que, depois, poderia partilhar. Se bem me lembro, teria de especificar no requerimento o uso que daria à informação... De qualquer forma, se alguém quiser fazê-lo, terei todo o gosto em partilhar e contribuir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tentei contactá-los mas não obtive resposta alguma. Não sei é se enviei para o local correcto, mas penso que sim

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)