Não tenham medo de escolher o vosso nome preferido!

em 28/02/24


Há dias, quando vos trouxe uma lista de nomes modernos, recebi algumas mensagens no Instagram de mulheres que diziam que gostavam de alguns desses nomes mas não teriam coragem de usar porque a família não veria essa opção com bons olhos. Recebo este tipo de mensagens desde 2010 e se antigamente a minha resposta era mais teórica, hoje posso-vos dar uma resposta cheia de prática. 

Desde que fui mãe pela primeira vez, fiquei ainda mais certa do interesse em torno da escolha do nome. Quase toda a gente quer saber a escolha e estranham se não tivermos o nome definido assim que a barriga se torna evidente; quase toda a gente sente necessidade de deixar claro o que pensam do nome e enunciar todos os seus defeitos. Quase toda a gente tem à mão uma listinha de alternativas, mesmo que em momento algum tenha sido solicitada. 


Se eu acho que isto é feito com maldade? Não, de todo. [Mas, e falo com conhecimento de causa, ninguém esquece um comentário insensível feito a respeito do nome que escolhemos com tanto carinho para o nosso bebé. Ainda há dias me aconteceu, a pessoa achava que estava a ser super discreta ao comentar com as colegas mas eu percebi claramente que estava a referir-se ao nome da minha filha e fiquei chateada com aquilo durante umas horas, portanto, aprendamos todos a ser mais empáticos...]  


Apesar de tudo, acho que podemos concordar que, na maioria dos casos, este zumzum desaparece ali por volta do primeiro mês de vida do bebé, quando já toda a gente sabe o nome e teve tempo para digerir a nossa escolha, tenha ela sido João ou Jerónimo. Passa o efeito surpresa, passa a novidade, surge outra grávida no horizonte e aquilo que parecia  o debate da nação simplesmente cai no esquecimento. 

E é por isso que eu acho importante relembrar aqueles que se vão estrear na maternidade e paternidade que a escolha deve refletir o seu gosto e não o de terceiros, até porque é bem possível que esses terceiros passem a detestar um nome que amavam meia dúzia de semanas antes e que depois se apaixonem pelo nome que achavam horroroso, porque simplesmente se habituaram a ele. 

Desse lado, com foi a experiência com a partilha do nome? Subscrevem esta ideia de que, em pouco tempo, já ninguém toca no assunto? A vossa autoconfiança aumentou ou diminuiu durante a escolha do nome do segundo filho? 

E os que não têm filhos, receiam ceder a pressões externas? O facto de terem interesse pela temática tranquiliza-vos ou causa-vos ainda mais ansiedade? 

56 comentários:

  1. Por aqui escolhemos um nome super nor mal para o nosso filho, Nuno, e ainda assim houve que comentasse, houve quem não gostasse, houve tudo! Posso dizer que apenas duas pessoas no nosso círculo de amigos/família nos elogiaram o nome e felicitaram a nossa escolha.
    Além da decisão do nome também não foi muito bem aceite que o menino tivesse apenas um nome próprio. Enfim...
    Hoje em dia todos adoram o nome e o nosso Nuno, doce e carismático e não poderia ser outra coisa que não Nuno!
    Se num primeiro filho estava muito segura do que queria, diria que num segundo filho me estaria a borrifar para opiniões alheias!

    ResponderEliminar
  2. Querida Filipa, muito obrigada pelas ideias partilhadas neste post!

    Adoro onomástica e tenho que confessar que sempre que encontro um nome que seja peculiar ou
    «fora-da-caixa» e partilho entre família e amigos, as reacções são dentro daquilo que foi descrito… e algumas ainda piores. Tudo o que é fora do habitual causa uma série de reações que me faz reflectir o quanto é que a nossa sociedade tem que caminhar para ir de encontro aos tão apregoados sentimentos de tolerância, empatia e compreensão.

    Não tenho filhos ainda, mas penso cada vez mais neste projecto de constituir família. Fazer uma lista de nomes é parte do processo. Noto que é claramente o reflexo da minha personalidade, educação, vivências e interesses. A opinião dos outros conta cada vez menos, embora não possa dizer que seja plenamente imune.

    ResponderEliminar
  3. A minha sogra ainda hoje puxa o assunto porque queria que o meu filho tivesse tido o nome do pai, para ela foi uma ofensa que lhe fiz!

    ResponderEliminar
  4. Eu tive crises de ansiedade ao escolher o nome da minha primeira filha porque ninguém gostava das nossas escolhas e acabei por mudar o nome. Do meu filho mandei gravar logo um conjunto de fraldas de pano para me motivar a não dar ouvidos aos disparates!

    ResponderEliminar
  5. Este post vem mesmo a calhar querida Filipa. Sou uma recente mamã e escolhemos o nome Constança para a nossa princesa.
    Sempre dissemos que se fosse menina seria este o nome e tambem pelo facto de não conhecermos nenhuma na nossa zona (eu até tinha outros na lista que nada tinham a ver como p.e: Alana, Ema, Lia) mas o pai nunca cedeu.
    Não houve comentários negativos enquanto estive grávida, só agora depois de tê-la, é que uma pessoa chegada a nós resolveu manifestar o seu descontentamento e ainda realçou que ainda bem que agora dá para mudar o nome porque a menina for mais velha vai o fazer. Não sei se foi por estar mais frágil mas a situação afetou-me tanto que passei a detestar o nome dela, e foi assim que descobri o seu Blog. Arrependo-me agora de não ter escolhido um nome composto ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas Constança é um nome tão bonito e normal porque raio é que vai querer mudar de nome? Foi comentário só por maldade. Aliás eu tenho várias alunas Constança's

      Eliminar
    2. Seja bem vinda! :) O comentário deve tê-la apanhado de surpresa e sim, numa fase em que tudo parece ter outra dimensão!!! Mas se estivesse a ler este relato aqui no blog, feito por outra pessoa, quase que aposto que pensaria que a pessoa com o problema era, claramente, a que fez tal previsão. Se me tivesse dito que escolheu Urraca, até dava um desconto; mas como disseram no comentário acima, Constança é um nome tão normal e comum nos dias que correm, que dificilmente levantará quaisquer questão à criança, que é quem aqui importa! Um beijinho!

      Eliminar
    3. Constança é um nome super normal! Que indelicadeza esse comentário. A minha filha tem uma coleguinha no ballet com esse nome e pronuncia "Constância" :D

      Eliminar
    4. Constança é um nome tão bonito e doce de se ouvir, não deixe que as palavras dessa pessoa mexam consigo. Com certeza foi uma crítica feita por pura maldade. Acredito que gente assim só fala maldades por pura inveja.

      Eliminar
  6. Para evitar comentários e opiniões alheias nós optámos por não partilhar as nossas opções com ninguém, nem família, nem amigos, nem conhecidos. Depois de realmente decidido o nome (perto das 40 semanas) continuamos no mais incomodo silêncio. Houve quem se chateasse mas nós não queríamos dizer até porque não queríamos nada oferecido com o nome bordado! Quando a nossa filha nasceu revelamos finalmente o nome e, apesar de ser qualquer coisa diferente - Maria do Mar - ninguém teceu um comentário negativo a propósito. Toda a gente nos felicitou, penso que por se começar a ouvir cada vez mais (infelizmente e felizmente). Há quem tente tratá-la por Maria mas é carinhosamente orientada a tratá-la por Mar que é o nome que a distingue. Num segundo filho queremos manter a tradição de revelar o nome apenas depois do nascimento. Quem não gostar?! Terá de viver com a questão pois a nós não nos diz absolutamente nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho também uma Maria do Mar e que foi relevado apenas depois de ser registada.
      A verdade é 80% das pessoas ignora que ela é Maria do Mar. Tratam somente por Maria e sogros nunca mencionaram o nome mesmo nós tratando por Mar, por exemplo. Sogra queria que fosse Carolina ..
      Num segundo filho vamos optar também por não revelar o nome.
      Já agora, já tem lista para segundo filho? Todos os que tinhamos parece que agora já não são par perfeito para uma Mar :)
      Muitas felicidades

      Eliminar
    2. Acho o nome Maria do Mar tão doce e fresco. A meu ver combina muito bem com Matias e Simão, no caso de ter um maninho. No caso de ter uma maninha, acredito que fica muito bem com Dalila e Heloísa.

      Eliminar
    3. Muito obrigada pelo seu comentário Siena :)

      Eliminar
  7. Muita gente estranhou o meu Jaime mas, como é dito, acaba por passar. Hoje tenho a certeza de que o nome dele foi uma escolha acertada - ao contrário de muitos com nomes da moda que ouço dizerem que não gostam do próprio nome, o meu adora o dele!

    ResponderEliminar
  8. No nosso caso, depois de meses de maledicência ao nome Benjamim, dissemos que íamos mudar o nome, não dissemos qual, e quando a família conheceu o Matias o foco no miúdo era tão grande que ninguém perguntou qual era o nome :D Nunca ninguém se pronunciou sobre isso depois, e da Gabriela dissemos logo que ia ser Gabriela e ninguém comentou grande coisa. Que me lembre nunca ninguém comentou de forma depreciativa (ou então reprimi esses comentários) - a não ser, lá está, com Benjamim, que entretanto acabámos por não dar e agora sinto até que 'passou esse autocarro'.

    E a vontade de chamar Carolina a uma próxima filha depois da música da Carolina Deslandes sobre a 'Carolina, que vem de punho cerrado'? :P Será pancada de quem chamou Gabriela por causa da música? :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço uma Carolina de 13 meses apenas, que é carinhosamente chamada de Carol.

      Eliminar
  9. Por aqui uma Olívia com 4 anos. Apesar de ser um nome que está a ganhar popularidade, ainda não é muito comum (ex: ela anda numa escola pública do centro de Lisboa e em 300 crianças só há 2 Olívias, ela e outra). Toda a gente, sem exceção, nos disse que adorava o nome. Desde pessoas da nossa geração (30s) a mais novas ou mais velhas. Ainda hoje recebemos sempre elogios quando ela diz o nome.

    Mas a opção se fosse um menino já não era tão unânime (Fausto). Aí via sempre o semblante das pessoas a ficar mais sério, mas a disfarçar :D e chegaram a dizer que dessa opção já não gostavam tanto. Mas seria indiferente para nós, tê-la-íamos escolhido na mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. A Sónia Tavares é mãe de um Fausto. Confesso que é um nome que não consta nas minhas preferências, mas primeiro estranha-se, depois entranha-se. A Filipa Gomes tem a Julieta e o Viriato e também no princípio me soava estranho, mas agora acho que encaixa tão bem com aqueles dois pequeninos.

      Eliminar
    3. Sou completamente de acordo com o seu comentário. Eu adoro Fausto, Viriato e Julieta. 😊

      Eliminar
    4. Eu na loja onde trabalho em part-time tenho 2 meninos que vão lá frequentemente Amadeu e Viriato. Não são irmãos mas nos rapazes são sempre os mesmos nomes que até dá gosto de ver esses nomes

      Eliminar
    5. Gostava de deixar o meu testemunho sobre este tópico. Em tempos trabalhei numa farmácia cuja população (sobretudo a mais antiga) tinha os mais variados e distintos nomes. Sou madeirense e foi aqui nesta ilha magnífica que exerci a minha actividade profissional. Conheci pelo menos 2 clientes com o nome Fausto e tb conheci 2 clientes Faustino. Quando lidava com os pais de crianças que vinham levantar receitas, notei que os nomes estavam a ficar cada vez mais uniformes e seguiam as tendências continentais. Portanto foi com muito gosto que conheci pais que tinham nomeado os filhos com nomes que fugiam aos tops - os tops dos nomes "betinhos" e os tops dos nomes "hippies". Com o crescimento das crianças, notei que muitas daquelas que tinham nomes fora da norma eram mais independentes, determinadas, com uma personalidade mais vincada. Nomes como Dália, Bernarda, Luzia, Lígia, Levi, Lira, Dante, Melissa, Mateus, Maria Tomé, Hilária, Sancha, Énia, Bebiana, Clemente, Baltasar, Merícia, Cassandra, Hernâni, Heloísa, Renata, Rogério, Rodolfo, Hélia, Valentina, Humberto, Bartolomeu, Damião, Josefa, Celso, Félix (são alguns exemplos de nomes de crianças nascidas um pouco antes de 2000, da minha lista) que antes eram considerados pouco comuns, feios, esquisitos ou peculiares... hoje em dia recebem outro olhar! Por isso não tenham medo de nomear os vossos filhos com os nomes que vos pareçam bonitos e que vos seja especial de alguma forma! O tempo dirá... Só um ser muito quadrado e problemático é que não evolui, na minha opinião. A temática dos nomes tb é reflexo dessa dita evolução. Bem haja!

      Eliminar
    6. Obrigada pela partilha caro anónimo madeirense, muito sagaz e pertinente.

      Eliminar
  10. No nosso caso, toda a gente adorou o nome de menino, mas claramente estavam à espera de outro nome para menina. Mantivemos a nossa escolha e não só lhe assenta como uma luva, como quem comentou antes agora adora e elogia sempre. 😅 Não liguem. Mantenham-se fiéis a vocês e aos vossos bebés.

    ResponderEliminar
  11. Filipa, eis o post que levanta mais polémica!
    Ainda não tenho filhos, mas com o nascimento de sobrinhos a polémica começou. Do primeiro, os pais pediram aos familiares mais próximos uma lista de opções, mas as avós tinham uns gostos que não agradavam a ninguém, no entanto, achavam que as escolhas delas eram as melhores. Como só criticavam os nomes preferidos dos pais, o nome do bebé foi mantido em segredo até ser registado. Assim se evitou ouvir mais críticas e depois acabaram por se calar e respeitar o nome.
    Do segundo filho quem escolheu o nome foi o irmão e com o tempo todo o mundo se habituou, porém, criticaram os pais por deixarem o irmão ter parte ativa na decisão. Mas no fundo foi uma forma de ele não se sentir excluído por chegar um bebé à família.
    Ainda tenho intenções de ser mãe e essa é uma preocupação minha. Sei que apesar de ter os meus gostos, fico sempre "mexida" com as críticas alheias. Há algum truque para lutar contra isso?

    ResponderEliminar
  12. Como escolhemos um nome pouco comum tinhamos decidido não contar, só quando a bebé nascesse... No entanto, e depois de muito nos chatearem lá contamos, já no final da gravidez. O nome dela é Lira e não tivemos ninguem que nos dissesse que não gostava, tivemos pessoas a dizer que era muito giro e outras que viu-se que ficaram a pensar. Uma das avós diz que no inicio estranhou porque embora trabalhasse numa escola nunca tinha ouvido o nome, mas que agora gosta muito.
    Tenho uma colega de trabalho que "goza" um pouco com o nome da minha filha. Trabalhamos com dados de particulares e de vez enquando comentamos os nomes incomuns que nos aparecem... Não me chateia que goze com o nome Lira, uma das filhas dela chama-se Inês e deixei logo claro a ela que odeio o nome... XD

    ResponderEliminar
  13. Eu sempre ignorei qualquer comentário que faziam. Ate da minha própria mãe. Sempre disse que as minhas filhas iam ser Guiomar e Mercês e assim foi! Todos tentaram que mudasse de ideias. Não conseguiram

    ResponderEliminar
  14. A minha menina chama-se Elena. Adoro tudo nesse nome... a sonoridade, a delicadeza, o significado... apaixonei-me por esse nome e foi com muita alegria que o anunciei.... e foi horrível. Os comentários foram mesmo idiotas. E as piadas podiam não ser por maldade mas magoaram me mesmo... afinal era do meu bebé que estávamos a falar. No alto das minhas hormonas ainda ponderei seriamente mudar o nome. Ainda bem que não o fiz. O nome encaixa que nem uma luva na minha menina. E hoje toda a gente o adora.

    ResponderEliminar
  15. Eu dos meus três filhos sempre tive comentários negativos, então da primeira é que foram comentário mais evasivos, mas, como os filhos são meus e do meu marido, a decisão dos nomes é nossa. Nunca nos deixamos afetar pela opinião alheia até porque não pedimos opinião a ninguém. O que aconteceu é que algumas dessas pessoas que na altura diziam mal dos nomes escolhidos para os meus filhos, hoje dizem que são nomes muito bonitos e que não imaginavam outros nomes para os meninos.

    ResponderEliminar
  16. Os comentários maldosos dizem muito sobre a pessoa que os profere, quem é elegante exprime-se de maneira elegante e sem magoar. Como pais temos de ter uma atitude confiante perante a vida de forma a protegermos os nossos filhos e passarmos esse legado de confiança e auto estima, que começa no seu nome. É raro mas já aconteceu escutarem o nome de alguma das minhas filhas e partilharem uma referência histórica ou artística, ganham pontos aos meus olhos! Pessoas inteligentes, cultas e elegantes existem, tem é de se procurar muito…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andreia, gostei muito de ler a sua opinião! Fez-me reflectir em muitos aspectos inerentes a este assunto: comunicação, personalidade, educação, cultura, elegância, inteligência, confiança, determinação e independência. Uma amálgama bonita de conceitos, que vai muito para além da sua mera definição. 🤍

      Eliminar
  17. Meu nome favorito é Fernão, mas não consigo convencer minha esposa. Alguma sugestão?

    ResponderEliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com uma auto estima saudável e bem desenvolvida o seu nome não a magoaria. Mesmo chamando-se simplesmente Ana isso que sente continuaria existir, faça uma auto análise profunda e ame-se.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Que não é o seu caso, tem um nome harmonioso. Ainda assim saiba que pode mudar o seu nome, é um processo simples, tome uma atitude e deixe de culpar os seus pais.

      Eliminar
    4. é sim, qualquer coisa na fase adulta se constroi na infância. Crescer sendo chacota de adultos e crianças não são ótimas formas de crescer e ser saudável em todos os sentidos. Mas você não quer saber disso, você deve ser do clube dos pais que decidem qualquer coisa e o filho que lide com as consequências. Mas adorei o seu comentário, já estou em processo de mudar de nome.

      Eliminar
    5. Onde na sua cabeça você leu que eu estou culpando meus pais? Apenas descoderdei do post, nomes são identidades e isso deve ser levado em consideração no momento de escolher um nome, ele sendo "harmonioso" ou "inventado". Não se pode mais ser a "contra" na história que vários juízes, psiquiatras e psicologos formados pela internet aparecem para dizer o diagnóstico. Vou até apagar meus comentários, pois podem aparecer outros profissionais de internet e falarem que estou incentivando uma guerra contra o registro civil e os futuros pais.

      Eliminar
  19. Escolher o nome de um filho não é tarefa fácil, mas claro que a decisão é dos pais. Longe vão os tempos em que os padrinhos escolhiam o nome do afilhado!
    Na escolha do nome da minha filha mais velha apenas participaram os pais, do filho mais novo foi igual (apesar da mana já ter 8 anos e ter dado, claro está, a sua opinião!). O critério para a escolha do nome dos nossos filhos era que não poderiam ser nomes que tivesses masculino e feminino ex: Paulo/Paula, Alexandre/Alexandra, Luís/Luísa, pois ambos não gostamos.

    ResponderEliminar
  20. Filipa, tenho uma menina (Úrsula) e agora estamos esperando um menino. Que nomes indicaria como par perfeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cecília. Úrsula é um nome bastante singular e acho que o nome do mano também deveria seguir essa tendência. Acho que combinava bem com Sebastião, Joaquim, Romeu, Baltasar, Bento, Cristóvão, Valentim... mas o meu predileto é mesmo Valentim.

      Eliminar
    2. Concordo que o irmão da Úrsula deve também ter um nome pouco comum! Sugiro:

      - Úrsula e… Ulisses, Baltasar, Nicolau, Félix, Sancho

      Depois partilhe qual foi a sua escolha!

      Eliminar
  21. Olá a todos. Tenho uma Concha de 15 meses e mentiria se não dissesse que ouvi alguns comentários menos bons no início. Eu e o meu marido quisemos escolher um nome menos comum e da lista sobraram-nos 3: Concha, Jade e Aura. Depois perguntamos às pessoas mais próximas qual gostavam mais e ficou Concha. Atualmente a maioria das pessoas quando sabe o nome diz que é um nome muito bonito. Se tive dúvidas? Claro que sim, mas não podemos ligar assim tanto às opiniões alheias porque vai haver sempre quem não goste! Já agora adoro o seu blog, quando foi para escolher também fiz algumas pesquisas aqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é por seguir este blog, mas noto que Concha tem ganho mais destaque ultimamente. Se a Liliana tivesse escolhido outro nome qualquer, iria haver sempre alguém para apontar algum defeito, pois é impossível agradar a todos.
      Acredito que a sua escolha foi feita com consciência e bastante ponderação, portanto foi a mais acertada.

      Eliminar
  22. Olá, por aqui uma Caetana e outra Benedita nomes escolhidos em 2013/2014, no norte de Portugal, ou seja ouvi de tudo, mas sempre me senti segura dos nomes escolhidos, acho que os comentários são piores hoje em dia, mas os elogios também são mais frequentes agora. Acho apenas triste hoje em dia me dizerem que são nomes da moda, que existem “muitas”
    Bem em 2013 não existiam 😵‍💫
    Pelos menos as minhas filhas tem os nomes escolhidos por mim e não pelos “outros” ☺️

    ResponderEliminar
  23. Bom... Estou grávida e quero colocar o nome da minha filha de Olívia, acho clássico e lindo! O problema é que o nome carrega um apelido que tive na infância e me causava muita chateação, que é Olívia Palito!
    Estou muito indecisa se coloco o nome ou não.
    Na busca achei seu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o nome Olívia ainda lhe causa incómodo e lhe remete para uma fase menos positiva da sua infância, o meu conselho é que não o coloque na sua filha. se o fizer, corre o risco de estar sempre a colocar o dedo na ferida de cada vez que olhar para a menina. A menina não tem culpa nenhuma e vai carregar uma conotação negativa no seu nome.
      Apesar de gostar muito do nome, acredito que deva repensar as suas alternativas e certamente encontrará um nome à altura de Olívia mas que não lhe cause qualquer incómodo.

      Eliminar
  24. Olá Filipa! Antes de mais quero que saiba que venho sempre ler o seu blog em busca de inspiração e normalmente encontro sempre aquilo que procuro. A minha filha chama-se Matilda, o meu filho é Elias e estamos à espera de outra menina. Nunca escondemos que gostamos de nomes diferentes nem nunca cedemos às pressões alheias, os nossos filhos gostam muito dos seus nomes e o resto da família teve de se habituar, é simples! De facto as pessoas adoram fazer comentários maldosos em relação aos nomes, mas nós sempre respondemos com um sorriso e sem grandes ofensas então aí as pessoas acabam por desistir da conversa. Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Querida Filipa, estas publicações são sempre identificáveis para muitas pessoas. No nosso caso, com a Belém, não ouvimos nenhum comentário a descredibilizar ou a ironizar o nome (pelo menos, não nos foi dito diretamente), mas sim comentários de interrogação - vivemos em Lisboa, o nome não é estranho, pelo contrário, é bastante identificável. Nunca ponderámos alterar o nome, mas confesso que me entristecia quando me diziam que não gostavam — agora é um "assunto arrumado" e motivo de contentamento: há maior felicidade do que acertar no nome? Continuámos a adorar!

    Agora, com duas crianças a caminho, as dúvidas surgem. Gostamos muito de Amélia, só não está fechado, porque estamos com dificuldade em encontrar um nome para a outra bebé, que soe bem com o nome da irmã gémea, mas também com Belém.

    Gostamos de Salomé — três nomes com acento não será demasiado? E o pai é Tomé (😅)

    Aurora, Benedita, Guadalupe, Olívia, Sancha (…) ainda que alguns destes, apesar de gostarmos, não combinem com Belém e Amélia (fator irrelevante para o pai, fator importantíssimo para mim!) O que é que me diz em relação a estas possibilidades?

    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que Aurora combina com Amélia. Até acho que gémeas Aurora e Amélia fazem um bom par.

      Eliminar
    2. Também concordo que Belém, Amélia e Aurora é um bom trio!

      Sugiro também Mercedes/Mercês e Celeste.

      Eliminar
    3. Parabéns Teresa, pelas meninas que aí vêm e pelo nome da mais velha, é um amor! Em relação aos nomes para as gémeas, junto-me às opiniões anteriores, Aurora combina muito bem! Aliás, todos eles me fazem sentido, acho que só excluiria Benedita, por partilhar a sílaba inicial com Belém, coisa que não acontece com Amélia... Mas são pormenores que não fazem sentido para todos :)
      Quanto aos três nomes acentuados, não me faz confusão.... Poderiam ter a mesma sílaba tónica mesmo que não tivessem acento, não é? No entanto, penso que os três nomes são demasiado semelhantes e isso já me faz vacilar, sobretudo porque duas delas são gémeas!

      Eliminar
  26. A pergunta não é para mim, mas o primeiro nome que pensei (ainda antes de ler Amélia) foi Mercês! Acho que combinam lindamente, bem como Guiomar e Dalila. Dentro dos nomes sugeridos, acho que Amélia e Olívia combinam muito bem, e fazem um trio bonito com Belém. Aqui também andei meses a achar que os nomes dos meus não combinavam (e de certa forma ainda acho, embora muita gente me diga que não), mas agora que a mais nova é mais velha percebo que não podia ter outro nome (são o Matias e a Gabriela). Eu pessoalmente teria pruridos por serem os três acentuados, mas Belém já é, Amélia irá ser também, acho que é ir na confiança :) Também gosto de Salomé.

    ResponderEliminar
  27. Já tenho um Índigo e estou novamente grávida
    Se fosse rapaz gostava muito que se chamasse Atlas
    Mas preciso de ajuda com nomes femininos que combinem com os dois que mencionei anteriormente porque não há nenhum que eu ache que fique bem
    Gosto de um estilo internacional mas único e que funcione bem em português
    E gosto de uma vibe meia natureza, mas não demasiado diferente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns!
      O nome que me surgiu logo que li o seu post foi Gaia! Acho que combinava muito bem com ambas, e penso ser aceite em Portugal.

      Sugiro também:
      Violeta
      Flora
      Íris

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)