Nomes para meninos - Qual é o vosso estilo?

em 28/02/24


Não sou mãe de meninos mas, de todas as vezes que estive grávida, fiz a minha lista de nomes masculinos e sinto-me com legitimidade para dizer que acho bem mais difícil escolher um nome masculino do que um feminino. E digo isto porque sinto que há uma concentração maior em torno de um determinado grupo de nomes que são considerados relativamente inofensivos e porque me parece que, havendo vontade de fugir dos clássicos, começam logo os comentários que nos fazem sentir que estamos a querer condenar a criança à bandidagem... 😅

Pensando então em quem está agora a começar a elaborar uma lista de nomes de meninos, resolvi agrupar uma série de nomes que, a meu ver, se equiparam em estilo. Conseguem identificar-se mais com um dos grupos? Há algum nome que esteja gritantemente a faltar em algum destes lotes?


  • António, Francisco, João, José, Luís & Manuel
  • Bernardo, Duarte, Eduardo, Frederico, Gonçalo, Guilherme, Henrique, Tomás, Vasco, Sebastião
  • Afonso, Martim, Rodrigo, Dinis, Santiago, Simão
  • Diogo, Daniel,  Miguel, Pedro, Rafael, Tiago
  • Lourenço, Salvador, Vicente, Xavier
  • Benjamim, Gabriel, Isaac, Lucas, Mateus, Gustavo, David, Leonardo, Samuel
  • Enzo, Lorenzo, Mateo
  • Álvaro, Artur, Estêvão, Gaspar, Gil, Jaime, Matias, Tomé, Valentim
  • André, Alexandre, Filipe, Hugo, Marco, Nelson, Nuno, Ricardo, Rui, Sérgio
  • Ângelo, Bruno, Fábio, Ivo, Joel, Leandro, Micael, Ruben
  • Adriano, César, Emanuel, Jorge, Mário, Paulo, Renato, Vítor, Raul
  • Abel, Edgar, Dario, Elias, Ismael, Josué, Moisés
  • Agostinho, Alberto, Augusto, Carlos, Delfim, Domingos, Fausto, Fernando, Félix, Inácio, Jacinto, Joaquim, Júlio, Nicolau
  • Apolo, Baltazar, Bartolomeu, Ezequiel, Jerónimo, Lázaro
  • Bento, Lopo, Sancho, Tristão Viriato

42 comentários:

  1. Eu sinceramente metia um lote que são os nomes desta geração: Afonso, Martim, Lourenço, Vicente, Salvador, Santiago, Francisco e Tomás
    Diria que neste momento são os nomes mais utilizados e a quantidade de pessoas que conhecemos que o nome dos 2 filhos ou mais estão neste lote é gigante

    ResponderEliminar
  2. Caramba Filipa, está complexo para arranjar um nome que gostemos e que combine com Matias e com Gabriela :D Fico sempre a pensar que como Matias e Gabriela não combinam particularmente entre si (em estilos, pelo menos) não há uma boa solução de compromisso: se for menino e chamarmos Luís combina com Matias mas não com Gabriela, se for menina e chamarmos Teresa idem, e o Pedro continua a trucidar as minhas sugestões de nomes e nem o facto de ser a última gravidez me dá carta branca para sacar o Joaquim ou a Júlia. Enfim, vamos ver.

    Da lista, diria que sinto que Estêvão está mais para Bento (que by the way também sugeri) do que para Matias, e que Benjamim está mais para Matias do que para David. Vai haver lista de meninas? Espero que sim :) Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que Matias e Gabriela combinam perfeitamente. Eu para rapaz sugiro Sebastião acho que cai que nem uma luva

      Eliminar
    2. Reforço que acho que Luís & Teresa combinam muito bem com Matias & Gabriela! Quanto a Benjamim, ainda que o consiga situar no mesmo espaço temporal que Matias [Sr. Matias e Sr. Benjamim podiam ter andado juntos na escola em meados de 1940], acho que a percepção mais generalizada é que Benjamim é um nome mais moderno, com destaque para o lado internacional do nome, daí ter sido colocado nessa categoria!

      Eliminar
    3. Acho sempre que Matias é um nome mais 'formal' e Gabriela um nome mais 'musical', mas talvez seja difícil dissociá-los da personalidade dos meus filhos (que de facto são assim, o adultomorfo e a eterna bebé).

      Percebo perfeitamente a percepção de Benjamim como um nome mais moderno, e possivelmente esta minha impressão vem precisamente de não conhecer Benjamins crianças mas sim mais velhos :D Acho que à excepção do filho da Carolina Deslandes, não conheço nenhum Benjamim pequeno, nem na escola dos miúdos, nem na consulta. Mas sei que os há, as tendências não mentem :)

      Eliminar
    4. Se me permite, com Gabriela e Matias acho que Leonardo caberia mais perfeito que Luís mas indo na mesma onda.
      Em menina acho que Carminho ficaria “a matar” nesse trio.
      Opiniões, meras opiniões 🙃🥰

      Eliminar
    5. Obrigada! Há aqui vários problemas :D O meu marido é muito 'básico' nos nomes que gosta e não é dos que cede só para fazer a vontade (ou seja, é um moço de opiniões). Connosco nunca houve a questão de 'tu decides este e eu o próximo', por isso é tudo muuuuito mastigado. No meu caso, sou psiquiatra da infância e da adolescência, e por isso trabalho com miúdos que ainda por cima estão doentes, e é-me muito difícil de desassociar os nomes das crianças que acompanho ou acompanhei. Um exemplo claríssimo disto é a miúda chamar-se Gabriela mas se fosse rapaz era impossível chamar-se Gabriel, porque era o nome de um miúdo da consulta que me marcou imenso (era um querido, nem é associar os nomes negativamente, é associá-los só). Por isso, Leonardo está excluído, bem como uma carrada de nomes :D

      No caso de Carminho, não sou fã de nomes com diminutivos. No geral não sou fã de nomes que implicam os miúdos explicarem coisas. O Matias andou oito meses a chamar-se Benjamim, e desistimos porque nos perguntavam sempre se era 'Benjamim com m ou com n', ao ponto de brincarmos a dizer que ele se ia chamar 'Benjamim com m'. No caso de Carminho acho que seria semelhante, depois as pessoas perguntam se é Carmo, se é Maria do Carmo, e tenho pouca paciência para explicações :P Mesmo Luís tenho algum prurido com o acento, porque há quem não saiba que é acentuado... Enfim, às vezes gostava genuinamente de chapar assim um Matilde ou um Pedro aos meus filhos sem pensar no assunto, em vez de andar meses nisto :D

      Hoje em conversa também me lembrei que nunca tive nenhuma Diana na consulta, o que é estrondoso tendo em conta que já passaram por mim centenas de miúdos. Mas lá está, Diana Rodrigues parece-me tão banal. Enfim, vamos andar nisto nas próximas semanas :D

      Eliminar
    6. Joana venho infiltrar-me no assunto. Vou deixar sugestões de nomes que me parecem compatíveis com Matias e Gabriela. Espero não apontar nenhum que já tenha passado pelo seu consultório.
      Menina:
      Dalila
      Laura
      Eva
      Melissa

      Menino:
      Tiago
      Eduardo
      Rafael

      Eliminar
    7. Muito obrigada Siena! Entretanto descobrimos hoje que é um menino :)

      Tiago cheguei a sugerir, mas o meu marido vetou porque é o nome do meu irmão e ele acha que seria estranho. É uma história curiosa: a minha mãe queria que o meu irmão se chamasse Santiago, mas na altura (em 1997) havia pouquíssimos, e toda a família vetou o nome, ficou Tiago. Uns tempos mais tarde (meses?) a Fernanda Serrano chamou Santiago ao filho e lembro-me que depois começou o boom dos Santiagos e a minha mãe nunca nos perdoou :D Mas sim, Tiago seria para mim uma hipótese forte, mesmo sendo o nome do meu irmão, mas está excluído. Rafael não gosto, Eduardo gosto imenso mas lá está, miúdo com autismo na consulta a quem o pai ainda por cima chamava Eduádo a falar à bebé, trauma total :D Mas Eduarda estava na minha lista de meninas :)

      Eliminar
    8. Eu compreendo o seu lado, há nomes que ficam logo associados a certas pessoas e é difícil cortar essa ligação. Já pensou em Simão?

      Eliminar
  3. Concordo com a Joana, acima, relativamente a quase tudo mas especialmente a Estêvão :)

    Não o vejo muito próximo de Gil, nem de Jaime ou Matias, mas sim mais do último grupo.

    Para a Joana: por acaso acho que Luís e Teresa são boas opções para finalizar esse trio :) mas concordo que Joaquim e Júlia formariam ambos um trio perfeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que Joaquim e Júlia eram perfeitos, mas o meu marido não é tão original nos nomes (a linha do Matias e Gabriela é assim o mais excêntrico a que se permite). Por ele esta próxima criança chamava-se Xavier ou Carolina, e ainda vi a minha vida a andar para trás - acho que até falei com a Filipa sobre isso, recuso-me a ter um filho com um nome no top 10 xD É snob, mas é o que é. Isto em relação a Carolina, Xavier reconheço que até combina e que podíamos fazer a tríade de apelidos Mátí-Gábí-Xáví, mas não me cai no goto, não sei porquê.

      Eliminar
    2. Ahah, não é nada snob, percebo perfeitamente, tenho a mesma opinião (mas todos os meus amigos me acham louca por esta obsessão com a popularidade dos nomes)

      Gosto muito de Xavier e é verdade que ficava giro. Maaaaaas, tenho-o ouvido muito, pelo menos em Lisboa :s

      Eliminar
    3. Também sinto que ouço muito, e acho Xavier nome de criança. Não ajuda também ter amigos que chamaram Xavier ao cão! Luís foi assim o único que não odiei (o meu marido sugeriu também Simão, mas não adoro), e confesso que com o tempo fui dizendo para mim própria e agora gosto bastante. Temos o problema do apelido do meu marido ser banalíssimo (Rodrigues), e por isso chamar um nome popular é condenar a criança a ser 'mais uma'. O meu marido chama-se Pedro, e só na ordem dos médicos quando ele se inscreveu já havia 22 Pedros Rodrigues :P

      Aqui no Alentejo onde vivemos Xavier não é de todo um nome frequente, há até uma grande variedade de nomes (mudámo-nos de Lisboa há quase dois anos e noto uma grande diferença, é raro haver nomes repetidos nas turmas dos nossos filhos), mas não saem muito dos tops. Assim de repente ocorre-me uma Cecília e um Alexandre na turma da mais nova, bem como a Isabella e o Elian (os quatro miúdos têm pais estrangeiros ou nasceram no estrangeiro), e na turma do mais velho é tudo 'banal', provavelmente o nome menos frequente é o dele (Matias), mas está mais dividido do que em Lisboa, onde havia sempre dois ou três nomes repetidos.

      Eliminar
  4. Vou numerar as listas. Da primeira gosto de todos. Da segunda dispenso Bernardo, Duarte, Gonçalo e Sebastião. Da terceira não gosto. Da quarta escolho Pedro e Miguel. Da quinta Vicente e Xavier. Da sexta Gustavo e David. Da sétima nenhum. Da oitava gosto de Álvaro, Gil e Jaime. Da nona gosto de Alexandre. Da décima, décima primeira e segunda de nenhum. Da décima terceira gosto de Nicolau. Décima quarta Bartolomeu (amo) e décima quinta nenhum. Vejo que sou conservadora, gosto de algumas tendências e sou sensível à sonoridade.

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipa,

    Concordo com a sua divisão. Tenho um Matias e um Gaspar, na minha opinião são nomes que combinam muito bem. Por vezes fico a pensar que no caso de ter um terceiro filho dificilmente encontraria outro nome que gostasse tanto...talvez Romeu, fosse a minha escolha....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devia ter incluído Romeu nesta lista, não sei por que me falhou, mas estive agora a tentar inclui-lo num dos grupos e não me consegui decidir!

      Eliminar
    2. Eu colocaria no grupo de Viriato

      Eliminar
  6. Falta Diego no grupo do Enzo, Lorenzo e Mateo. Não gosto, mas oiço em todo o lado

    ResponderEliminar
  7. Tenho um filho Artur nascido em 2021. Se tivesse outro filho seria Luís (se não fosse o nome do meu pai) ou Eduardo. Percebo a relação mas nao gosto particularmente de nenhum dos outros nomes do grupo de Artur :)

    ResponderEliminar
  8. Quando soube que iria ter um segundo filho e que era um menino não havia nomes para ele!
    Se fosse menina tinha as opções que não usamos na mais velha, mas menino não havia nada!
    Sou uma moça clássica e assim os únicos nomes que me ocorreram foi Pedro ou João mas estavam fora de questão para o meu marido, pois eram nomes de antepassados e traziam com eles alguma carga emocional.
    O meu marido gostava de Gil, eu não, falou em Viriato mas também não, até que surgiu Vasco!
    Vasco é para mim um nome intemporal, tanto há senhores de 70 anos como de 45 ou de 10!

    ResponderEliminar
  9. Falta o Diego no grupo do Enzo.
    Colocaria Raul no primeiro grupo e acrescentaria-lhe Joaquim também

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que Raul me parece deslocado do grupo, mas talvez o colocasse no grupo de Álvaro e Artur.

      Eliminar
  10. Faltou Romeu! Onde o colocaria Filipa?

    ResponderEliminar
  11. Das listas apresentadas, em quase todas há um ou outro nome de que gosto, com exceção da 7.º lista (Enzo, Lorenzo e Mateo) porque não gosto nada da moda que pegou de irem buscar nomes estrangeiros para dar aos filhos quando há tanto nome português maravilhoso.
    Para mim, se os pais não são estrangeiros, o facto de darem aos filhos nomes estrangeiros, vejo-o como exibicionismo. Aliás, onde vivo até começa a ser associado a uma classe social inferior que quer sobressair, mas que tenta da forma errada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem tirar nem pôr. Concordo em absoluto com este comentário. Manias de darem nomes estrangeiros aos filhos que nem sabem pronunciar e alguns desses nomes têm que soletrar.

      Eliminar
    2. Por curiosidade, no caso de que quererem honrar a sua ascendência, pensaria da mesma forma? Aplicaria o mesmo princípio aos apelidos de família? Existem famílias que foram obrigadas, em tempos idos, a «aportuguesar» o seu sobrenome [foram afastados da sua cultura, da sua herança e das suas tradições - uma castração social terrível]. Hoje, poderão encontrar na nomeação uma forma de proferir a sua verdadeira origem e reverenciar o que em tempos foi agrilhoado. Siena, no arquipélago da Madeira - por exemplo - existem muitas famílias com este legado infeliz. No entanto, há um aspecto no seu comentário que concordo plenamente: nem sempre a caligrafia respeita a regra gramatical própria da língua contemplada. Sem conhecimento, fica bacoco.

      Eliminar
    3. Por acaso nas turmas dos meus filhos os miúdos estrangeiros têm nomes comuns: Alexandre e Cecília (nascidos no Brasil), Isabella e Yasmin (pais portugueses mas nascidas no Reino Unido). Depois há um Elian, mas tem pai alemão e mãe espanhola e nasceu cá, e entrou esta semana um Kevin da Roménia, o que achei curioso porque nunca associaria a um nome romeno (salvo erro surgiu na Irlanda). No nosso grupo também temos a Taika e a Aya que nasceram na Finlândia (pai português e mãe finlandesa), e que agora tiveram uma irmã nascida cá chamada Clara! Há hoje em dia uma grande internacionalização dos nomes, é inegável :)

      Eliminar
  12. CJ para mim não faz sentido alterar o sobrenome para uma caligrafia mais adequada ao país de nascimento da criança. Neste caso, se calhar não ficou bem explícito no comentário acima, refiro-me a filhos de portugueses e nascidos em Portugal. Se for um estrangeiro não me oponho de maneira alguma, porém tenho me deparado com demasiados casos de portugueses que nem sequer emigraram, que são 100% portugueses mas gostam de dar nomes diferentes aos filhos, quando há tanto nome português maravilhoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo Siena! Percebo o que diz e partilho muito da sua opinião. Foi ao ler os comentários que me lembrei do outro fenómeno que referi e não queria que fossem colocados sob o mesmo jugo. Pode parecer uma situação excecional, mas vão aparecer mais casos. A internet tem destas maravilhas; há pessoas que disponibilizam o seu conhecimento de investigação história e documental on-line. Graças à divulgação desse trabalho, estão a trazer à luz a história perdida de muitas famílias [refiro-me ao caso da Madeira em particular]. A situação supracitada aconteceu há séculos e continuou até meados dos anos 60 séc. XX, mas foi real e muito castradora. Graças ao trabalho de investigação de linhagens, existem famílias que estão descobrir que os seus ascendentes eram (afinal) da Holanda, de Itália, da Flandres, etc... E vice-versa, chegam à Madeira muitas pessoas com ascendência madeirense, que querem conhecer de onde partiram os seus avós, bisavós e trisavós rumo a uma vida melhor (pessoas do Brasil, do Havai, das Antilhas Holandesas, da África do Sul, EUA, etc). Posso atestar com base em conhecimento empírico que este fenómeno cultural e social tem vindo a crescer e com implicações a nível do Cartório Nacional, da Autoridade Tributária (imposto sucessório e patrimonial) e ainda ao nível da Administração Interna (passaportes), pois tentam mudar o registo do sobrenome com base nessa mesma investigação, tentam obter dupla nacionalidade e pensam em atribuir nomes próprios dessas nacionalidades aos seus filhos, honrando a sua linhagem. Tenho familiares a trabalhar nestas áreas que referem estes movimentos nos seus serviços. A grande conclusão - à mesa do jantar, note-se - é que, naquela região, não há assim tanto 100% português; entre os «mais portugueses», estes são «mais primos entre si» do que aquilo que pensam. E está tudo bem com isso, é a nossa história, que se reflecte no sangue. Este assunto tem muito que se lhe diga e é deveras muito interessante! Mesmo ao nível da saúde, existem doenças que a investigação vem a realçar a importância do conhecimento da ascendência e descendência genética (por ex. o Centro de Investigação Internacional do Cancro da Madeira - CIIC - tem uma linha de investigação nesse sentido, relacionado com o cancro da mama). E muito mais havia para escrever sobre isto, mas fica para outra ocasião! Grata pelo oportunidade em expor aqui algumas particularidades relacionadas com o acto simbólico da nomeação. :)
      No entanto saliento que nomeação sem conhecimento de linguística não fica bem, na minha opinião. Um bem-haja!

      Eliminar
    2. CJ concordo consigo. Também acompanho o trabalho que o Arquivo Regional da Madeira tem feito para recuperar e disponibilizar, online e gratuitamente, livros de registos antigos de todas as paróquias e já ajudei estrangeiros a ir atrás da sua linhagem madeirense.
      Num caso particular deparei-me com um americano cujo sobrenome português tinha sido mudado para a versão inglesa quando os seus antepassados emigraram para o E.U.A.
      Outra coisa interessante para ver nesses livros de registos, que também são disponibilizados pela Torre do Tombo, são as tendências de nomes dadas a crianças. Apesar do que se pensa que haviam só Marias e Maneis antigamente, já me deparei com nomes interessantes, como Andreza, num registo com mais de 100 anos.
      Seria um tópico interessante para a Filipa debater aqui e para quem tem curiosidade de explorar mais sobre os seus antepassados ou apenas seja curioso para ver nomes "fora da caixa" que eram dados antigamente, podem entrar no site https://tombo.pt/ e escolher a zona do país que querem consultar.

      Eliminar
  13. Filipa, ainda não tenho filhos, mas desde muito nova que me deixo encantar com nomes, as suas sonoridades e os seus significados. Tenho listas e listas de nomes preferidos, mas sempre me foi mais fácil escolher nomes femininos. Neste caso, identifico-me com a 8° lista, destacando Estêvão, Matias, Tomé e Valentim. A primeira lista também me é querida, retiraria apenas João, que não aprecio. E depois, alguns nomes soltos, como Benjamim, Dinis, Duarte, Isaac, Lopo, Lourenço, Mateus, Salvador, Tomás, Vicente, Xavier (…) e dois dos meus preferidos, aqui ausentes: Carmim e Romeu!

    + O fenómeno de só gostar de alguns nomes num dos géneros. Por exemplo, gosto muito de nomes como Francisca, Gabriela, Júlia, Luísa, Renata, mas não aprecio - de todo - as versões masculinas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos meus nomes preferidos é Carmim, mas é raro aparecerem aqui no blog, como sugestões ou em listas recentes. Obrigada pelo seu post! :)

      Eliminar
  14. Acrescentaria Roque ao último grupo. É o nome do meu menino :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roque é um lindo nome! É antigo, curto, pouco comum e tem aquele toque romântico italiano que tanto gosto :) Acho que teria tudo para crescer em popularidade nos próximos tempos. Precisa que alguém famoso o catapulte!

      Eliminar
  15. Já tenho um Índigo cá em casa e estou novamente grávida e não tenho ideia de que nome escolher para combinar com o do meu filho
    Para rapaz gosto de Romeu mas não acho que combine
    O meu favorito seria Atlas mas o marido já rejeitou, também gosto muito de Jasper e Ezra mas já acho demasiado diferentes e difíceis de pronunciar em Portugal
    Já ele gosta de Amaro mas eu não acho que combinem
    Para meninas gosto muito de Jorja e o marido de Calíope, mas o único em que concordamos os dois é Arabela

    Têm alguma sugestão ou opinião que ajude na escolha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns! Gosto muito de Romeu, mas concordo que tem um estilo demasiado diferente de Índigo... Atlas seria perfeito! Na mesma linha, pensei em Oceano, Rio, Silvestre...
      Para meninas, também gosto de Arabela! Noutro post, já sugeriram Gaia, Violeta, Flora e Íris, acho que combinam todos com Índigo. Acrescentaria Alba, Alma, Paloma, Serena, Sierra...

      Eliminar
    2. Acho que Índigo combina com Ícaro ou Apolo no caso de ser menino. No caso de ser menina sugiro Dália ou Cibele.

      Eliminar
    3. Obrigada pelas sugestoes
      Um critério que sempre tive em relação a escolher nomes é que não quero repetir iniciais, logo se for menino e escolhermos Atlas ou Amaro, no próximo bebé não poderemos usar o outro nome nem podemos usar Arabela ou vice versa
      O mesmo acontece com Apolo, Alma e Íris/ Isis de que gosto muito

      Eliminar
    4. Jorja e Calíope estão na minha lista de nomes ousados e peculiares para menina. Felizmente encontrei alguém que embarca nos meus devaneios e a minha cara-metade até gosta muito de Calíope! 🎶

      Eliminar
    5. Gosto muito desses dois nomes, que outros tem na sua listinha de favoritos? E em relação a menino?

      Eliminar
    6. Também gosto muito do nomes Arabella 👍, se tivesse só raparigas gostava que se chamasse Brigite, Arabela, Clotilde e Julieta
      Acham que é um par perfeito ou algum não combina ?

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)