Quais serão os nomes femininos mais populares de 2030?

em 14/07/21


Há dias, olhamos para aqueles que, muito provavelmente, serão os nomes masculinos mais populares de 2030 e hoje viramos as atenções para os nomes femininos. Então, repetindo o processo, se pegarmos nos nomes presentes no nosso top 100, retirarmos os clássicos e os nomes que já estão num percurso descendente no ranking, ficamos com um lote de nomes que estão muito bem colocados para dominar as próximas décadas: 


  • Alana
  • Alice
  • Amélia
  • Aurora
  • Benedita
  • Caetana
  • Camila
  • Carlota
  • Carminho
  • Clara
  • Constança
  • Ema
  • Eva
  • Júlia
  • Laura
  • Letícia
  • Luísa
  • Noa
  • Olívia
  • Pilar
  • Valentina
  • Vitória & Victória
  • Yasmin


Tal como era visível na lista de nomes masculinos, também aqui podemos perceber que vários destes nomes já estavam no top 100 no ano 2000 mas a chegada de algumas das novas tendências faz-se sentir sobretudo a partir de 2010. A minha margem de confiança é um bocadinho menor no que respeita aos nomes femininos mas, de qualquer forma, continuo a acreditar que as novas tendências de 2030 já estarão hoje em redor da centésima posição do ranking. E como não tenho as listas mais recentes, consultei a lista de registos de 2018, para perceber quais são os nomes que estão claramente numa fase ascendente e a lista é mais pequena do que aquilo que eu esperava: 


  • Emília
  • Frederica
  • Jade
  • Julieta
  • Luz
  • Maya
  • Mel

Podemos ainda trazer para aqui Flor, Elisa, Cecília, Serena e Amália, mas é com boa vontade, porque o número de registos praticamente não oscilou nos últimos dez anos... 


Isto é o que nos dizem os números, mas então e o que é que vos diz o vosso instinto? Que nomes estão aqui em falta e que vos parecem cheios de potencial para serem tendência em 2030? 

22 comentários:

  1. O meu instinto, antes de ler a lista, indicava nomes como Alice, Amélia, Aurora, Benedita, Caetana, Camila, Carlota, Carmo e Carminho, Clara, Constança, Júlia, Laura, Luísa, Luz, Mel, Olívia, Victória.
    Talvez acrescentasse Flor e Flora, Íris, Rosário e Rosarinho, Teresa, Violeta (mas não sei se se enquadram nos parâmetros).

    ResponderEliminar
  2. Concordo com todos os nomes que a Filipa assinalou.

    Gostava de ver mais meninas chamadas:
    Julieta, Eva, Esther, Gabriela, Catarina, Eunice, Dulce, Letícia, Eduarda, etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabriela estão a aparecer mts. Estou em pânico. A minha filha tem 3 anos e não era mt usado (julgava eu). Entretanto conheci mais 2 Gabriela tb de Braga nascidas tb em Janeiro de 2018. E um primo do, meu marido tb meteu i mesmo nome no ano a seguir em Janeiro. Socorro eu que tenho pavor a nomes repetidos na família e na escola omg

      Eliminar
  3. Há ai imensos nomes na lista que acho que vão ser mesmo MUITO populares! Alice, Olívia, Aurora, Amélia e Clara vão ser muito populares e não surpreendia se daqui a uns anos tivessem todos no top 15!
    Também gosto bastante de Elisa e Amália, mas concordo... Vai ser mais difícil de os ver ficar mais populares...

    ResponderEliminar
  4. Este ano, já conversei com algumas pessoas que tinham Mercedes nas suas listas, coisa que não era nada habitual... Em 2018 só foi usado seis vezes mas não me pareceria descabido de todo que, dentro de dez anos, pudesse rondar os 40 registos anuais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos uma Mercedes na família nascida em 2020 :)

      Eliminar
    2. O nome Mercedes foi sugerido por mim mas não agradou ao meu marido.
      O meu marido queria... Corália!
      Quando ele me veio com essa sugestão eu só perguntei onde é que ele tinha ido buscar o nome! 🙃
      Nunca tinha ouvido sequer esse nome. E vocês?

      Eliminar
    3. Nunca tinha ouvido, acho eu... Mas não é nada mau! O diminutivo Cora é querido!

      Eliminar
    4. Prefiro Mercês a Mercedes.

      Eliminar
    5. Eu também prefiro Mercês! Se calhar era um bom duelo Filipa 😄

      Eliminar
    6. Tb cheguei a ter Mercedes na lista mas o meu marido era contra e dito em francês realmente não fica nada bonito!

      Entretanto tive uns primos que foram pais duma Amélia, uma amiga que teve uma Luz, tenho outra que vai ter uma Mel, uma na Suíça que vai ter um Romeo e uma da minha terrinha teve uma Maria Miguel

      Eliminar
  5. Eu tenho fé em Irene, mas anda "demasiado" caladinho...

    ResponderEliminar
  6. Acho que Catarina vai voltar a ser popular. Pelo menos eu acho que tem tudo para o voltar a ser. Vera também

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina é um dos meus favoritos, gostava muito que tivesse mais registos.

      Eliminar
  7. Além dos nomes mencionados acho que nomes mais antigos, que são ao mesmo tempos clássicos e que não deixam dúvidas no que respeita a pronuncia, vão-se tornar mais populares, mesmo que não alcancem os primeiros lugares do ranking.
    Nomes como:
    Sancha
    Salomé
    Simone/Ximena
    Rosário/Rosarinho
    Salma
    Penélope
    Mercês
    Lúcia
    Lorena
    Lourença
    Isidora
    Glória
    Guadalupe
    Dalila
    Celeste
    Branca



    Tenho curiosidade se com o aumento da popularidade de Xavier, nomes bascos femininos como Nayara podem se tornar ou não populares em Portugal.

    Com aumento de registos de nomes como Maya, penso que nomes como Zahra/Zaira, Zora, Zarina

    ResponderEliminar
  8. Frederica
    Julieta
    Mel e Serena
    Estão na minha lista de nomes pra uma segunda menina. Espero que não se torne moda!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Tenho ouvido cada vez mais Guadalupe. O que acha, Filipa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro. Era o nome que queria dar à minha filha mas o meu marido não gostou. Quem sabe para uma próxima. 🤭❤️

      Eliminar
    2. Escrevi sobre ele no final do ano passado, pode espreitar aqui: Pares Perfeitos para Guadalupe
      Longo, forte e imponente, tem tudo para me agradar! Não está na minha lista de nomes preferidos porque não o consigo dissociar da figura religiosa e isso não é algo que eu aprecie num nome, mas acho que é uma boa opção, em linha com vários nomes mais comuns nos dias de hoje!

      Eliminar
  10. Acho que em 2030, o nome Ana estará entre os 5 primeiros nomes.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)