Quais serão os nomes masculinos mais populares de 2030?

em 07/07/21


Há uns dias, pediram-me que abordasse os nomes que eu acho que serão populares no futuro. Não sei ao certo que momento no futuro teriam em mente mas comecemos por um futuro próximo. Peguemos então nos nomes presentes no nosso top 100, retiremos os clássicos e os nomes que já estão num percurso descendente no ranking e ficamos com o seguinte lote: 


  • Afonso
  • Artur
  • Benjamim
  • Diego
  • Dinis
  • Duarte
  • Enzo
  • Gabriel
  • Guilherme
  • Gustavo
  • Henrique
  • Isaac
  • Lourenço
  • Lucas
  • Martim
  • Mateus
  • Matias
  • Noah
  • Rodrigo
  • Salvador
  • Santiago
  • Sebastião
  • Simão
  • Tomás
  • Valentim
  • Vasco
  • Vicente
  • Xavier


Assim, parece-me claro que estes serão os nomes que continuaremos a ouvir persistentemente na próxima década. Ora, em 1990, 11 destes 28 nomes já estavam no top 100; em 2000 o número subia para 17. Isto leva-me a acreditar que, seguindo este padrão, os nomes que se popularizarão nos próximos 20 anos são aqueles que já estão entre os 90 e os 120 nomes mais usados nos últimos anos. Infelizmente, não temos tido acesso a essa informação, mas se olharmos para a lista completa de registos de 2018, que é a mais recente que tive oportunidade de analisar, podemos encontrar alguns nomes com potencial para se virem a popularizar, tais como: 

  • Álvaro
  • Ari
  • Augusto
  • Caetano
  • Elias
  • Estêvão
  • Fausto
  • Gael
  • Gaspar
  • Gil
  • Kenzo
  • Leo
  • Martinho
  • Romeu
  • Theo

Como é evidente, este é apenas um exercício de futurologia, vale o que vale, mas se tivesse de apostar nas tendências para 2030, começaria por aqui... Quais seriam as vossas apostas? 

38 comentários:

  1. Decididamente Xavier, Benjamin e Sebastião estão num crescendo.
    Creio que continuaremos a ter muitos Salvadores, Afonsos, Vicentes e Vascos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xavier e Benjamim concordo que esses nomes estejam num crescendo, mas Sebastião?? Não acho mesmo. De todo.

      Eliminar
    2. Benjamim
      2000 - 24 registos
      2010 - 19
      2020 - 148

      Sebastião
      2000 - 51 registos
      2010 - 90
      2020 - 125

      Xavier:
      2000 - 88 registos
      2010 - 141
      2020 - 295

      Eliminar
    3. Não fui eu que fiz o comentário do anónimo, mas por acaso também não tinha noção de que Sebastião tivesse tantos registos.

      Eliminar
    4. Efectivamente, Sebastião é o nome que apresenta uma variação menor (dado que já em 2010 apresentava 90 registos. Mas eu ouço-o cada vez mais e vejo-o cada vez mais como uma opção de amigas à minha volta. Posso estar enviesada por ter tantos à minha volta, mas acredito mesmo que seja cada vez mais tendência.

      Eliminar
    5. Eu acho que também depende muito das zonas onde moramos.
      Eu sou do Porto e aqui não conheço ninguém (criança/jovem) com o nome Sebastião.
      Com os outros nomes (Benjamim e Xavier) ouço com mais frequência, sobretudo Benjamim.

      Eliminar
  2. E Agostinho? Como estão a surgir várias Carminhos, pensava que também ia ressurgir... e até vai bem com Martinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou muito confiante em Agostinho, precisamente por comparação a Martinho, que teria tudo para subir um pouco no número de registos e... nada! Os nomes masculinos da moda são super imponentes, não me parece que os portugueses tenham muito interesse em usar diminutivos em meninos, pelo menos para já...

      Eliminar
  3. Acredito muito que Benjamim, Vicente e Xavier irão liderar o top daqui a 5-10 anos. São nomes que têm vivido um crescimento notável e a tendência será para continuar a subir.

    Como mãe de um Gaspar torço para que o nome se mantenha discreto nos próximos anos mas a verdade é que já o começo a ver na lista para vários bebés. Penso que no futuro poderá ser uma opção para cada vez mais famílias mas não o vejo a atingir nunca o sucesso de Vicente/Lourenço.

    Também acho que há espaço para Jaime e Nicolau crescerem. E deixo a nota de que acho Martinho e Ari opções maravilhosas ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho Jaime e Nicolau óptimas escolhas também :)

      Eliminar
  4. Acredito muito que Benjamim, Vicente e Xavier irão liderar o top daqui a 5-10 anos. São nomes que têm vivido um crescimento notável e a tendência será para continuar a subir.

    Como mãe de um Gaspar torço para que o nome se mantenha discreto nos próximos anos mas a verdade é que já o começo a ver na lista para vários bebés. Penso que no futuro poderá ser uma opção para cada vez mais famílias mas não o vejo a atingir nunca o sucesso de Vicente/Lourenço.

    Também acho que há espaço para Jaime e Nicolau crescerem. E deixo a nota de que acho Martinho e Ari opções maravilhosas ☺️

    ResponderEliminar
  5. Penso que Tomé também se irá ouvir mais. Conheço dois bebés que nasceram este ano com esse nome, e parece-me que muitas pessoas gostaram da escolha.
    Também acrescentava Nicolau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A falta de Tomé foi mesmo um lapso, vou já acrescentar! Não é que esteja a subir imenso no número de registos mas, em relação a 2010, já subiu quase 30 posições no ranking! Também tenho boas expectativas para Nicolau mas em 2018 ainda estava muito no fundo da tabela para se qualificar para esta listinha...

      Eliminar
    2. Concordo! E acho Tomé bem giro.

      Eliminar
    3. Mãe de um Tomé de 3 anos e meio... qual não é o meu espanto, quando chego para ver as listas escolares, vejo mais três meninos!!! Facadas senhores, facadas... ahahah

      Bárbara F.

      Eliminar
  6. Esperemos que Álvaro Estêvão e Augusto não subam muito no raking nos próximos anos 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mãe de um Estêvão deste lado espera o mesmo :)

      Eliminar
    2. O nome Estevão é lindo. 😳

      Eliminar
    3. Era a nossa escolha para rapaz, é simplesmente maravilhoso... mas veio uma princesa 😊

      Bárbara F.

      Eliminar
    4. E qual foi a escolha do nome da princesa?

      Eliminar
    5. O mano queria Aurora, mas quando olhei para ela vi uma Sancha... e ficou.

      Bárbara F.

      Eliminar
    6. Muito bom gosto. Se tivesse rapaz era Estêvão. Ficaram Guiomar e Mercês.

      Eliminar
    7. Guiomar, Mercês, Estevão. Aiiiii 🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰

      Eliminar
    8. Tenho uma tia Mercês com 70 anos 🥰 belo par.

      Bárbara F.

      Eliminar
  7. Não podemos nunca esquecer nomes como João e Francisco, óbvio.

    Concordo que Benjamin e Xavier vão ser, sem dúvida, muitíssimo comuns daqui a uns anos.
    Sinto que alguns dos "queridinhos" de hoje em dia estarão mais apagados, como Santiago, Rodrigo, Diogo. Lourenço, talvez.

    E acho que iremos ter um crescendo muito significativo de nomes "estrangeiros".

    O que penso que será super interessante, uma vez que o top 10 / 20 masculino português não altera muito.

    ResponderEliminar
  8. Gaspar/Xavier/Artur
    Gil/Lopo
    Edmundo/Henrique
    Abel/Leonel
    Benjamim/Joaquim/Valentim

    ResponderEliminar
  9. E se daqui a 10 anos começarem a ser recuperados nomes das décadas de 30/40 do sec. XX? Nomes como Alberto, Alfredo, Alcindo, Fernando, só para nomear alguns de que o meu pai costumava falar - os nomes dos seus amigos da escola primária. É uma possibilidade? Eu não gostava nada desses nomes, mas desde que leio este blogue sou muito mais sensível e consigo encontrar imensa coisa contida numa escolha menos apelativa para os meus ouvidos datados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu irmão tem 25 anos e chama se Fernando. Nunca estudou com mais nenhum. Ainda por cima chama se Fernando Noé. Ainda mais raro. Adoro nomes portugueses assim menos visíveis. Marcam mais depressa uma pessoa

      Eliminar
  10. Acredito que os nomes clássicos com no máximo duas sílabas terão se destacarão, como: Dante, Bento, Romeo, Hugo, Ciro, Heitor, Jorge, Pedro, Telmo, entre outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ciro é um nome bonito!
      A esta lista de nomes curtos e sonantes, acrescentaria Celso e Edgar.

      Eliminar
  11. Filipa, peço desculpa mas eu espero que esteja completamente errada. Eu tenho 21 anos e muitos dos nomes nessa lista estão na minha lista para futuros filhos - Álvaro, Elias, Estêvão, Fausto, Gaspar e Romeu - e, por isso, espero que não fiquem, de todo, populares! Que pesadelo!!

    ResponderEliminar
  12. Se tivesse um menino neste momento seria Gaspar. Para fazer par com a minha Gabriela. Gaspar aqui em França escreve se Gaspard e é um dos nomes de filhos de parisienses podres de ricos

    ResponderEliminar
  13. Concordo com as escolhas, penso que alguns destes também se podem tornar mais populares:

    Zarco
    Sancho
    Tomé
    Romão
    Lopo
    Leão
    Lázaro
    Gusmão
    Amadeu

    ResponderEliminar
  14. Por acaso conheço um Zarco

    ResponderEliminar
  15. Filipa o que acha do nome Gusmão?? Vi uma série espanhola cujo dos atores se chama Guzman. Sempre achei que nomes com terminados em ão eram mt pesados até ter aconselhado Simão à minha melhor amiga 😅 ja conheci uma mãe de uk Sebastião e cada vez acho mais bonito

    ResponderEliminar
  16. Esse bebê tem cara de Pedro. Vontade de segurar e nunca mais soltar.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)