Nomes alternativos para meninas portuguesas

em 21/07/21



Durante vários anos, o meu foco aqui no blog eram os nomes diferentes. Adorava fazer listas de nomes alternativos, nomes que nunca tinha ouvido em crianças ou adultos portugueses, nomes que se ouviam noutros países e que me pareciam muito giros... As listas eram vastas e variadas, e estão aí no aquivo, para quem tiver curiosidade. Entretanto, percebi que grande parte da minha motivação vinha da entreajuda que aqui se criava e isso fez com que passasse a centrar atenções nos nomes que os portugueses efetivamente procuram e acabam por escolher, até porque, de certa forma, sentia o peso da responsabilidade, já que uma coisa é falar sobre nomes e outra bem distinta é sugerir nomes para um bebé que vai mesmo nascer dentro de semanas... 

Pois bem, a lista de sugestões que se segue vai nesse sentido: por um lado, sim, temos aqui opções giras e diferentes do que estamos habituados no dia à dia mas, por outro, não há aqui nada que não se adeque ao contexto português. 


  • Adele
  • Aida
  • Ainoa
  • Alanis
  • Allegra
  • Alma
  • Amaia
  • Amora
  • Atena
  • Aura
  • Betina
  • Branca
  • Clarisse
  • Dália
  • Eden
  • Elis
  • Gaia
  • Giada
  • India
  • Jade
  • Laila
  • Lana
  • Léa
  • Lira
  • Maya
  • Nia
  • Sancha
  • Serena
  • Siena
  • Tamara
  • Zara

Como seria a vossa lista de nomes alternativos femininos? 

27 comentários:

  1. Adoro Aura e Serena, escolheria sem sombra de dúvidas para uma filha minha, mas o namorado não gosta de nenhum.

    ResponderEliminar
  2. Na minha lista de preferidos tenho Alma, Jacinta e Tamar :)

    ResponderEliminar
  3. Nomes invulgares que eu gosto:
    Anaísa
    Janina
    Nair

    ResponderEliminar
  4. Aida. Alma. Belém. Esperança. Ester. Gaia. Liz. Luz. Maia. Mia. Sancha. Tamar. Tâmara (…)

    ResponderEliminar
  5. há tantos e tão bons! os meus preferidos: aida, alda, alma, anamar, belém, edite, ester, esperança, eunice, guadalupe, lidia, lis, irene, jacinta, jasmim, paz, pureza, tamar, sancha, santana, salomé, simone, entre outros

    ResponderEliminar
  6. A minha bebe tem agora 6 meses e chama-se Lira, o nome já estava escolhido ainda antes de saber que estava grávida, e ainda bem que foi menina porque não estavamos a chegar a acordo em nenhum nome para menino.
    Toda a gente, quando dizemos o nome dela, diz que é muito giro e invulgar, mas no entanto não soa estranho ou estrangeirado... Na maternidade disseram que nunca tinha nascido nenhuma Lira, que se lembrem...
    Gosto bastante de Alma e Aura, e vejo esses nomes como potenciais irmãs da Lira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns! E que bela escolha de nome! :)

      Eliminar
    2. Adoro o nome Lira!! Muitos parabéns pela bebé e pela escolha do nome!

      Eliminar
    3. Lira, que linda escolha 🥰

      Eliminar
    4. Simples e lindo! Romântico e erudito! muitos parabéns e muitas felicidades!

      Bárbara A

      Eliminar
    5. A avó do meu namorado chama-se Lira. Eu adoro <3

      Eliminar
  7. Não consigo mentir. Sinto-me muito atraída por nomes diferentes dos que habitualmente ouvimos no dia-a-dia e esse é um critério na escolha de um nome para os meus filhos: que não seja popular mas que seja conhecido por todos.

    Alguns da minha lista alargada:
    - Aria
    - Belém (para minha infelicidade o meu marido não gosta nada por ser nome de cidade)
    - Céu
    - Dulce
    - Eloá
    - Flora
    - Hera
    - Iria
    - Jasmim
    - Juno
    - Lília
    - Luzia
    - Naomi
    - Noemi
    - Noor


    Conheço meninas pequeninas chamadas Adele, Alma, Aura, Clarisse, Dália, Serena e Zara. Conheço também (não consta da lista) uma Alita, Lia, Lua e três Salomés.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do seu post e fiquei curiosa se fosse uma lista para rapazes quais as suas escolhas??

      Eliminar
  8. E que nomes sugeriam se vos pedissem uma lista de nomes alternativos longos para meninas?

    Na minha opinião, os nomes alternativos que se encaixam relativamente bem no contexto português sem levantar muita contestação por parte da família e amigos serão aqueles que contenham poucas sílabas… A aceitação de um nome pouco usual, «diferente» e «longo» parece ser mais difícil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que a aceitação de nomes curtos alternativos é mais fácil!

      Ainda assim, aqui no blog já se falou várias vezes em

      Mercedes
      Penélope
      Guadalupe


      Nomes mais longos que considero alternativos.

      Eliminar
  9. Há anos que adoro Siena, mas não consegui convencer o marido...

    ResponderEliminar
  10. Minha lista:

    Lua
    Serena
    Aurora
    Jasmim
    Pérola
    Maria Flor
    Isla
    Mel
    Jade
    Violeta
    Luz Maria

    ResponderEliminar
  11. Alguns nomes alternativos para meninas portuguesas da minha lista:

    Aldora
    Alba
    Amândia
    Betina
    Caia
    Cleide
    Clóris
    Cosma
    Dóris
    Enid
    Hélia
    Hilda
    Lídia
    Lígia
    Luz
    Iria
    Una

    De fora ficam nomes como:
    Amaryllis
    Belinda
    Celene
    Clementina
    Eurica (adoro)
    Eufémia
    Leopolda
    Marcella
    Magnólia
    Orabella
    Umbelina
    São longos e fortes, a sociedade parece-me ainda muito fechada e algo conservadora (pese embora se viva no séc. XXI) em relação aos mesmos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Gostei da sua lista. As minhas tetravó, bisavó e avó chamavam-se todas Clementina. Adoro. Mas o meu marido não, infelizmente...

      Eliminar
  12. Conheço uma Athena filha de mãe Filipina e de pai francês
    Amo Sienna adorava para a minha filha mas o marido não deixou em 2018 entretanto uma amiga minha francesa de origem italiana chamou a filha de Sienna Francesca adorooooo
    Gaia é uma gíria brasileira para cornos, ter um par de cornos
    Amo Alma e Alba mas não usaria numa filha por começar pela letra A
    Dália está na minha lista neste momento
    GIADA? aqui há uns tempos andei a procura de outros nomes de menina por G e não vi esse tb não conseguia escolher esse pq lembra geada e logo nós, do norte de Portugal sempre a falar das geadas de inverno lol nahhh não dava
    Serena é absolutamente perfeito

    ResponderEliminar
  13. O que acham do nome Alzira? Pelo que já vi, não é comum cá em Portugal.

    Estefanie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho irreverente, e que se enquadra bem na onda dos nomes retro em Portugal. Tem um toque árabe para mim, talvez por causa da Aljazeera.

      Eliminar
    2. A todas as pessoas a quem falei no nome Alzira, ninguém gostou. O papá insiste em colocar esse nome, em homenagem a um familiar, mas tenho receio de gozarem da menina na escola por causa do nome.

      Eliminar
    3. Alzira foi relativamente popular até aos anos 60 mas, desde então, não é um nome muito comum - foram registadas cerca de 25 nos últimos vinte anos. Creio que o "problema" não será tanto o medo do gozo, mas mais ser um nome bastante antiquado, o que poderá ser desconfortável para a menina. Eu sou a maior fã de nomes antigos e alternativos, mas acho que devemos tentar encontrar nomes que se integrem naqueles que mais se usam sem destoar muito e não creio que seja o caso de Alzira.

      Eliminar
    4. Muito obrigada pela resposta. Adorava fazer a vontade ao papá, mas também ainda não estou convencida. Pode ser que encontre algum nome que combine com Alzira, assim podemos sempre chamar pelo outro nome.
      Beijinhos

      Eliminar
    5. Adoro o nome Alzira

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)