Duelo de nomes - Carolina vs Margarida

em 13/11/20


Durante a semana, segui atentamente as vossas partilhas sobre o nome de bebés nascidos em 2020 e fiquei algo surpreendida por só ver uma referência a Carolina, pois é um nome que tenho ouvido muito. No entanto, como está no top 10 desde 2000 e é uma escolha tão recorrente, Carolina acaba por passar despercebido mas, para mim, foi o clássico contemporâneo mais marcante da década passada, juntamente com Mariana. Esse duelo já cá foi feito e, por isso, hoje escolhi pô-lo frente a frente com Margarida, porque é um par que costumo ouvir em irmãs, o que me leva a crer que as pessoas os acham semelhantes em estilo. E vocês, o que é que acham? Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar

Resultado da sondagem:



19 comentários:

  1. Gosto dos dois nomes mas voto em Carolina. Um dos meus favoritos de sempre.

    Carolina & Margarida faz um par super bonito!

    ResponderEliminar
  2. Dos dois prefiro Margarida, apenas porque no meu grupo sempre houve Carolinas e incrivelmente nenhuma Margarida, como tal, Margarida soa-me a menos usado o que lhe dá mais graça...no entanto detesto profundamente os diminutivos Guida ou Magui...
    A propósito disso há um tema que me suscita algum interesse, no sentido de não saber se é coisa da minha cabeça ou se há mais pessoas que o fazem, associo sempre alguns nomes a beleza física, independentemente de gostar ou não do nome, por exemplo as Carolinas são (quase) sempre bonitas, assim como as Franciscas, as Catarinas, as Carlotas, as Saras, os Sérgios, as Joanas, os Ricardos e os Salvadores ..., assim como acontece o contrário, há nomes que embora adore, todas as pessoas que conheci com esse nome são maioritariamente mais feias...também lhe acontece Filipa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me acontece... O que por vezes me acontece - ainda que eu não acredite em nada disso!!! - é encontrar traços psicológicos semelhantes em pessoas com o mesmo nome! :)

      Eliminar
    2. O que me acontece muito é gostar ou não do nome por gostar ou não das pessoas. Por exemplo, na escola detestava uma rapariga chamada Leonor, então, ainda hoje não consigo gostar desse nome.

      Mas concordo, há nomes que associo logo a pessoas mais feias.

      Eliminar
    3. Engraçado como também não consigo gostar do nome Leonor por conhecer muitas Leonores de quem eu não gostei ao longo da vida... Era incapaz de o dar a uma filha

      Eliminar
    4. Por acaso acontece-me com frequência associar nomes a características quer físicas quer de personalidade.
      E também não seria capaz de chamar Leonor a uma filha, por causa das que conheci ao longo da vida..
      Entre Carolina e Margarida, estão ambos demasiado populares para meu gosto, mas como conheço algumas Margaridas de quem não gosto nada, voto em Carolina.

      Eliminar
  3. Entre os dois voto em Carolina. Não gosto d3 Margarida e nem de Carolina por conhecer inúmeras Carolina /Caroline, Carolaine ou Karolina/e. São tantas com o o diminutivo Carol que perdeu a graça. Mas Entre a batalha prefiro Carolina, Margarida não um nome que gosto muito.

    ResponderEliminar
  4. Achei muito interessante o penúltimo comentário. Também costumo associar nomes a certas características físicas ou mesmo cores, bem como jovialidade, que não tem a ver com a moda ou novidade.
    Gosto destas caracteristicas nos nomes, mas idealmente que não sejam demasiado usados e sejam doces. Desta regra devo excluir Margarida, Mariana, Duarte e mesmo o meu. Carolina é doce, mas não gosto tanto dele como dos anteriores para me abstrair da sua popularidade.

    Bárbara

    ResponderEliminar
  5. Esta escolha é fácil. Com dois nomes bonitos e adequados a crianças, para mim o desempate é pelo significado: Carolina significa homem/masculino e Margarida significa pérola, para além de ser uma flor. Ganha Margarida!

    ResponderEliminar
  6. Nunca tinha pensado em Carolina e Margarida enquanto par perfeito, mas agora acho-o bastante bonito, harmonioso! Margarida é um dos meus prediletos, portanto, a escolha não é complicada, mesmo não desgostando de Carolina. E os diminutivos Carol e Magui são muito queridos, na minha opinião.

    ResponderEliminar
  7. A minha prima tem 2 filhas cujos nomes são Carolina (2009) e Margarida (2011).

    ResponderEliminar
  8. Acho Margarida simplesmente encantador. Tenho pena que enquanto nome de flor, o nome Rosa não seja tão acolhido, pois adoro.
    Carolina não é feio mas na verdade não me diz nada. Votei em Margarida!

    ResponderEliminar
  9. Não consigo votar. São dois nomes que, para mim, não têm nada de bonito.
    Margarida é nome litetal e não aprecio, não o gosto da sonoridade, só mesmo das flores em si.
    Carolina é mais do mesmo, além de nunca ter gostado do nome. Nem com tempo mudei de ideias.

    ResponderEliminar
  10. Para mim, a escolha não foi imediata, pois nenhum dos nomes me apela significativamente.
    Carolina tem um som que me agrada mais e é mais doce, enquanto que Margarida me soa um bocado beto, talvez por associar às que conheci, não sei... No entanto, Carolina também me parece muito batido, ao ponto que Margarida me soa mais fresco, apesar de serem ambos bastante populares. Para desempatar, tem de ser mesmo pelo significado: Carolina significa "homem" (ou "mulher" se adaptar-mos para o feminino), "exército", "soldado", associações que não me agradam nada. Já a "pérola" Margarida tem um significado muito melhor, ligado à natureza, às pedras preciosas, e ainda tem uma conotação poética se pensarmos que as pérolas são algo belo que nasce da dor. É um significado que me encanta, se bem que o prefiro em nomes como Perla ou Rita. Em conclusão, com o bónus de ser nome de flor, outra conexão à natureza, ganha Margarida.

    Bjs
    Inês

    ResponderEliminar
  11. Não vou votar porque não consigo escolher entre estes dois nomes.
    Apesar de terem sonoridades tão diferentes, vejo-os da mesma maneira: dois nomes muito bonitos mas que, de tanto se ouvirem, perderam algum encanto.

    ResponderEliminar
  12. Não consigo mesmo gostar de nenhum, mas voto em Margarida.

    ResponderEliminar
  13. Acho Margarida um dos mais bonitos nomes femininos. Voto sem dúvidas. Rita, proveniente de Margarida, não tem metade do encanto, a meu ver.

    ResponderEliminar
  14. Aqui no Brasil, há muitas adultas da década de 80 que são "Carolinas", sendo que boa parte delas são "Anas Carolinas" Vejo poucas Carolinas ou Ana Carolinas pequenas (há muito mais Ana Clara, por exemplo). No entanto, não conheci nenhuma Margarida aqui no Brasil que já não seja idosa!

    ResponderEliminar
  15. Gosto dos dois mas não escolheria nenhum por serem tão comuns. Carolina tem estado muito na moda nos últimos anos, conheço imensas. Margarida também está a ser muito escolhido, não tenho dúvidas que vai subir muito no top de 2020 e 2021.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)