Olga

em 12/11/20


Já estive para escrever sobre o nome Olga várias vezes mas acabei sempre por desistir porque achava que havia pouco para referir para além da sua origem russa e do seu belo significado que remete para "sagrada". Esse pouco tinha, inevitavelmente, de incluir uma referência a Olga Cardoso, comunicadora portuguesa que fez imenso sucesso na Rádio Renascença e na TVI, com o programa A Amiga Olga, porque, para mim, são indissociáveis. E pensar na Olga Cardoso traz-me imensas recordações porque lá em casa ouvíamos sempre o Despertar e vibrávamos com o Jogo da Mala e eu simplesmente adorava A Amiga Olga, sobretudo aquele minuto em que os concorrentes não podiam responder às questões com Sim ou Não. Apesar do evidente carinho que sinto pelo nome, nunca achei que fosse o momento certo para o abordar, precisamente porque a Olga Cardoso era tão icónica que acho que a minha geração não se sentiria inclinada a usá-lo e porque, na verdade, Olga não encaixava bem no conjunto de nomes que mais apelavam aos portugueses. 

Mas o tempo passou e é possível que muitas das mulheres que estão hoje a ser mães pela primeira vez nunca tenham ouvido falar da Olga Cardoso nem do seu Uau! E muitas destas mulheres estão agora a olhar para alguns daqueles nomes retro de que tanto aqui temos falado com um interesse que não existia há uns anos. Assim, neste contexto, acho que Olga me volta a parecer um nome muito interessante e, talvez dentro de pouco tempo, possa fazer sentido junto de nomes como Eva, Alice, Elisa ou Cecília, Tomé, Gil ou Gaspar!  

17 comentários:

  1. Eu realmente nunca tinha ouvido falar da Olga Cardoso portanto decidi pesquisar. O segundo nome dela é Amália... Penso que Olga Amália soa muitíssimo bem!

    ResponderEliminar
  2. Só conheci uma Olga até agora. Uma senhora dos seus 50 anos, mais ou menos.

    Apesar de não ser do meu tempo, lembro-me de ouvir os meus pais falarem da "amiga Olga".

    Não é um nome feio. Penso que ficaria bem com nomes mais retro e com alguns mais modernos, também.

    ResponderEliminar
  3. A minha educadora de infância chama-se Olga e portanto, é um nome pelo qual nutro um imenso carinho, por ter sido a minha primeira professora. Ainda assim, não o consideraria. A sonoridade não me agrada muito...

    ResponderEliminar
  4. Eu sou da geração da "Amiga Olga" e mais tarde conheci algumas Olgas vindas da Europa do Leste. Com isto, posso dizer que todas as Olgas que conheci, são boas pessoas, por isso tenho simpatia por este nome. Mas não faz parte da minha lista de nomes preferidos.

    ResponderEliminar
  5. A minha tia chama-se Olga. Tenho grande carinho por este nome

    ResponderEliminar
  6. Olga é simples e chique! Versátil em compostos e imponente só.
    Olga Helena, Olga Cecília
    Susana Olga, Vívian Olga

    ResponderEliminar
  7. É o nome da minha querida mãe. ❤️

    ResponderEliminar
  8. Eu sou daquelas que não conhece a Olga Cardoso, portanto essa associação não seria um impedimento para mim. No entanto, não faço essa associação, mas faço outra! Há uns anos dava na RTP a novela Bem-vindos a Beirais que tinha uma personagem chamada Olga, uma beata metediça e enervante, em muitos aspetos. Para mim, essa é a "associação fatal". Contudo, mesmo se o nome não me remetesse imediatamente para uma personagem tão caricata, ainda não o usaria. Não gosto do som, é demasiado antiquado para o meu gosto de nomes mais modernos. Claro que tenho algumas exceções, como Eulália, Eugénia, Cecília, mas Olga, realmente, não é um desses casos.

    Bjs
    Inês

    ResponderEliminar
  9. Conheço duas pessoas chamadas Olga: a minha sogra, que tem 75 anos e uma vizinha que tem 45 anos.
    A minha sogra chama-se Maria Olga e diz que quando era miúda não gostava do seu nome porque, para se meterem com ela, os colegas lhe chamavam "osga". Depois de adulta passou a gostar mais do seu nome.
    Pensando bem, até é um nome que me agrada pela sua originalidade, por ser reconhecido em várias línguas e, na minha opinião, por ser um nome forte, com personalidade.

    ResponderEliminar
  10. Conheço duas pessoas chamadas Olga: a minha sogra, que tem 75 anos e uma vizinha que tem 45 anos.
    A minha sogra chama-se Maria Olga e diz que quando era miúda não gostava do seu nome porque, para se meterem com ela, os colegas lhe chamavam "osga". Depois de adulta passou a gostar mais do seu nome.
    Pensando bem, até é um nome que me agrada pela sua originalidade, por ser reconhecido em várias línguas e, na minha opinião, por ser um nome forte, com personalidade.

    ResponderEliminar
  11. Não ponderaria para uma filha porque me lembra sempre a música dos Ena pá

    ResponderEliminar
  12. Não ponderaria para uma filha porque me lembra sempre a música dos Ena pá. O mesmo para Alice e Marilu.

    ResponderEliminar
  13. Não gosto propriamente do nome, mas fico feliz se ouvir alguém chamar por uma pequena Olga, é uma lufada de ar fresco :)

    ResponderEliminar
  14. Conheço uma Olga, no caso a Ângela Olga.

    ResponderEliminar
  15. Quando ouço Olga a primeira coisa que me vem à cabeça são as Grã-duquesas russas Olga Alexandrovna e a sobrinha Olga Nikolaevna e acho que ocorre o mesmo para muita gente.
    No que diz respeito aos nomes, acho interessante mencionar que a Olga tinha como irmãs uma Maria, uma Tatiana e uma Anastásia, sugiro um post sobre os dois últimos nomes raros em portugal.

    ResponderEliminar
  16. Adoro o nome e poderia ser um dos meus favoritos mas conheci uma senhora com esse nome e arruinou-o para mim :(

    ResponderEliminar
  17. Minha filha nascida em 20/05/20 se chama Maria olga! Fiz a junção dos nomes porque não os via separador! Sou apaixonada por esses dois nomes! E até então recebo muitos elogios qdo me perguntam o nome da minha bebê: e eu digo : Maria Olga. Em seguida recebo bons adjetivos sugeridos aos nomes! Sou extremamente realizada na minha escolha !! Hj, minha filha com 2 anos qdo se pergunta o seu nome; ela diz: Oollgaaa ! Mas passamos por uma dúvida pois existia tbm a possibilidade de se chamar Ana Filipa ou Thomas

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)