Duelo de nomes - Gabriel vs Santiago

em 20/11/20


Há um par de semanas, enquanto vos falava dos nomes masculinos mais populares do momento, prometi-vos este duelo entre Gabriel e Santiago. O duelo parece-me muito relevante, já que, de certa forma, são os dois nomes mais frescos e modernos do top 5. Frescos, modernos e eu diria ainda inesperados, porque não sei se alguém conseguiria prever que chegassem tão longe! Sei que muitas leitoras tinham má impressão de Santiago, sobretudo no auge da sua popularidade... Pergunto-me se a vossa opinião mudou agora que já não se ouve tanto e, no mesmo sentido, se a popularidade de Gabriel mudou a forma como vêm um dos nomes internacionais mais apreciados por aqui! Qual é o vosso preferido? Não se esqueçam de votar - e se o estiverem a fazer através da versão mobile, encontram a sondagem no final da página!

Até ao final do mês, terei dificuldade em responder às vossas solicitações, porque estou em casa com a Frederica em isolamento profilático e não tenho muita disponibilidade! 


Resultado da sondagem




19 comentários:

  1. Gabriel, Gabriel, Gabriel.

    Não consigo gostar de Santiago.

    ResponderEliminar
  2. Associo sempre Gabriel ao anjo, por isso escolho Santiago, para mim é um nome mais fresco.

    Filipa, aproveito para dar os parabéns por este blog único é incrível, agradecer por ser sempre tão pronta a responder e ajudar-nos, e desejar que corra tudo bem consigo e com a sua pequena :)

    ResponderEliminar
  3. Gosto de Gabriel. Santiago é um nome bonito, mas já são demasiados!

    Espero que tudo corra bem com a pequena Frederica, beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Apesar da recente popularidade, prefiro Santiago a Gabriel. Ainda me soa fresco, enquanto que, para mim, Gabriel já soa batido. É de certo coincidência, mas todos os Gabriel que conheci são bastante mal comportados, e claro que isso influenciou negativamente o meu gosto pelo nome.

    Bjs
    Inês

    ResponderEliminar
  5. não aprecio, particularmente, nenhum. mas também não desgosto totalmente! relativamente a santiago, não entendi muito bem a revolta que se gerou em torno do nome, quando atingiu a primeira posição. prefiro salvador ou até mesmo tiago, mas não é um mau nome. de todo! em relação a gabriel, é daqueles casos em que prefiro o feminino. voto em santiago, "porque sim"

    ResponderEliminar
  6. Eu gostava muito de Santiago. Hoje em dia estou enjoada. Na turma do pré escolar do meu filho mais novo, existem 3. São todos conhecidos pelos apelidos e não pelo nome próprio. Ou seja, o Santiago Neves, é tratado pelo Neves. O Santiago Ribeiro, é tratado pelo Ribeiro e o Santiago Silva, é tratado pelo Silva.
    Não gosto deste tipo de títulos que dão aos miúdos. Os meus outros filhos, tb tem 1 ou 2 Santiagos nas turmas.
    Anda assim, contínuo a preferir de longe o nome Tiago. Acho muito mais elegante.... por isso mesmo é o nome do meu primogénito.

    ResponderEliminar
  7. Gabriel, não sei porquê, mas nunca me encheu as medidas. Por isso, hoje abstenho-me nas votações. Gabriel, nunca apreciei e Santiago, estou enjoada.

    ResponderEliminar
  8. Apesar de gostar de ambos, acho que estão demasiado batidos, acaba por tirar a graça ao nome. Nunca os daria a um filho, exactamente pela popularidade que têm. No entanto, entre os dois, gosto mais de Santiago.

    Melissa

    ResponderEliminar
  9. Filipa, espero que esteja tudo a correr bem consigo e com a pequena Frederica! =)

    Precisava da vossa opinião.

    Nome para duas irmãs:

    Margarida & Mariana
    Ou
    Beatriz & Bárbara

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Constança & Mafalda!

      Eliminar
    2. Margarida e Mariana, por gosto pessoal

      Eliminar
    3. Olá Joana! Por aqui estamos bem, quase a acabar o confinamento! 🙏 Voto em Bárbara e Beatriz! Um beijinho

      Eliminar
  10. Feios, ambos.
    Gabriel é piroso. Santiago é a pseudomodernidade saloia no seu expoente máximo.

    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tipo de comentários nada de positivo traz nem contribui para a discussão saudável que se vai fazendo aqui no blogm

      Eliminar
    2. Um comentário não tem necessariamente que trazer alguma coisa de positivo. Quando alguém diz que não gosta de um nome, o que é que isso tem de positivo ou negativo? É, apenas, uma opinião e vale o que vale.
      Mas, concedo, fui pouco simpática na forma como expressei a minha opinião, porque são 2 nomes com que embirro particularmente.
      Talvez seja o mote para a Filipa lançar um novo desafio - quais os nomes pelos quais sentimos uma profunda embirração?...

      Teresa

      Eliminar
  11. Simpatizo com os dois, mas não seria capaz de os utilizar. Mesmo assim voto em Gabriel. Em vez de Santiago eu prefiro Tiago.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)