Duelo de nomes - Artur vs David

em 18/09/20


O duelo de hoje talvez ainda não seja muito previsível para os pais portugueses, pelo menos não da forma como seria no Brasil, onde Artur e Davi são dois nomes dos mais escolhidos do momento. Aqui, proponho-vos David, variante mais comum em Portugal e que, apesar de soar praticamente da mesma forma [falamos sobre isso mais aprofundadamente aqui], acaba por fazer mais sentido se quisermos olhar para estes dois nomes como sendo duas das opções internacionais mais relevantes à nossa disposição. Pois é, apesar de notar que esta deixou de ser uma forte preocupação, como foi por volta de 2013, saber que um nome se adapta a várias línguas continua a ser uma vantagem! Neste sentido, convém referir que encontramos Arthur há poucas semanas na 4.ª posição do ranking de Inglaterra e Gales, enquanto que David se ficou pela 56.ª posição, e que no ranking norte-americano que aqui publiquei na semana passada, as posições se invertem, ficando David na 27.ª posição e Artur na 178.ª posição. 

O que acham destes nomes? Qual deles preferem? Não se esqueçam de votar


Resultado da sondagem:




14 comentários:

  1. Gosto dos dois. Talvez hoje prefira Artur.

    ResponderEliminar
  2. Não conheço ninguém que pronuncie David como Davi, mas sim como Davide.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu conheço um David que se pronúncia Davi (risos)

      Eliminar
    2. Sabendo que, por norma, os brasileiros associam David à versão anglo-saxonica, pronunciando como Deivid, pergunto: como é que vocês pronunciam Davi? E fica assim tão diferente da variação existente, por exemplos, entre António e Antônio?

      Eliminar
    3. A questão dos Antônios está associado ao acento, mas o Davi, bem existe:Davi, David, Deivid, conheço um Deivison e um Deidivan A situação é surreal Filipa, nos brasileiros temos mania em inventar novas variações de nomes ou simples nomes novos, por isso eu acredito que nomes tem que ter sentido. Um motivo importante, mas tenho certa rejeição a invenções de nomes, é muito confuso adivinhar os nomes.

      Eliminar
  3. Adoro David! Não tem nada a ver com o estilo de nomes que gosto (Sebastião, Álvaro), mas não sei porque adoro este nome :)

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de Artur. Não gosto nada de David.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito dos dois, mas voto em David.

    ResponderEliminar
  6. Adoro os dois. Vivendo fora de Portugal são duas boas opções!

    ResponderEliminar
  7. Gosto dos dois nomes e, embora tenham estilos diferentes, julgo que pelas características que partilham seriam ótimos nomes para irmãos.
    Apenas não gosto quando as pessoas pronunciam "Dávi" em vez de David (e ainda conheço algumas) ou "Davide". Conheço até um senhor que se chama mesmo Davide, escrito com o e.
    Foi um bom duelo de nomes.
    Um beijinho Filipa

    ResponderEliminar
  8. Filipa, depois de nascimentos como Alba, Amélia Esperança, Irene, Júlia, Julieta, Maria do Mar, Mercedes, Nicolau, Simone (...) a Silvia Alberto anunciou que a sua bebé será Emilia. Os nomes dos bebés das personalidades portugueses têm sido uma lufada de ar fresco. Mal posso esperar pela escolha da Luisa Sobral!

    ResponderEliminar
  9. David é um nome muito usado na minha geração (anos 90). Penso que Artur não é muito apreciado, mas sinceramente tenho gostado cada vez mais de nomes tipicamente portugueses e usados em pessoas mais velhas. Gosto da sonoridade.
    Votei em Artur!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito dos dois nomes.

    Olho para David como um nome bastante fresco e internacional.

    Artur é um favorito recente, possivelmente influenciada pela sua popularidade internacional.

    Entre os dois, neste momento, escolho Artur.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)