Pelo quarto ano consecutivo, Oliver & Olivia voltaram a ser os nomes mais populares em Inglaterra e Gales e, mais uma vez, o Office for National Statistics salienta que é possível notar diferenças no estilo das escolhas, tendo em consideração a idade da mãe, sendo que as mais novas inclinam-se para nomes modernos e diminutivos, enquanto que as mais velhas preferem nomes clássicos e mais formais.
Acho que esta informação é muito interessante para a grande audiência deste blog - mães, grávidas - e gostava de vos deixar esta pergunta: sentem que, com a idade, tendem a ser mais conservadoras? O meu estilo está bem definido há muito, por isso não sou o melhor exemplo [sempre preferi nomes longos, fortes, se possível com um toque medieval] mas reconheço que tenho cada vez menos paciência para a história dos nomes pesados que não parecem adequados para bebés, porque a caminho dos 40, já sei bem que a infância é apenas uma pequena parte do nosso percurso...
Espreitem então o novo top 100:
Meninos
- Oliver
- George
- Noah
- Arthur
- Harry
- Leo
- Muhammad
- Jack
- Charlie
- Oscar
- Jacob
- Henry
- Thomas
- Freddie
- Alfie
- Theo
- William
- Theodore
- Archie
- Joshua
- Alexander
- James
- Isaac
- Edward
- Lucas
- Tommy
- Finley
- Max
- Logan
- Ethan
- Mohammed
- Teddy
- Benjamin
- Arlo
- Joseph
- Sebastian
- Harrison
- Elijah
- Adam
- Daniel
- Samuel
- Louie
- Mason
- Reuben
- Albie
- Rory
- Jaxon
- Hugo
- Luca
- Zachary
- Reggie
- Hunter
- Louis
- Dylan
- Albert
- David
- Jude
- Frankie
- Roman
- Ezra
- Toby
- Riley
- Carter
- Ronnie
- Frederick
- Gabriel
- Stanley
- Bobby
- Jesse
- Michael
- Elliot
- Grayson
- Mohammad
- Liam
- Jenson
- Ellis
- Harley
- Harvey
- Jayden
- Jake
- Ralph
- Rowan
- Elliott
- Jasper
- Ollie
- Charles
- Finn
- Felix
- Caleb
- Chester
- Jackson
- Hudson
- Leon
- Ibrahim
- Ryan
- Blake
- Alfred
- Oakley
- Matthew
- Luke
Meninas
- Olivia
- Amelia
- Isla
- Ava
- Mia
- Isabella
- Sophia
- Grace
- Lily
- Freya
- Emily
- Ivy
- Ella
- Rosie
- Evie
- Florence
- Poppy
- Charlotte
- Willow
- Evelyn
- Elsie
- Phoebe
- Sophie
- Sienna
- Alice
- Sofia
- Ruby
- Isabelle
- Harper
- Matilda
- Daisy
- Emilia
- Jessica
- Maya
- Eva
- Luna
- Millie
- Eliza
- Chloe
- Maisie
- Penelope
- Aria
- Esme
- Scarlett
- Imogen
- Thea
- Ada
- Layla
- Harriet
- Mila
- Violet
- Eleanor
- Bella
- Erin
- Elizabeth
- Rose
- Molly
- Hallie
- Emma
- Lola
- Lucy
- Bonnie
- Ellie
- Nancy
- Robyn
- Zara
- Lottie
- Hannah
- Maria
- Aurora
- Arabella
- Holly
- Jasmine
- Gracie
- Georgia
- Delilah
- Darcie
- Orla
- Amber
- Amelie
- Iris
- Anna
- Abigail
- Ayla
- Maryam
- Lilly
- Annabelle
- Sara
- Edith
- Beatrice
- Clara
- Summer
- Heidi
- Margot
- Martha
- Zoe
- Lara
- Lyla
- Mabel
- Felicity
Tema interessante. Pessoalmente, e apesar de ainda estar na casa dos vinte, não sinto que o meu gosto se tenha alterado muito. Acabei por 'encontrar' nomes que, outrora, não me chamavam a atenção, mas ainda assim, permanecem praticamente todos no mesmo registo. A mudança mais notória foi o facto de preferir nomes com 8-9 letras e atualmente, alguns dos os meus preferidos possuírem 5-6 letras (impossível resistir a nomes curtos, como Carmo, Ester, Luísa). No meu grupo de amigas, sempre fui (orgulhosamente) apelidada como a que gosta de 'nomes de avó' signifique o que significar :)
ResponderEliminarLista masculina, Archie, Arthur, Benjamin, Jacob, Joseph, Matthew, Roman, Sebastian, Theo, Thomas são os meus preferidos.
Lista feminina, Amelia, Ava, Beatrice, Clara, Edith, Ella, Esme, Eva, Felicity, Grace, Olivia, excluindo Aurora, porque em inglês, sinto que perde encanto.
Sim, quando era adolescente imaginava nomes para possíveis filhos que hoje em dia nunca escolheria.
ResponderEliminarSinto que com a idade vamos dando valor a outros factores, na escolha de nomes.
Da lista masculina, adoro o top 6! Noah, Arthur e Leo são os meus preferidos desses 6. Também gosto de Adam, James, Chester...
Dá lista feminina, gosto de Amélia, Clara, Grace (muito mais do que em português, Graça), Emily, Charlotte (muito mais do que Carlota), Emma, Violet... Etc.
Bom, só tenho 24 anos, mas já sinto algumas alterações em mim, não no gosto em si (continuo a gostar dos mesmos nomes) mas no critério de escolha do nome e no que me faria escolher um nome. Por exemplo, há uns tempos atrás achava que o mais importante era a mãe ou o pai adorar o nome. Hoje já não acho isso uma total prioridade, porque acho mais importante a pessoa gostar do seu nome e sentir-se bem e feliz com ele, mesmo que esse nome não seja o nº1 da mãe ou do pai. Por isso, se hoje tivesse de escolher um nome para alguém, iria sim olhar para os nomes que gosto, mas pensaria primeiro na "usabilidade" de cada nome e nos prós e contras ao invés de pensar logo se é o meu preferido ou não. Pensaria se é bonito, se tem um significado minimamente giro, se é difícil de dizer noutros países, etc. Uma coisa que não mudou - e acho que nunca vai mudar - é que continuo a preferir nomes menos usados :)
ResponderEliminarSem dúvida que a idade fez-me mudar os gostos em relação a nomes. Quando era mais nova achava que o importante era ter um nome da moda e que se ouvisse muito e hoje em dia abomino isso.
ResponderEliminarActualmente dou mais valor a nomes que não estejam muito na moda porque acho horrível haver na mesma turma 3 ou 4 crianças com o mesmo nome. Também comecei a dar mais atenção a nomes mais antigos e que antes associava a meninos betinhos e agora já me conquistaram. Os nomes com significados importantes são outra coisa que dou atenção. Para mim é "ouro sobre azul" ter um nome sonante, nada comum e com um significado marcante.
Assustador a popularidade de Muhammad...
ResponderEliminarAssustador, porquê?
EliminarO meu irmão chama-se Mohamed e todas as grafias que estão na lista são diferente da do nome dele! Achei engraçado!
ResponderEliminarLuísa R. Valério
Com o tempo fui alterando os meus gostos para nomes. Lembro-me de ser pequena e imaginar que teria uma filha Madalena. Depois com o tempo começaram as influências de amigos estrangeiros e viver no estrangeiro abriu uma data de janelas que não tinham sido consideradas.
ResponderEliminarQuando casei eu e o meu marido fizemos uma Lista de 3 nomes de rapazes e 3 de raparigas. Para as meninas escolhemos:
Gaia
Mei
Lana
:)
A primeira filha nasceu e Gaia acabou por ser Maia
A segunda filha em vez de Mei acabou por ser Melina
E não sei que mais mudanças haverá nas nossas preferências
O nome Rory é de que origem ? Eu vi uma série que Rory era uma mulher e fiquei curiosa .
ResponderEliminar