Florença

em 12/05/20


Celebra-se hoje o Dia Internacional do Enfermeiro, numa data que remete para o nascimento de Florence Nightingale, figura ímpar da Enfermagem e Saúde Pública britânica. No Reino Unido, aliás, Florence é um nome em alta, ocupando a 15.ª posição do ranking de Inglaterra e Gales em 2019. 
Em Portugal, talvez estejamos mais habituados às variantes Florência e até mesmo Florentina, mas Florença chegou a usar-se na época medieval e pergunto-me se teríamos coragem para o resgatar. Façamos lá as comparações habituais: pode ser considerado topónimo, mas isso não nos afastou de Santiago. E se amamos Lourenço, será que simpatizaríamos com o som de Lourença e, por aproximação, de Florença - que nem se afasta assim tanto de Constança? Além disso, Florença tem aquele en, que está presente em tantos nomes masculinos e femininos do nosso top 50... 
O que acham de Florença? OK ou KO? Parece-vos mais ou menos usável que Flora, que em 2018 foi escolhido para dez meninas, ou até preferem Florence, que pode ser registado por cá? E, já agora, há algum topónimo que vos agrade como nome próprio? 

Um muito obrigada a todos os Enfermeiros, que têm sido vitais nestes tempos caóticos! 

18 comentários:

  1. De todos os derivados de Flor, prefiro Florise.
    Florence também é lindo.
    Florença é necessário tempo pra acostumar, tem seus encantos sim.

    ResponderEliminar
  2. Acho Florença OK mas por algum motivo transmite-me melancolia, e não gosto muito disso.

    ResponderEliminar
  3. Agrada-me, acredito que é uma alternativa igualmente bonita a Constança, assim como Esperança, para quem não se guia pela literalidade do nome.

    P.S. Nasceu o segundo filho de Vasco Palmeirim, pai de um Tomás e agora, um Matias.

    ResponderEliminar
  4. Para mim, está na fronteira entre a personalidade e o piroso.

    ResponderEliminar
  5. Neste eu nunca tinha pensado! Não gosto de Flor, Flora não me aquece nem arrefece...
    Lourença já estava na lista e Florença também vai!

    ResponderEliminar
  6. Eu por gostar tanto de Florence adoro também de Florença! De Flor não gosto nada...

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  7. Eu tinha uma professora de português chamada Floripes. Nunca mais conheci ninguém com o mesmo nome. Mal li Florença lembrei-me. Florença mão gosto.

    ResponderEliminar
  8. Poderiam me sugerir pares de nomes masculinos para Lavínia?

    ResponderEliminar
  9. Que nomes ficariam bem com Úrsula? Tanto femininos quanto masculinos...
    Saudações do Brasil,
    Laura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Laura! Pensaria em nomes como Flora, Leona, Penélope, Matilda, Máxima, Eurico, Gaspar, Hugo, Lázaro e Tristão!

      Eliminar
  10. Tenho um menino chamado Eliseu e estou a esperar uma menina. Que nomes acham que poderia formar o par perfeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aurora, Cecília, Gabriela, Olívia, Julieta, Laura, Clara, Vitória, Paloma.

      Eliminar
    2. Muitos parabéns! :)
      Sugiro Áurea, Carmen, Celeste, Clarisse, Dulce, Felícia, Helena, Irene, Isaura, Júlia, Lídia, Raquel, Salomé, Sílvia e Simone!
      Um beijinho

      Eliminar
  11. Curioso, Lourenço e Florença são muito semelhantes, ambos referem-se a habitantes de duas cidades italianas. Pessoalmente prefiro Florença a Constança, que não gosto nada, não me surpreenderia se Florença aumentasse a popularidade em Portugal.

    ResponderEliminar
  12. OK.
    Prefiro Florença a Flora.
    Considerando que Constança e Lourenço são nomes que hoje ninguém estranha, Florença poderá beneficiar dessa semelhança, mas tal como Lourença, deverá continuar a cativar um número reduzido de pais. Pelo menos por agora.

    Débora

    ResponderEliminar
  13. Um big MO!
    Curiosamente conheço uma amiga que tem uma sobrinha com esse nome que é recém - nascida

    ResponderEliminar
  14. Acho amoroso mas realmente adoro Lourença 🥰

    Em relação a topónimos adoro Belém e gostava muito de o poder utilizar (mas cá em casa já é guerra perdida).

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)