E por que não Flora?

em 03/09/19



Quando comecei este blog, havia um nome feminino na cabeça dos pais portugueses e o ponto de partida para as minhas sugestões era "se gostam de Matilde, também poderão gostar de...". Entretanto, passou-se uma década e o nome que agora lidera este meu pensamento é Alice. E que portas nos abriu Alice? A meu ver, fez com que também olhássemos com mais detalhe para nomes como Julieta, Amélia e Emília, que considero serem bons candidatos a nomes da próxima geração. No entanto, as minhas atenções estão todas voltadas para Olívia, pois acredito que será a grande tendência dos próximos anos. 
Partindo deste exercício de futurologia, irei trazer nomes que penso que se enquadram neste grupinho de nomes femininos que destaco na imagem e começo por Flora, um nome pelo qual ando a fazer campanha há muito tempo, sem sucesso. Estou consciente de que Flora é também o nome de uma margarina, mas vamos lá ver, não estou a recomendar que chamem Sonasol à criança, mas sim que escolham o nome da deusa das flores e da Primavera, que garantidamente terá servido de inspiração para o tal creme vegetal! A imagem visual que Flora me sugere é fortíssima e em nada se assemelha à arte de barrar o pão. 
Estamos apaixonados por Clara. Flor está novamente no top 100. Temos  vindo a valorizar cada vez mais os nomes ligados à natureza. Neste contexto, creio que Flora encaixa lindamente no esquadrão de nomes internacionais, delicados e de origem predominantemente latina. 

20 comentários:

  1. Eu adoro Flora! :) Usaria sem problemas se fosse o meu nº1.

    ResponderEliminar
  2. Olívia é o nome da minha filha que nasceu este ano, mas não gosto nada de Flora! Parece que foi posto ali um "a" a mais a flor e lembra-me a flora intestinal (o próprio corretor sugeriu-me essa palavra quando escrevi flora ahah).

    ResponderEliminar
  3. Também me parece que Olívia é um forte candidato às próximas tendências, juntamente com Alice. Dos nomes referidos o meu preferido é sem sombra de dúvida, Amélia, adoro-o de paixão.
    De Flora não gosto nada, por nenhum motivo em particular, simplesmente não me soa bem.

    Sofia.

    ResponderEliminar
  4. Adorei a tag futurologia, tanto quanto a tag anos-luz.
    Acho Flora muito bonito, mas logo vem à mente flora intestinal, daí o encanto perde um pouco de brilho. Mas é bonito, sem dúvida.
    Facilmente eu acrescentaria nesse time de nomes "Eulália e Aldara", aí sim, um verdadeiro encanto. Sem falar em Sancha, um nome belíssimo tipicamente português que os portugueses não gostam tanto quanto eu acho que deveria...

    ResponderEliminar
  5. Se por um lado, Flor e Flora são demasiados literais. Por outro lado, temos alguns nomes próprios derivados de Flor que são lindos! A saber: Floriana, Florise, Floriano, Florentim, Florbela, Florelle, Florença, Florentina, Flória, Florina, Florine, Floripes, etc, etc...

    ResponderEliminar
  6. Não acho Flora feio, mas há outros nomes ligados à natureza que acho mais bonitos e interessantes, e penso que têm mais hipóteses de serem mais populares que Flora, como: Aurora, Íris, Silvana, Jade, Esmeralda, Marina, Jacinta, Safira, Laila, Jasmim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que alguns desses nomes já são mais populares do que Flora mas, por exemplo, não vejo potencial de crescimento em Esmeralda ou Silvana. Não desgosto dos nomes, mas não consigo vê-los no conjunto dos nomes que apelam aos portugueses! Já Sílvia, acho que está a ser desperdiçado!

      Eliminar
  7. Acho Flora perfeitamente enquadrado no conjunto de nomes da imagem. Gosto imenso de todos e acho que as próximas gerações a ter filhos também por isso tenho esperança que Flora vá aparecer por ai.

    ResponderEliminar
  8. Também adoro Flora! É lindo e poético!
    Também acredito no potencial de Olívia, é o nome preferido da minha filha de 4 anos e não sei de onde ela tirou essa preferência.

    Taciana

    ResponderEliminar
  9. Eu associo Alice a Sofia. E em relação aos nomes sugeridos acho que Aurora fica bem no conjunto. Mas, na verdade, não acho que se venha a tornar popular.

    ResponderEliminar
  10. Não gosto de flores (sim eu sei que sou especial ahaha) por isso Flora não me puxa nadinha (mas Camélia com sotaque francês acho giro que se farta, mas o marido não deixou meter a pequena bahhh).
    Acho que estou é encantada com os nomes com o L pelo meio. Fica bonito. Tanto que a minha pequena ficou Gabriela. Para a próxima queria tb com o L la pelo meio para fazerem ambas pandam lol sempre gostei mt mt de Olivia e Amélia tb puxa imenso por mim (o marido tb gostou desse!!).
    Alice agora está mt na moda. Não gosto de nomes da moda. Clara igual... Embora seja bonito.

    ResponderEliminar
  11. Essa lista é praticamente a lista das mulheres da minha família. Tem Julieta, Amélia, Olívia e Laura. Só faltou aí Marina, que é minha mãe. :-)

    ResponderEliminar
  12. Filipa,
    Vou ter gémeas no Natal. Não têm nome ainda porque eu queria dois nomes semelhantes (com o mesmo número de letras, iniciados com a mesma letra ou com som semelhante) mas todos os pares que sugeri ao meu marido, ele gosta de um nome aqui, outro ali e nunca chegamos a um consenso...
    Ele gosta de Alice
    Eu sugeri Elisa (depois de todos os nomes com A terem fracassado).
    Ainda não tinha pensado em Olívia.
    Pode dar uma ajuda? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alice e Elisa parece-me um bom par!

      Outras sugestões:
      Bárbara & Benedita
      Camila & Dalila
      Elisa & Ester
      Eva & Ema
      Lúcia & Luísa
      Emília & Olívia
      Olívia & Oriana
      Petra & Pilar
      Aurora & Anamar
      Inês & Íris
      Lea & Luz
      Bárbara & Beatriz
      Mafalda & Mariana
      Mariana & Matilde
      Violeta & Vitória
      Carolina & Catarina
      Catarina & Clarisse
      Benedita & Madalena
      Constança & Margarida
      Francisca & Frederica

      Com o mesmo número de letras de Alice:
      Alice & Clara
      Alice & Diana
      Alice & Júlia
      Alice & Laura
      Alice & Luísa
      Alice & Marta

      Eliminar
    2. Mercês & Mabel
      Alice & Aurea
      Juliana & Madalena
      Margarida & Mariana

      Eliminar
  13. Sou brasileira mas prefiro nomes portugueses. Meus filhos são Pedro, Otávio, Miguel e Olívia. Agora eu estou entre Leonor, Catarina e Júlia. Alguém aí tem um palpite?

    ResponderEliminar
  14. Nem de propósito, a nossa lista de nomes femininos era Olívia, Alice e clara xD mas afinal é um rapaz, o Xavier! :)

    ResponderEliminar
  15. A minha filha chama-se Flora, tal como a minha mãe e a minha avó:) Adoro o nome e o facto de não ser comum! Se algum dia tiver outra menina provavelmente vai ser Carmo (que era a mãe do meu namorado). Se tiver um rapaz, queria procurar um nome relacionado com a natureza, mas até agora nada me agrada :/

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)