Duelo de nomes - Luís vs Simão

em 15/05/20


Depois de um duelo mais inusitado, hoje regressamos aos nomes mais tradicionais, com Luís e Simão. Luís é um clássico que tem estado num percurso descendente no nosso ranking, mas eu olho para ele com bastante interesse agora que estamos cada vez mais entusiasmados com os nomes simples que, na minha opinião, tiveram em Simão um grande impulsionador... 
O que é que vocês acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?

Resultado da sondagem:


11 comentários:

  1. Boa tarde Filipa!
    Também sou uma grande apaixonada por nomes próprios. Conheço o seu site há cerca de 3 anos, mas só agora decidi comentar a minha opinião. Desde o momento em que o descobri fiquei rendida e viciadíssima, e mudei completamente o meu gosto em relação aos nomes próprios.
    Escolhi Simão, é um nome de que gosto, apesar de não ser dos meus favoritos, talvez esteja, vá, no meu top 20. O pai de um grande amiga minha tem esse nome, achei bastante engraçado quando soube, pois penso que não seja muito comum em alguém da sua idade, tem em torno dos seus 50 anos.
    Quanto a Luís, é um nome que não gosto muito mas que também não desgosto, quando oiço este nome numa criança lembro-me sempre de um dos filhos da Inês de Herédia.
    Um grande beijinho, Leonor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leonor! Muito obrigada pelo comentário, espero que seja o primeiro de muitos! :) Um beijinho!

      Eliminar
  2. Prefiro Simão, acho mais cool e interessante!

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me de ser adolescente e ser apaixonada pelo conjunto Simão Pedro. Depois conheci vários Simões e a paixão desvaneceu. Agora ando numa de pensar em nomes internacionais e por isso tento afastar-me de todos os nomes acabados em ão

    ResponderEliminar
  4. O que acham do par Jacqueline e Frederico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Pessoalmente não gosto muito da versão Jacqueline, prefiro Jaqueline. Não considero um "par perfeito" mas não me soa mal :) A meu ver são ambos elegantes, compridos e imponentes!

      Eliminar
    2. Olá Luísa! Escreve-nos de Portugal ou do Brasil? Tenho ideia de que, no Brasil, Jacqueline é considerado um nome elegante e, nesse sentido, creio que é um bom par para Frederico! :)

      Eliminar
  5. Boa noite a todos!
    Caras leitoras, gostaria de pedir a ajuda de vocês. Sou brasileira, meu esposo é francês e estamos esperando nosso primeiro filho. Concordamos que deveria haver um equilíbrio na escolha do nome com respeito a ambas culturas, mas nada que seja muito dificultoso em relação à pronúncia. Estivemos pensando em Théodore ou Frédéric. O que acham?
    Ajudem também a essa mãe insegura que não consegue se decidir entre os dois nomes.
    Grata desde já.
    Abraços da Laura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabéns, ambos os nomes são bonitos e com bastante potencial. Baseando-me na lista anual francesa, sugiro ainda:

      Arthur, Benjamin, David, Gabriel, Liam, Maxime, Matheo, Thomas

      Tudo de bom!

      Eliminar
    2. Olá Laura! Antes de mais, felicidades :)

      Acho Théodore e Frédéric giros! Por curiosidade, gostam das versões sem acento? Theodore e Frederic. Pessoalmente acho que podem facilitar (não dão azo a enganos) e a meu ver mantêm a beleza dos nomes! Entre um e outro, prefiro Theodore (e adoro o diminutivo Theo) mas qualquer um é uma boa escolha ;)

      Boa sorte!

      Eliminar
    3. Laura, muitos parabéns! Na minha opinião, está indecisa entre dois nomes muito bonitos! Sou um bocado suspeita, porque Frederico sempre foi o meu nome masculino de eleição, mas fica a pergunta: sendo brasileira, qual dos dois nomes lhe parece mais fácil de pronunciar? Sendo essa uma das vossas preocupações, talvez possa servir como critério de desempate também aqui!
      Um beijinho!

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)