Duelo de nomes - Celeste vs Simone

em 22/05/20


Tenho aqui falado muito sobre os nomes simples, que me parecem ser uma forte tendência para os pais portugueses, sobretudo no que respeita às pessoas que procuram este blog. Mas como uma tendência não tem de anular outra, pergunto-me se, ao mesmo tempo, também já estaremos a assistir ao início do ressurgimento de uma série de nomes retro, fortes e sonantes. A título de exemplo, nos últimos tempos, demos aqui conta do nascimento das bebés de celebridades portuguesas com nomes nesta linha, como Penélope, Esperança, Mercedes e, recentemente, o ator Marcantonio del Carlo também anunciou que a bebé que aí vem será Simone. Definitivamente, são nomes que se afastam das escolhas que vemos mais habitualmente mas, de certa forma, estão em sintonia com alguns nomes que até já estão bem posicionados nos nosso ranking, como Aurora, Valentina, Áurea ou até Amélia.
Pensando então na ponte entre todos estes nomes, hoje proponho-vos que olhem precisamente para Simone e para Celeste. O que é que vocês acham destes nomes? Qual é o vosso preferido? E dentro deste estilo, que outros vos parecem interessantes?

Resultado da sondagem:


15 comentários:

  1. Quando era pequena, dizia que um dia quando tivesse uma filha chamá-la-ia Simone. Hoje, este nome perdeu para mim grande encantamento, muito devido também ao seu significado.
    Estou a apostar em Celeste para o nome da filha da Luísa Sobral.

    ResponderEliminar
  2. Assim que vi o duelo de hoje pensei logo "Uhhh! Que giro!"

    Acho tanto Celeste como Simone muito giros, cool, e cheios de potencial :) Também vejo uma pitada de elegância neles. Hoje prefiro Celeste :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro Simone, está no topo da minha lista para futuras filhas (seguido de Olívia e Julieta). Gosto de nomes com vogais fortes e acho Simone super fresco (ou estarei a ser sugestionada pelos limões da foto??). Celeste também gosto, mas associo mais ao Jardim da Celeste e ao cor de rosa, por alguma razão. Simone é um nome mais forte, com mais personalidade.

    ResponderEliminar
  4. Entre os dois, gosto de Celeste. Na mesma linha, acrescentaria Ester, Carmo, Graça, três dos meus preferidos.

    ResponderEliminar
  5. A minha escolha foi Celeste, apesar de gostar bastante dos dois nomes. Gosto de nomes fortes e "fora do comum" atualmente em crianças, mas sem serem estranhos, se é que me faço entender. Acho que nomes como Violeta e Amália, dois nomes que gosto muito e que penso que combinem tanto com Celeste como com Simone.

    ResponderEliminar
  6. Adoro o nome Simone. Tem imensa personalidade e é fora de vulgar.

    ResponderEliminar
  7. Simone para mim, nome da minha sobrinha de 3 anos

    ResponderEliminar
  8. Celeste, que é o nome da minha mãe.
    Mas já agora gostaria de saber se é possível usar este nome sozinho? Tenho a sensação que só deixavam usar se fosse em nome composto.

    ResponderEliminar
  9. Voto em Celeste!
    Há alguns anos conheci alguém que se chamava Simone e que para mim “estragou” o nome (embora reconheça muito mérito ao nome em si).

    Para além disso, Celeste associo a limão. Simone aparece-me como roxo/castanho.

    Agruparia Celeste com Aurora, Olívia, Lurdes, Silvina/Silvana.

    ResponderEliminar
  10. Prefiro Celeste, sem hesitação, mas Simone também tem o seu encanto...

    Entretanto, aproveito para expor à Filipa e às leitoras o dilema da minha amiga Sofia: ela mora em Itália, e é casada com um italiano. A cegonha está a caminho e, se for menina, o pai quer muito que seja Viola. A Sofia gosta de Shakespeare e acha o nome lindo, mas está com medo de como será recebido no nosso Portugal... Não quer que a filha (se for menina) seja alvo de gozo pelo nome.
    O que é que acham? A Sofia tem razão em ter receio? Ou Portugal está pronto para uma Viola?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito de Viola, mas muito honestamente, acho que não é um bom nome para ser usado em Portugal. Violeta estaria fora de questão?

      Eliminar
    2. Só para acrescentar que a minha opinião não está relacionada com o perigo de a menina ser gozada pelos colegas, mas sim pela proximidade ao verbo violar, que obviamente tem conotações muito negativas!

      Eliminar
    3. Obrigada pela resposta, Filipa =)
      Violeta pode ser uma boa alternativa, se bem que provavelmente terá a grafia italiana: Violetta.
      É muito triste verificar que, por vezes, um nome belíssimo fica "estragado" por uma associação pouco positiva...

      Eliminar
    4. Adorei, Mariana.
      Violetta é lindíssimo!

      Eliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)