Rúben

em 26/05/20


Assinala-se hoje o centenário do nascimento do escritor Ruben A - o que, só por si, serve para mostrar como está errada a ideia de que este é um nome moderno. Mas este Ruben Alfredo Andresen de Leitão era ele mesmo filho de outro Ruben e se vasculharmos os arquivos da Torre do Tombo, é possível encontrar um registo de nascimento de 1840! 
Rúben renasceu das cinzas durante os anos 70 e foi extremamente popular em Portugal, sobretudo entre 1991 e 2002, período em que ficou sempre acima dos mil registos anuais, tendo saído do top 50 apenas em 2019, estando em claro declínio de popularidade, depois de marcar, pelo menos, uma geração. E não tenho a certeza de que vá ser a última! 

7 comentários:

  1. Particularmente não gosto do nome, sem nenhuma razão em específico.
    É um nome bíblico daí haver registos tão antigos mesmo parecendo um nome bastante moderno e atual.
    É bastante presente no meu quotidiano visto que o primo de uma prima minha (ahah) tem esse nome, e em pequenos juntávamos-nos todos. A família sempre foi muito religiosa e quase todos têm nomes bíblicos.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Não consigo gostar de Rúben, não sei bem porquê. Não me soa lá muito bem, esse "rú" forte (também não gosto de Rui, por exemplo). Parecido com Rúben, em termos de escrita, é Rubim, e desse já gosto (e o "ru" não soa tão forte) :)

    ResponderEliminar
  3. Também não gosto e acho um bocado "azeiteiro".

    ResponderEliminar
  4. Sempre me habituei a ouvir este nome, por ser bíblico. Conheço alguns rapazes de famílias tradicionais de cristãs com esse nome.
    É curto mas sonante.

    ResponderEliminar
  5. Não gosto mesmo mesmo nada de Rúben e gosto menos quando não o sabem dizer... já ouvi muita vez "Rúban" em vez de "Rúben"...

    Luísa R. Valério

    ResponderEliminar
  6. Nome que nunca consegui gostar.

    Lembro-me que nos anos 90 era muito apreciado e até tido como “nome chique” em alguns estratos sociais. Interessante observar a evolução social dos nomes, apesar de ser um tema bastante polémico.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)