Anos-luz: Alda & Mafalda

em 22/10/19


Como imaginam, estou muito atenta à forma como a Frederica reage aos nomes próprios ao seu redor e já vos relatei aqui a sua preferência por Joaquim & Aurora. Mas, desde que entrou para a escolinha, gosta particularmente de Alda. Apesar de não ser muito comum, é o nome mais repetido entre as pessoas que conhece. Alda é o nome de uma das minhas tias, com quem a Frederica convive diariamente; é também o nome da auxiliar da salinha dela, de quem gosta muito e, além disso, é o nome de uma menina lá da escola. 
Alda é um nome que me agrada e consigo perfeitamente imaginá-lo junto de outros nomes mais contemporâneos, até por associação a Mafalda, que é um dos meus nomes preferidos para meninas. Meu e de muitos portugueses, já que, nos últimos 30 anos, foram registadas mais de 13 mil! E, no campo da popularidade, os medievais Alda & Mafalda estão a anos-luz... Alda é hoje raríssimo [3 registos em 2018] e Mafalda está no top 25! 
Quem sabe se um dia, no futuro, a minha priminha Maria Inês não tem vontade de homenagear a avó... Não sei se vocês sentem o mesmo, mas eu tenho cada vez mais certezas de que o meu estilo de nomes está intimamente ligado à minha infância!

5 comentários:

  1. Olá Filipa! Parabéns pelo seu blog! Gosto de Mafalda mas não é dos nomes preferidos. Gosto muito mais de Constança, também medieval. Aida conheço uma menina lindíssima com 5 anos, por homenagem a avó paterna falecida. Está homenagem fez-me ver o nome "Aida" de outra forma. Beijinhos e para si e para a Frederica Jasmim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aida é muito interessante, não sou fá de Alda, prefiro muito mais Alba, para mim é mais bonito.

      Eliminar
  2. Acho Alda interessante :) Prefiro-o a Mafalda, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  3. Alda pra mim é um nome incompleto. Acho ALDARA (se não me engano, tipicamente português) muito mais expressivo e belo. Mais que isso, belíssimo.
    Já Mafalda é muito estranho aos ouvidos dos BR. Lembra fralda.

    ResponderEliminar
  4. Adoro o nome Mafalda. Eu sei que é um nome odiado por muita gente, associam-no a "fralda", e sinceramente essa comparação, incomoda-me. No meu meio de amizades/família, gozam com o nome, fazendo trocadilhos tristes como por exemplo "Mafralda", "Mifralda".... :(
    Aqui por casa, as crianças fazem pressão, para terem uma mana com o nome Rita e muito sinceramente gostaria que tivesse um nome composto, logo surge-me em mente Rita Mafalda. O que a Filipa acha da combinação?

    Carla

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)