Ouvi por aí...

em 02/09/19


No sábado fomos a um evento infantil transfronteiriço, no domingo estivemos na praia do Cabedelo, em Viana, que também é muito frequentada por espanhóis, e fiquei com a sensação de que todos os meninos com menos de dois anos eram tratados por Sal ou Salva. Será efeito da Casa de Papel? Salvador não está sequer no top 100 espanhol mas talvez seja reflexo da influência portuguesa na Galiza...
Nas meninas, ficaram-me no ouvido Irene, Valéria, Candela, Vega e Nora, porque não os ouço por cá; mas também ouvi repetidamente Cláudia, que está no top 15 espanhol. Os portugueses também já foram apaixonados por Cláudia, e entre 1980 e 2000, foi dos mais escolhidos para meninas. Eu conheço várias e vocês? No entanto, nos últimos cinco anos, Cláudia foi-se afundando, rondando agora os 25 registos anuais. Apesar desta perda de popularidade, acho que Cláudia é um nome que, com o passar do tempo, vai voltar a ser usado, a par de outros como Liliana, Sílvia e Vanessa. Quando eu for velhinha, se calhar...
E por falar em Nora, em Portugal dificilmente será usável por causa do substantivo comum, mas eu, que não sou a maior fã de Nônô, acho que poderia funcionar como diminutivo de Leonor...

7 comentários:

  1. Penso que Sílvia vai voltar a tornar-se popular em breve, na onde de Amália, Laura, Emília etc.
    Nora acho difícil ser popular por cá, mas Irene e Valéria não surpreenderia, principalmente Irene, sendo um nome clássico/conservador.

    ResponderEliminar
  2. Nora nunca ouvi mas Cora sim. Em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo ver Nora a ser usado de maneira nenhuma, agora Cora é bem fofo! E acho que funciona muito bem na língua portuguesa.

      Eliminar
  3. Fiquei surpreendida de que houvesse tanto meninos Salvador espanhóis. Sou galega, moro entre a Galiza e Portugal e nunca ouvi o nome Salvador em crianças na Galiza,mas sim ultimamente em Portugal.
    Já os outros sim, sao comuns. Claudia se calhar já foi mais do que é, na minha geração há muitas (1993).
    Enquanto a Nora, incluo Noa, que foi mesmo boom nos nomes de meninas há uns aninhos na Galiza.

    ResponderEliminar
  4. No IKEA há sempre imensos espanhóis e ouvi uma mãe a chamar por uma Martina. Vi depois que em Espanha é um nome imensamente usado mas aos meus ouvidos soou-me muito fresco e bem mais delicado do que Marta.

    ResponderEliminar
  5. Eu sou Cláudia, dos anos 80 claro.... Não conheço nenhuma criança chamada Cláudia agora, passou mesmo de moda.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)