Duelo de nomes - Gil vs Raul

em 30/08/19


Sempre que vejo o nome Raul, começo mentalmente a entoar a Metamorfose Ambulante, uma música que tem sido uma espécie de mantra para mim desde a adolescência. É, sem dúvida, a referência mais forte que tenho de Raul, que é um nome pouco presente na minha vida mas perfeitamente familiar a todos os portugueses [por acaso até mora um pequeno Raul no meu prédio, sei que partilha o nome com o avô, mas habitualmente não nos cruzamos]. Em 2013, escrevi que seria um bom momento para usar Raul e continuo a achar o mesmo, sobretudo agora que olhamos com mais interesse para nomes simples. Gostamos de Laura, de Artur, até de Samuel, e Raul não anda muito longe. Anagrama de Luar, Raul significa "lobo conselheiro" e em 2018 rondou os 50 registos em Portugal, estando no top 100, pelo menos, desde 1990. 
Para ser justa, Gil também não é um nome que ouça muito fora do contexto futebolístico, ainda que seja o nome do sobrinho de uma grande amiga. Sabem que eu não sou pessoa dada a nomes curtos, mas Gil é uma das excepções e posso dizer que me agrada mesmo muito! Custa-me um pouco a entender por que é que não se usa mais [também rondou os 50 registos em 2018], quando faria par perfeito com Alice, Luísa, Martim, Vasco e até Nuno, por exemplo! 
O que  é que vocês acham destes nomes? Qual é o vosso preferido?

Atualização - resultado da sondagem

  

11 comentários:

  1. Nem de um nem de outro mas a ter que votar, Raul. Gostei mais dos nomes regeridos: Laura e Artur.

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de Raul e de Gil. Mas, do que eu gosto mesmo é de Gilberto.

    ResponderEliminar
  3. Adoro Gil. E o irmão podia ser Vicente. :)

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro Gil. Aliás tenho uma Maria Mel, uma Maria Jasmim e agora um Gil recém - nascido. :) Não foi fácil chegar a um consenso porque eu preferia Benjamim, apesar de adorar Gil, e o meu marido só queria Gil...desta vez não o consegui convencer e Gil ficou. Quanto a Raul, nunca entrou nas minhas escolhas.

    ResponderEliminar
  5. Gil apesar de ser um nome masculino, remete-me a uma energia feminina, não sei porquê.

    ResponderEliminar
  6. Voto em Raul porque é o nome do meu pai.

    Quando era mais nova detestava esse nome, não conhecia mais ninguém chamado Raul e os pais de todas as minhas amigas tinham nomes "normais" como José, António, Manuel, João, etc. Então não gostava nada de ter de dizer o nome do meu pai...

    Hoje em dia, aprendi a gostar.

    Gil é um nome simpático.

    ResponderEliminar
  7. Não gosto mesmo nada de Raúl. Gil não desgosto mas também não me fascina.

    ResponderEliminar
  8. Prefiro Gil :) Também simpatizo com Raúl (só ainda não me habituei à grafia Raul...).

    Um dos meus primos chama-se Gil, e o irmão mais novo dele é Luís, a quem toda a gente trata por Lee. O que acham do par Gil & Luís / Gil & Lee? :)

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito do nome Gil! Ganhou o meu voto.
    É um nome curto (creio que seja uma tendência actual), perfeito para vários nomes compostos.
    Remete-me para Gil Eanes, destemido navegador português e ainda para a personagem do «Triângulo Jota», misterioso e romântico.

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)