Sempre que vejo o nome Raul, começo mentalmente a entoar a Metamorfose Ambulante, uma música que tem sido uma espécie de mantra para mim desde a adolescência. É, sem dúvida, a referência mais forte que tenho de Raul, que é um nome pouco presente na minha vida mas perfeitamente familiar a todos os portugueses [por acaso até mora um pequeno Raul no meu prédio, sei que partilha o nome com o avô, mas habitualmente não nos cruzamos]. Em 2013, escrevi que seria um bom momento para usar Raul e continuo a achar o mesmo, sobretudo agora que olhamos com mais interesse para nomes simples. Gostamos de Laura, de Artur, até de Samuel, e Raul não anda muito longe. Anagrama de Luar, Raul significa "lobo conselheiro" e em 2018 rondou os 50 registos em Portugal, estando no top 100, pelo menos, desde 1990.
Para ser justa, Gil também não é um nome que ouça muito fora do contexto futebolístico, ainda que seja o nome do sobrinho de uma grande amiga. Sabem que eu não sou pessoa dada a nomes curtos, mas Gil é uma das excepções e posso dizer que me agrada mesmo muito! Custa-me um pouco a entender por que é que não se usa mais [também rondou os 50 registos em 2018], quando faria par perfeito com Alice, Luísa, Martim, Vasco e até Nuno, por exemplo!
Gosto imenso de Raul!!
ResponderEliminarNem de um nem de outro mas a ter que votar, Raul. Gostei mais dos nomes regeridos: Laura e Artur.
ResponderEliminarGosto imenso de Raul e de Gil. Mas, do que eu gosto mesmo é de Gilberto.
ResponderEliminarAdoro Gil. E o irmão podia ser Vicente. :)
ResponderEliminarEu adoro Gil. Aliás tenho uma Maria Mel, uma Maria Jasmim e agora um Gil recém - nascido. :) Não foi fácil chegar a um consenso porque eu preferia Benjamim, apesar de adorar Gil, e o meu marido só queria Gil...desta vez não o consegui convencer e Gil ficou. Quanto a Raul, nunca entrou nas minhas escolhas.
ResponderEliminarGil apesar de ser um nome masculino, remete-me a uma energia feminina, não sei porquê.
ResponderEliminarVoto em Raul porque é o nome do meu pai.
ResponderEliminarQuando era mais nova detestava esse nome, não conhecia mais ninguém chamado Raul e os pais de todas as minhas amigas tinham nomes "normais" como José, António, Manuel, João, etc. Então não gostava nada de ter de dizer o nome do meu pai...
Hoje em dia, aprendi a gostar.
Gil é um nome simpático.
Não gosto mesmo nada de Raúl. Gil não desgosto mas também não me fascina.
ResponderEliminarPrefiro Gil :) Também simpatizo com Raúl (só ainda não me habituei à grafia Raul...).
ResponderEliminarUm dos meus primos chama-se Gil, e o irmão mais novo dele é Luís, a quem toda a gente trata por Lee. O que acham do par Gil & Luís / Gil & Lee? :)
Eu gosto!
EliminarGosto muito do nome Gil! Ganhou o meu voto.
ResponderEliminarÉ um nome curto (creio que seja uma tendência actual), perfeito para vários nomes compostos.
Remete-me para Gil Eanes, destemido navegador português e ainda para a personagem do «Triângulo Jota», misterioso e romântico.