A Frederica tem pouco mais de três anos e está na fase dos teatrinhos. Dramatizamos contos infantis, situações do quotidiano, programas de culinária... Enfim, tudo serve para brincar ao faz de conta e claro que aproveito a oportunidade para a ir familiarizando com a maior quantidade possível de nomes próprios. De momento, os nomes que ela escolhe para as suas personagens são sempre Aurora & Joaquim, o que até faz com que eu sinta que este blog pode vir a ficar em boas mãos! 😁
Tentam incutir o gosto por nomes próprios nos vossos filhos ou nas pessoas que vos são mais próximas? E as crianças costumam partilhar os nomes preferidos? Contem-me tudo!
Eu quando era pequena punha sempre o nome Luísa às minhas bonecas, e, por vezes eu própria era a professora, doutora Luísa. Não tinha nenhuma colega ou professora no infantário com esse nome, nem na família. Ainda hoje gosto do nome mas não me imaginava a pôr a uma filha, tanto que não o pus. A minha filha gosta de Beatriz, Rafaela, Rodrigo. Não tem nada a ver com o meu gosto.
ResponderEliminarMinha filha mais velha, nessa fase, acabava inventando nomes para bonecas: Lindinha, Bonitinha, Fofinha. Depois passou para Cristalzinha (numa fase sereia). A minha filha mais nova, com cerca de 3 anos, começou a gostar de Olívia, e tem seguido assim, sem eu saber de onde ela passou a gostar desse nome.
ResponderEliminarEu adoro Aurora e Violeta, e são esses nomes que eu uso nas brincadeiras com elas.
Meu filho como 9 anos gosta imenso de Mário. Quando brinca e lhe pergunto o nome dos bonequinhos, até de Legos, diz sempre Mário. Há dias perguntei qual o nome preferido para menina, respondeu Matilde. E, no entanto, não tem nenhuma na sala dele.
ResponderEliminarQue post tão engraçado e original!!
ResponderEliminarEu não me lembro dos nomes que dava às bonecas, sei que cada uma tinha um nome, então tinha de pensar em vários nomes - nunca repeti nenhum.
Sei que havia uma Clara, uma Bia, uma Sofia, uma Geni (de Eugénia) e das outras não me lembro. Ainda hoje gosto desses nomes.
Não tenho filhos então não tenho como dar exemplos desta nova geração.
Ainda não tenho filhos, mas em amigas e colegas tento incutir o gosto por nomes menos comuns (ou muito raros até :D), e volta e meia partilho posts deste blog com as amigas mais próximas ahah
ResponderEliminarA minha filha, quando tinha 3 ou 4 anos, punha o nome Oni a todas as bonecas. Não faço ideia o que a levou a inventar esse nome mas o que sei é que ela o adorava. Lembro-me uma vez em que a brincadeira era a festa de aniversário de três bonecas e ela chamou-me para cantamos os parabéns e lá cantámos 3 vezes os parabéns, uma vez para cada Oni :)
ResponderEliminarAgora, com 6 anos, o nome Oni já passou à história. Agora as suas bonecas chamam-se Amor, Estrela, Concha e Brilho... Quanto a nomes de bonecos masculinos, usa sempre os mesmos: Miguel e Gonçalo (o nome do irmão).
A minha Francisca de 3 anos diz que os nomes preferidos dela são Lourenço (não sei onde o foi buscar pois não conhece ninguém com o nome), Luz e Catarina (outros que também não vejo de onde os possa ter ido buscar) mas por acaso até não desgosto das escolha da princesa ;)
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarO meu filho mais velho diz que o nome que mais gosta é Rita. E adora o nome Ritinha. Nunca teve nenhuma colega com esse nome. Ele tem 8 anos e de vez enquando, fala que adorava ter uma mana que se chama-se Rita.
ResponderEliminarPor sua vez, a meu filho do meio, adora o nome Filipa. É uma adoração como nunca vi. :D
Carla
O meu filho de 10 anos gosta de Dinis e Margarida.
ResponderEliminar