Félix lê-se Félis

em 19/03/19


Anda meio mundo encantado com o talento do futebolista João Félix, que acabou de ser ser convocado para a Selecção Nacional, mas nota-se que há alguma dificuldade com a pronúncia do apelido do miúdo. Depois de uma breve pesquisa, são várias as fontes que corroboram a ideia de que a forma correcta é "Félis" e essa é, também, a indicação apresentada na  edição de 1940 do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. 
Enquanto nome próprio, Félix nunca foi muito comum por cá e também não o é, de momento, já que em 2018, foi apenas escolhido para 10 meninos. 

10 comentários:

  1. O meu tio era Félix. Gosto do nome e talvez usaria num filho, mas gosto de o dizer com o x no fim. "Félis" já não acho tanta piada.

    ResponderEliminar
  2. Então o nome próprio Félix (sem ser apelido) também se lê Félis?!?!?

    ResponderEliminar
  3. Nunca ouvi ninguém dizer Félis... Não gosto e continuarei a dizer Félix, que considero bastante adorável e com potencial a crescer, especialmente com o sucesso do João Félix no futebol.

    ResponderEliminar
  4. Eu conheço um Sr. Félix, que quando se apresenta diz "Félis"

    ResponderEliminar
  5. A pronúncia popular suponho que sempre foi "félis". Perto da Póvoa de Varzim existe um "monte de S. Félix" que também sempre ouvi pronunciado como "félis". Mas é verdade que cada vez se houve mais pronunciado como "félics", talvez por analogia com outras palavras terminadas em "x" como "córtex" ou "tórax".
    O Ciberdúvidas também diz que deve ser "félis": https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/felis-tal-como-quer-e-diz-sempre-bagao-felix/2558

    ResponderEliminar
  6. Eu sempre adorei Félix, mas dito “Félics”.

    Outro nome que acho que afinal sempre disse mal é Noé: toda a gente à minha volta diz “Nué” mas eu sempre disse “Nôé” e soa-me melhor assim!

    E por falar nisso, o que acham do par Félix & Noé? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha zona acontece o mesmo com o nome Melissa. Toda a gente pronuncia "Mélissa". Eu acho tão feio... Fica mais bonito sem acentuar o E.

      Eliminar
  7. Acho que a Filipa queria dizer "félich" e não "félis"...

    ResponderEliminar
  8. Eu sempre achei esquisito a minha mãe chamar Félis o meu Félix. Agora já faz mais sentido! Gostei sempre do nome e veio a calhar mesmo bem, o Félix é um bebê cheio de sorte ;)

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)