Anda meio mundo encantado com o talento do futebolista João Félix, que acabou de ser ser convocado para a Selecção Nacional, mas nota-se que há alguma dificuldade com a pronúncia do apelido do miúdo. Depois de uma breve pesquisa, são várias as fontes que corroboram a ideia de que a forma correcta é "Félis" e essa é, também, a indicação apresentada na edição de 1940 do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Enquanto nome próprio, Félix nunca foi muito comum por cá e também não o é, de momento, já que em 2018, foi apenas escolhido para 10 meninos.
O meu tio era Félix. Gosto do nome e talvez usaria num filho, mas gosto de o dizer com o x no fim. "Félis" já não acho tanta piada.
ResponderEliminarEntão o nome próprio Félix (sem ser apelido) também se lê Félis?!?!?
ResponderEliminarNunca ouvi ninguém dizer Félis... Não gosto e continuarei a dizer Félix, que considero bastante adorável e com potencial a crescer, especialmente com o sucesso do João Félix no futebol.
ResponderEliminarEu conheço um Sr. Félix, que quando se apresenta diz "Félis"
ResponderEliminarA pronúncia popular suponho que sempre foi "félis". Perto da Póvoa de Varzim existe um "monte de S. Félix" que também sempre ouvi pronunciado como "félis". Mas é verdade que cada vez se houve mais pronunciado como "félics", talvez por analogia com outras palavras terminadas em "x" como "córtex" ou "tórax".
ResponderEliminarO Ciberdúvidas também diz que deve ser "félis": https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/felis-tal-como-quer-e-diz-sempre-bagao-felix/2558
Eu sempre adorei Félix, mas dito “Félics”.
ResponderEliminarOutro nome que acho que afinal sempre disse mal é Noé: toda a gente à minha volta diz “Nué” mas eu sempre disse “Nôé” e soa-me melhor assim!
E por falar nisso, o que acham do par Félix & Noé? :)
Na minha zona acontece o mesmo com o nome Melissa. Toda a gente pronuncia "Mélissa". Eu acho tão feio... Fica mais bonito sem acentuar o E.
EliminarAcho que a Filipa queria dizer "félich" e não "félis"...
ResponderEliminarQual a diferença?
EliminarEu sempre achei esquisito a minha mãe chamar Félis o meu Félix. Agora já faz mais sentido! Gostei sempre do nome e veio a calhar mesmo bem, o Félix é um bebê cheio de sorte ;)
ResponderEliminar