Pergunta para inquietar o vosso fim-de-semana...

em 18/01/19


Acham que Alana entrou para o top 100 de nomes femininos mais registados em Portugal?

16 comentários:

  1. Será isto uma adivinha baseada na lista do top 100 que está finalmente na posse da Filipa? o.O

    Bem, tendo em conta que estava em 106.º lugar em 2017, segundo o Expresso, e que é o nome da filha do Cristiano Ronaldo, que nasceu já no fim de 2017 (com relativamente pouco tempo para influenciar muita gente), diria que sim, que está no top 100 de 2018.

    ResponderEliminar
  2. A lista por favor Filipa!!!

    ResponderEliminar
  3. Acho que estará entre a posição 95-100. Se estiver será com certeza por causa da pequena Alana Martina. Pessoalmente, preferia ver Martina no top 100.

    ResponderEliminar
  4. Filipa, já tem a lista e está a deixar-me em pulgas para ver... 😊😊😊
    Em relação a Alana, acho que está no top 100 de nomes femininos 2018 Portugal. Diria até que está numa boa posição porque coincidência ou não, no centro de saúde que frequento estão lá duas bebés nascidas em 2018 com o nome Alana. Pessoalmente não gosto do nome.

    ResponderEliminar
  5. Acho que sim.
    Tens a lista Filipa?

    ResponderEliminar
  6. Filipa, acho que a vi hoje na biblioteca com a sua Frederica de totós 😉

    ResponderEliminar
  7. sim de certeza que está na lista e deve estar na casa dos 60!!!

    ResponderEliminar
  8. Cheira-me que sim, que tenha entrado por causa da filha do Cristiano Ronaldo. Estou desejosa para ver o Top 100 mas acho que não vai haver grandes surpresas, vai ser quase igual ao do ano passado.

    Sinceramente, acho ridículo que os nomes subam no ranking por causa de celebridades, futebolistas e personagens de novelas mas enfim, é o país que temos. Pessoalmente e sem ofender as Alanas, não acho um nome nada atraente. Então “Alana Martina” é uma combinação horrível. Martina só conheci uma na minha vida inteira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "É o país que temos"
      Não, não é. Isso acontece em todos os países

      Eliminar
    2. Como sou portuguesa e vivo em Portugal, sinceramente, não estou atenta aos rankings dos outros países. Não sei se são como o nosso ou não: que todos os anos são quase os mesmos nomes, só mudam as posições (quando mudam).

      A verdade é que os portugueses escolhem sempre os mesmos nomes. Como constatou a jornalista Rita Marques Costa: metade dos bebés nascidos em 2018 têm um dos 20 nomes mais populares do ano. Felicito os 2 pais que escolheram Odete e Evaristo, ao menos não foram atrás da carneirada.

      Digo-lhe já que ainda sou do tempo em que gozavam com o nome Benedita. Só se conhecia a Benedita Pereira, na altura. Uma amiga minha chamada Benedita era azucrinada por causa do nome. Agora porque a Rita Pereira interpretou uma Benedita não sei onde e as bloggers de moda escolhem-no já é "nome da moda". O mesmo com Madalena, Leonor, etc. que diziam ser "nome de velha", agora se for preciso as mesmas pessoas que gozavam com estes nomes, colocam-nos aos filhos.

      Eliminar
    3. Está a contradizer-se, Mariana. Se Alana ou Martina (ou algum nome mais invulgar tipo Luena) subir no ranking por causa de jogadores, novelas ou celebridades, não vai ter no top 100 "os mesmos nomes de sempre". Vao aparecendo sempre estes motivados por modas.

      Eliminar
    4. O caso de Luena no TOP 100 foi motivado por outra personagem interpretada pela Rita Pereira num novela qualquer, assim como Mara era uma personagem da mesma novela e teve uma subida astronómica.

      Mas estes são nomes do género "moda passageira", e poucos são esses casos de excepção. Que vão estar ali na moda um tempo e depois caem a pique. A grande maioria dos nomes do TOP 100 (nem todos os nomes que lá estão são assim tão populares quando vamos a ver o número de registos) são os mesmos há uma década (ou mais), como João, Gonçalo, Maria, Carolina, Beatriz, etc. Não tenho nada contra Maria, mas só entre 2013 e 2017 foram registadas 26 147 Marias em Portugal como este artigo (https://a-semantica-do-amor.blogspot.com/2018/12/importa-popularidade-de-um-nome.html) muito bem explora... Quer dizer, há mais nomes por onde escolher.

      Eliminar
  9. Para a Filipa estar a perguntar, é porque sim. Já tem a lista e está a deixar-nos em pulgas! É possível que Alana seja a nova Luana?

    ResponderEliminar
  10. Como Mãe de 2018 estou ansiosa por ver a Lista! Quero ver a posição de Marta :)
    Ps: Um Bom Ano Filipa, não comento muito mas estou aqui desde o início.
    Andy

    ResponderEliminar

Obrigada por participar na conversa!
Credibilize o seu comentário, assinando sempre com o mesmo pseudónimo!
Num blog sobre nomes, vai mesmo optar por ser apenas Anónimo? :)